vinagrete
Crédito: Pixabay
em

Vinagrete é ótimo para a saúde! Veja os benefícios e como preparar

Os principais ingredientes do vinagrete previnem o câncer, combatem a diabetes e retardam o envelhecimento precoce.

Churrasco de verdade tem que ter um bom vinagrete para acompanhar a carne, além de arroz branco e farofa. Mas o que leva a saladinha a ser tão especial não é só a junção de alguns vegetais com vinagre e azeite, que realçam o sabor dos pratos e balanceiam a refeição, mas também seus benefícios para a saúde.

Afinal, todos os alimentos envolvidos no preparo, em especial a cebola e o tomate, são repletos de nutrientes importantes, que têm seus efeitos potencializados quando juntos.

Benefícios da cebola

vinagrete com cebola
Crédito: Pxhere

Há quem ame cebola e inclua o tempero em todos os pratos e há quem não suporte nem o cheiro. Seja qual for seu lado, saiba que o alimento é um dos mais estudados pela nutrição para o tratamento natural contra o câncer.

A cebola é riquíssima em antioxidantes que previnem o dano celular e o desenvolvimento da doença, além dos compostos de enxofre que previnem o crescimento de tumores e protegem as células de mutações.

Entre seus antioxidantes está o flavonoide quercetina, que inibe os leucotrienos responsáveis pela inflamação e alergia e por piorar a dor e o inchaço. Esse efeito antialérgico é benéfico para quem sofre de doenças respiratórias e de artrite.

Para as mulheres, que estão entre as principais vítimas de osteoporose, a cebola ainda estimula a densidade mineral óssea e diminui o risco de fraturas em até 20%.

Por fim, o consumo de cebola (inclusive no vinagrete) regula os níveis de açúcar no sangue e previne a resistência à insulina, além de proteger contra o colesterol ruim e proteger a saúde do coração.

Benefícios do tomate

vinagrete com tomate
Crédito: Pxhere

Presente na maioria das refeições do dia a dia, o tomate também é um excelente aliado da saúde devido às altas concentrações de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Para começar, ele é outro aliado conta o câncer, principalmente os de próstata, de mama e de pulmão, e também mantém os ossos mais fortes devido à grande quantidade de vitamina C. Em comum com a cebola pesa ainda a prevenção a doenças cardiovasculares, o controle do índice glicêmico e a redução do colesterol ruim.

Mas não é só isso. A vitamina A evita problemas de visão e fortalece o cabelo. A vitamina C, por sua vez, previne o mal de Alzheimer. Parte disso se deve também à alta concentração de antioxidantes, que evitam o envelhecimento precoce da pele e dos neurônios.

Por fim, quem está de dieta pode consumir o fruto sem medo, pois é riquíssimo em fibras, tem poucas calorias e dá sensação de saciedade.

As fibras também contribuem para melhor absorção dos alimentos e funcionamento do intestino, além de diminuir a retenção de líquidos.

Cebola e tomate juntos no vinagrete é bom pra saúde?

Com certeza! Os dois alimentos oferecem benefícios muito semelhantes e que são potencializados quando unidos em um mesmo prato. A variedade de nutrientes é enorme, bem como a facilidade de preparo e a baixa quantidade de calorias. São, em média, 27 por colher de sopa contra 135 de uma mesma porção de maionese.

Os ingredientes mais tradicionais, como o vinagre de maçã, o pimentão e o azeite, também potencializam esses benefícios.

O vinagre é rico em antioxidantes, enquanto o pimentão fortalece a imunidade e ajuda no funcionamento do intestino. Já o azeite é excelente para o coração e o
cérebro.

Como preparar o vinagrete

A seguir, duas receitas de vinagrete para fazer com os ingredientes em casa. Uma é mais simples e tradicional e outra leva ingredientes adicionais e igualmente positivos à sua saúde.

Vinagrete tradicional

Ingredientes

  • Tomate: uma unidade;
  • Cebola: uma unidade;
  • Pimentão: meia unidade;
  • Cheiro verde: duas colheres de sopa;
  • Vinagre de maçãduas colheres de sopa;
  • Azeite: duas colheres de sobremesa;
  • Salsinha, sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

1. Corte o tomate, a cebola e o pimentão em cubinhos e pique o cheiro verde.

2. Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture bem.

3. Sirva a seguir

Vinagrete para churrasco

Ingredientes

  • Tomate: uma unidade;
  • Cebola: uma unidade;
  • Alho: um dente;
  • Limão: suco de meia unidade;
  • Vinagre: duas colheres de sopa;
  • Azeite: duas colheres de sobremesa;
  • Salsinha, sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

1. Corte o tomate, a cebola e o alho em pedaços pequenos e coloque em um recipiente.

2. Adicione o suco de limão, o azeite, o vinagre e o tempero a gosto e misture bem.

3. Sirva a seguir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

brownie de banana

Brownie de banana: aprenda a receita tradicional e a versão fit e vegana

como fazer sopa

Dicas e truques: como fazer sopa sem erros