em

AmeiAmei

Vaselina tira manchas do rosto?

Entre tantos benefícios que a Vaselina oferece à pele, será que também tira manchas?
vaselina tira manchas do rosto
Crédito: Freepik

A Vaselina é um produto antigo que recebeu esse nome quando começou a ser comercializado na década de 1970, mas a sua descoberta ocorreu bem antes. Foi há cerca de 150 anos, quando um químico norte-americano descobriu a matéria-prima, uma graxa derivada do petróleo que ficava presa nas máquinas de extração de petróleo e era jogada fora. Depois de passar por processos químicos para perder a cor e o cheiro de petróleo, virou a Vaselina, um lubrificante que também ajuda a manter a pele protegida contra infecções e hidratada. Entre tantas utilidades, será que a Vaselina tira manchas do rosto? Saiba agora.

Vaselina tira manchas do rosto: sim ou não?

Não é correto afirmar que a Vaselina tira manchas do rosto, pois o produto não contém propriedades para essa finalidade. O que faz muitas pessoas terem essa dúvida são os outros benefícios da Vaselina para o rosto, como por exemplo, a prevenção de rachaduras na pele e nos lábios, o aumento da hidratação da pele, a ação cicatrizante e o auxílio em um procedimento de esfoliação facial.

Esses benefícios são possíveis porque ela é um lubrificante, seja em estado sólido ou líquido. Ao aplicá-la na pele, o óleo natural do produto cria uma fina camada protetora que segura a água dentro das células por mais tempo, o que evita o ressecamento. Essa mesma camada protetora evita que problemas causados por fungos se espalhem, pois inibe a proliferação desses micro-organismos e estimula a cicatrização da pele danificada.

Quanto às manchas, ela só ajuda a prevenir aquelas manchas causadas por tinta de cabelo no rosto, por exemplo. Antes de aplicar a tintura, passe uma fina camada de Vaselina nas regiões próximas ao cabelo e ela vai evitar que a tinta grude na pele.

São somente esses tipos de manchas que a Vaselina ajuda a evitar. Existem receitas na internet que misturam a Vaselina com leite para aplicar no rosto e reduzir manchas escuras, mas essa não é uma propriedade comprovada do produto. Como esses dois ingredientes são seguros, pode fazer o teste em casa.

Como usar

Para todas essas finalidades que viu no tópico acima, a Vaselina pode ser usada tanto em sua forma líquida quanto em pasta, vendidas na farmácia e no supermercado. Pode aplicar o produto puro em toda a pele, especialmente nas áreas mais ressecadas. Deve usar uma camada bem fina.

Se preferir pode adicionar a Vaselina a outros cremes hidratantes, mas não é necessário, é só para deixar um aroma mais agradável. Tenha o cuidado de evitar esse produto no rosto caso tenha a pele muito oleosa, pois ele vai estimular ainda mais a oleosidade, já que é naturalmente gorduroso.

Quer conhecer muitas outras utilidades desse produto para ter sempre por perto? Veja várias utilidades da Vaselina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
orégano emagrece
Orégano emagrece ou engorda?
fazer glicerina
Como fazer glicerina?