em

AmeiAmei

Vaselina no rosto: benefícios e como usar

A vaselina é um aliado antigo das donas de casa que usavam para tudo, desde cuidar da pele até hidratar o sofá de couro
vaselina no rosto
Crédito: Freepik

A vaselina é um produto derivado da graxa do petróleo que passa por alguns procedimentos químicos para que fique transparente e sem o cheiro forte que o petróleo tem. Isso porque uma das suas finalidades é para uso corporal e não seria nada bom ficar com o corpo hidratado, porém cheirando a petróleo. Você pode comprar a vaselina líquida ou em pasta e usar para deixar o corpo todo mais hidratado, inclusive pode aplicar vaselina no rosto, veja quais são os benefícios e como usar.

Benefícios da vaselina para o rosto e beleza

usos da vaselina no rosto
Crédito: Dental Cremer

Sua principal função é ser um lubrificante. Como é uma substância gordurosa, ao ser aplicada na pele, ela cria uma camada protetora contra a desidratação e oferece outros benefícios, que são:

Previne rachaduras

As rachaduras nos lábios e no nariz, às vezes até nas bochechas e testa, são comuns no inverno com muito vento e clima seco, em especial nas pessoas com pele mista ou seca. Antes de sair de casa e pegar o vento frio, aplique protetor solar, caso o tempo esteja aberto. Se estiver fechado, aplique uma fina camada de vaselina para evitar que as rachaduras ocorram.

Aumenta a hidratação

Depois de um dia cansativo, em que ficou com maquiagem, pegou fumaça do trânsito, do cigarro, poeira da estrada e muitos outros poluentes, chegue em casa, remova bem a maquiagem, lave o rosto com o sabonete próprio para sua pele e, ao final, aplique uma fina camada de vaselina para que a pele recupere sua hidratação com mais eficiência.

Contribui na cicatrização

Se sofreu uma leve queimadura de sol no rosto ou algum ferimento mais superficial, aplique uma camada fina no local afetado, depois de limpá-lo, e deixe agindo até secar, pelas próximas horas. Evite passar maquiagem por cima.

Ingrediente para esfoliação

Se costuma fazer esfoliação caseira no rosto toda semana para remover as células mortas e melhorar o aspecto da pele, faça uma receitinha usando um pouco de vaselina líquida com açúcar cristal. A função do açúcar é ser esfoliante, enquanto a da vaselina é ajudar a espalhar o açúcar e hidratar a pele ao mesmo tempo.

Como usar vaselina no rosto

como usar vaselina no rosto
Crédito: Freepik

Como você viu, usar não tem segredo. Pode aplicá-la pura mesmo, direto na pele do rosto, mas sempre lave e seque bem o rosto antes da aplicação. Passe uma camada bem fina, seja de creme, pasta ou líquido, espalhando bem por todo o rosto.

Se for fazer a esfoliação com açúcar, vá aplicando e massageando em movimentos circulares, depois lave com água e sabonete.

Não precisa remover quando usá-la pura e recomenda-se ficar o máximo de tempo possível sem aplicar maquiagem para que o produto tenha uma ação prolongada e mais eficaz. Pode aplicar uma ou duas vezes ao dia, não é necessário mais do que isso.

Cuidados a ter

Quando se passa qualquer tipo de produto no rosto, deve ter o cuidado de passar longe dos olhos, pois é uma região muito delicada e pode causar irritação.

Se tiver a pele oleosa, evite usar esse produto na zona T, que é na região da testa e do nariz, as mais oleosas. Nesse caso prefira os hidratantes de toque seco, à base de água.

Se perceber qualquer reação adversa, procure um médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
óleo para estrias
Óleo para estrias: qual o melhor?
hipoglós para estrias
Hipoglós para estrias funciona? Tire a dúvida