câncer de unha
Crédito: TikTok @invrfoundwaldo

Mulher descobre que está há 10 anos com câncer de unha

Se você tem uma mancha marrom vertical em uma das unhas, que parece inofensiva, é melhor não ignorá-la!

Publicidade

O câncer de unha não é muito falado porque é raro, representando apenas 5% dos melanomas. Por outro lado, precisa de tratamento assim que notar o aumento de uma mancha vertical em uma das unhas das mãos ou pés.

De acordo com o Oncoguia, “o melanoma de unha ou melanoma subungueal é um câncer que atinge os tecidos do leito ungueal, parte abaixo das unhas das mãos e dos pés”.

Ou seja, é um melanoma como aquele que aparece na pele, porém, localizado por baixo das unhas. Acontecem em sua maior parte nos polegares, mas não obrigatoriamente.

Veja também: Câncer de unha: sintomas e como tratar

Foi sorte no caso da tiktoker norte-americana Maria Sylvia. Ela descobriu a doença 10 anos depois dos primeiros sinais, e o câncer não evoluiu ao ponto de ela sofrer com os sintomas e riscos.

Publicidade

Tanto que, apesar do aumento da mancha, ela não teve dor, a unha não ficou deformada e ela nunca desconfiou que pudesse ser algo assim.

@invrfoundwaldo I wish I were joking lol but i have some awesome photos #SmoothLikeNitroPepsi #theadamproject #cancer #darkhumour #fml #myjourney ♬ original sound – kooze

Quando finalmente Maria Sylvia conseguiu um diagnóstico para saber o que era aquela mancha em seu polegar, fez um vídeo para contar aos seus seguidores e alertá-los sobre o câncer de unha.

Criado chip para detectar efeito de remédio contra o câncer no organismo

No vídeo, Maria explicou que percebeu a mancha na unha em 2012, quando a região estava com um aspecto pálido. No começo ela não deu tanta atenção, pois acreditou se tratar de uma verruga ou alguma lesão, apesar de nunca ter sentido dores.

Publicidade

No entanto, a estranha marca cresceu e ficou mais escura até o ano seguinte. Assustada, ela buscou ajuda médica por anos e realizou vários exames, mas apenas em janeiro que o diagnóstico ficou confirmado.

“Eu entrava e saía de médicos o tempo todo. Eu era uma atleta, então tinha que fazer exames físicos todos os anos. Ninguém realmente notou até que uma vez um médico percebeu. Isso foi provavelmente por volta de 2014, e ele disse: ‘Oh, isso é estranho’. E disse que, se ficasse maior, seria bom eu procurar um especialista”, relatou Maria.

“Meu amigo me incentivou a fazer uma biópsia. Então, eu fiz. Foi no final de janeiro que descobri que era um caso de melanoma subungueal. Basicamente, isso se traduz em câncer debaixo da unha”, acrescentou.

Publicidade

Aproveite e veja: Biópsia: quando é necessária e como é feita?

Maria fez uma cirurgia para remoção da unha danificada, mas o procedimento também retirou parte do osso de seu polegar.

Os médicos adicionaram à região um enxerto de pedaço de pele oriundo de um braço de Maria. Os exames posteriores mostraram que o câncer de unha estava curado.

Publicidade

Veja também: Origem do câncer: você já pensou em como esta doença surgiu?

Fonte: UOL Notícias

PODE GOSTAR TAMBÉM