Menu

Quais são as vacinas que os adultos precisam tomar

Não são só as crianças que precisam manter o calendário vacinal em dia

Crédito: Pxhere

Publicidade

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas te protegem contra a ação de vírus e bactérias que provocam os mais diversos tipos de doenças, muitas delas graves, que podem acabar levando à morte. Além da própria pessoa vacinada, ela ajuda a proteger a comunidade, pois “quanto mais pessoas ficarem protegidas, menor é a chance de qualquer uma delas ficar doente”. Saiba quais são as vacinas que os adultos precisam tomar, pois é essencial proteger a família inteira.

Vacinas que os adultos precisam tomar

Crédito: Wikimedia Commons

Apesar das vacinas serem obrigatórias para as crianças, muitos adultos também devem tomar algumas vacinas e às vezes nem fazem ideia disso. Por exemplo, os idosos devem tomar a da gripe, pneumonia e tétano. Mulheres também têm vacinas específicas, assim como profissionais da saúde e pessoas que viajam para locais onde ainda há doenças não erradicadas.

Veja então quais são as vacinas que os adultos precisam tomar, de acordo com o Ministério da Saúde, e atualize sua carteira, garantindo a sua saúde, da sua família e até da comunidade.

1. Dupla adulto

Essa vacina deve começar a ser tomada na adolescência e reforçada a cada 10 anos, por toda a vida, protegendo seu corpo contra o tétano e a difteria. Ela é aplicada por injeção intramuscular, no braço ou na coxa.

Publicidade

A difteria atinge as amídalas, a faringe, o nariz e a pele, onde provoca placas branco-acinzentadas. É transmitida, por meio de tosse ou espirro, de uma pessoa contaminada para outra.

Já o tétano é uma doença que atinge o sistema nervoso central, quando o bacilo entra no organismo através de cortes na pele por objetos contaminados, como prego enferrujado, cerca de arame farpado e outros, causando contrações e espasmos, dificuldade em engolir e rigidez no pescoço.

2. Febre amarela

Também deve ser aplicada na adolescência e renovada a cada 10 anos, protegendo contra uma doença endêmica no país e que pode matar: a febre amarela. A vacina é aplicada por injeção subcutânea, na parte superior do braço.

Boa parte do país sofre com a febre amarela, transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, causando febre repentina, calafrios, dor de cabeça, náuseas e leva a sangramento no fígado, no cérebro e nos rins, podendo, em muitos casos, causar a morte.

Publicidade

Veja os locais onde a aplicação da vacina é mais indicada, lembrando que o ideal é que todos se vacinem.

Crédito: Ministério da Saúde

3. Hepatite B

Se não foi realizada na infância, ela deve ser tomada durante a adolescência, até os 19 anos. Existem também outros perfis que devem ir ao posto para se vacinar, de acordo como Ministério, sendo eles as pessoas que:

  • Sofram com problemas hepáticos;
  • Façam hemodiálise;
  • Recebem transfusões de sangue;
  • Tenham hemofilia e talassemia;
  • Convivem com portadores da doença;
  • São profissionais do sexo;
  • São usuárias de drogas;
  • Portadoras do vírus HIV;
  • São profissionais de saúde.

A hepatite B causa febre baixa, dor de cabeça, fadiga, dor abdominal, náuseas, vômitos e aversão a alguns alimentos. O doente fica com a pele e olhos amarelados. A Hepatite B é grave porque pode levar a uma infecção crônica (permanente) do fígado e, na idade adulta, ao câncer de fígado.

Publicidade

4. Dupla viral

Se não foi vacinado quando criança, essa é uma das vacinas que os adultos precisam tomar assim que possível, ficando protegido por toda a vida. É especialmente importante para estudantes e profissionais da área de saúde, profissionais de turismo e quem for viajar para fora do país. É aplicada de forma subcutânea, no braço.

Protege contra o sarampo, doença altamente contagiosa e viral, que provoca elevação da temperatura, tosse e manchas vermelhas no corpo. Deixa imune também à rubéola, outra doença viral com sintomas semelhantes, ambas sendo propagadas por contato com pessoas doentes.

5. Gripe

A vacina contra a gripe é disponibilizada gratuitamente pela rede de saúde em postos para os idosos e pessoas na faixa de risco, sendo feita a partir de cada mutação anual do vírus influenza. Ela é aplicada via intramuscular no braço, devendo ser dada uma vez ao ano, entre abril e maio.

Publicidade

Adultos mais jovens podem tomar a vacina em redes privadas, aumentando a proteção contra a gripe, protegendo também contra o infarto e derrame, como indica o site do Ministério da Saúde.

6. Pneumonia

Também disponível para maiores de 60 anos na rede pública de saúde, essa vacina pode ser aplicada na rede particular para adultos em outras faixas etárias, prevenindo o desenvolvimento da pneumonia. É dada por meio de injeção subcutânea no braço.

Diferente da vacina contra a gripe, ela deve ser tomada somente a cada 5 anos, como reforço, protegendo o corpo do ataque do pneumococo. A pneumonia é uma doença perigosa, que causa problemas respiratórios, febre, tosse com catarro, e, em muitos casos, precisa de internação, podendo levar a pessoa à morte, se não tratada adequadamente.

Publicidade

É importante ter atenção ao calendário de vacinações básico, disponibilizado pelo SUS, mas existem também opções na rede privada, como a importante HPV, disponível em campanha apenas para a faixa de 9 a 14 anos e na rede pública até os 26 anos. Depois disso, somente pagando a vacina em rede particular.

Adultos que não contraíram catapora (varicela) também podem se vacinar na rede privada, assim como a vacina contra a dengue, Herpes-Zóster entre outras. Para deixar sua caderneta de vacinação atualizada, leve-a consigo na próxima consulta com seu médico de confiança e siga suas orientações.

Veja também o Calendário Nacional de Vacinação e saiba quais vacinas devem ser aplicadas durante toda a vida, desde o nascimento.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile