em

Todos os benefícios da uva-passa para a saúde

Veja por que deveria incluir as passas no cardápio e aprenda a fazer em casa.
uva-passa
Crédito: Pixabay

A uva-passa é uma fruta que divide opiniões. Não se sabe se há mais pessoas que amam ou que detestam. Mas opiniões à parte, o fato é que essa versão da uva faz muito bem para a saúde. Por isso, se você quer inclui-la no cardápio, vai ver agora quais são os benefícios, quantidade para comer ao dia, como fazer em casa e também a receita do clássico arroz com uva-passa que não precisa esperar até o Natal para saborear.

8 Benefícios da uva passa para a saúde

Contam os livros de história que a uva-passa é um alimento muito antigo e ninguém preparava propositalmente. As uvas maduras caíam do cacho e secavam ao sol, ficando nesse formato desidratado, de “passa”.

Aliás, caso você esteja na dúvida, essa é a diferença da uva in natura, redondinha, para a uva-passa, murchinha, que é o fato de uma conter líquido e da outra ser desidratada. Mas hoje em dia o processo de desidratação é manipulado para que seja possível produzir uma grande quantidade e com variedade.

Inclusive é justamente esse processo de desidratação da uva que faz ela ser tão saudável, pois ao ter seu líquido evaporado no processo de desidratação, sua validade aumenta. Assim, ela preserva todos os nutrientes por muito mais tempo.

Então quais nutrientes são esses e como eles atuam em benefício da saúde? São muitos. As uvas-passas são ricas em vitaminas A e B, em ferro, cálcio, magnésio, potássio, manganês e zinco. Elas também contêm um polifenol chamado resveratrol, que tem ação anti-inflamatória. Sendo assim, os benefícios são:

1. Fortalecimento do sistema imunológico

O sistema imunológico é composto pelos anticorpos que defendem o organismo dos corpos estranhos que podem causar inflamações, infecções e doenças de todos os tipos. Então, para ficar livre desses problemas, você precisar ter um bom exército de anticorpos sempre prontos para o ataque.

Para o fortalecimento do sistema imunológico, nada melhor do que uma alimentação saudável, e isso inclui uma determinada porção de uvas-passas. Elas contêm vitaminas do complexo B, minerais que atuam na formação do sangue, que transporta os anticorpos, e também contêm arginina, que atua no fortalecimento do organismo como um todo.

2. Efeito laxativo

Se você for ao médico com problemas intestinais, uma das frutas que ele vai recomendar para fazer um tratamento natural é a uva-passa, bem como a ameixa seca e o mamão. Mas falando da uva-passa, esse efeito provém de diferentes propriedades. Uma dela é a rica quantidade de fibras da fruta, que ajuda a ter uma melhor digestão e estimula a evacuação.

Além disso, ela contribui para uma melhor absorção de nutrientes dos alimentos no intestino delgado, estimula a eliminação das toxinas e dos radicais livres que estão em excesso no corpo, através da eliminação regulada das fezes.

3. Combate inflamações e infecções

A ação das uvas-passas contra processos infecciosos e inflamatórios se dá por causa dos compostos chamados fitonutrientes polifenólicos. Então eles contribuem com o tratamento de problemas desse tipo quando não foi possível evitá-los.

Mesmo assim, não podem atuar sozinhos, é preciso ter uma alimentação bem variada, equilibrada e ter bons hábitos de vida para usufruir desses benefícios.

4. Proteção das células

Assim como é importante ter um sistema imunológico fortalecido, é essencial ter células saudáveis. Afinal, elas fazem parte da formação de cada órgão, tecido e músculo do corpo humano. Quando as células ficam doentes, o corpo todo sofre, inclusive, um dos tipos de anomalias que afetam as células é o câncer.

A forma que a uva-passa ajuda a prevenir determinados tipos de câncer e outras doenças desencadeadas por deficiências nas células é através do seu efeito antioxidante. Quer dizer que quando as vitaminas das uvas são metabolizadas, elas viram agentes antioxidantes, que recuperam células oxidadas e lhes devolvem a saúde.

Essa oxidação acontece por causa do excesso de radicais livres, que são importantes para a saúde, excesso quando estão acumulados. Então uma alimentação rica em vitaminas que viram antioxidantes garante a saúde das células e a prevenção de várias doenças.

5. Melhora na saúde capilar

Os cabelos também são beneficiados pelo consumo de uva-passa na rotina. Assim como o ferro ajuda a produzir mais sangue e de qualidade, ele vai poder agir no couro cabeludo melhorando sua oxigenação. Dessa forma, o processo de queda excessiva de fios é interrompido para dar espaço ao crescimento de novos fios, mais fortes e bonitos.

6. Prevenção de doenças cardiovasculares

O potássio presente nas uvas-passas possui muitas funções no organismo, sendo uma delas o controle do sódio. Quando o corpo tem sódio em excesso, a pressão aumenta, surgem problemas renais e todo o organismo começa a apresentar dificuldades para funcionar.

Quando isso acontece, o coração é afetado e há o risco de sérias doenças cardiovasculares. Portanto, as uvas são uma contribuição para evitar problemas circulatórios, mas sempre junto de uma dieta saudável.

7. Fortalece ossos e dentes

Alimentos com cálcio são especialmente recomendados para crianças, que estão em fase formação óssea, e idosos, que estão em fase de deterioração óssea.

Então, por conterem uma boa dose de cálcio e de ferro, que fazem parte da composição dos ossos e dentes, as uvas passam ajudam a prevenir a osteoporose e permitem às crianças terem ossos e dentes mais fortes e saudáveis.

8. Melhora a saúde da visão

Você já deve ter ouvido falar que uma das funções da vitamina A é proteger a visão. De fato, é uma vitamina, entre várias outras, que atua na saúde de todas as pequenas partes que formam os olhos e permitem uma visão sem danos, sempre renovada, prevenindo doenças como a catarata e outras.

Uva-passa engorda? Tem açúcar?

Mesmo conhecendo tantos benefícios da uva-passa para a saúde, o que muita gente quer saber mesmo é se a fruta engorda. A verdade é que depende da quantidade que comer e da qualidade da fruta que comprar pronta. Isso porque algumas vêm com açúcar, então essas devem ser evitadas. O ideal mesmo é fazer em casa, como você vai ver em outro tópico mais adiante.

Mas além desse açúcar adicionado em alguns tipos de uvas-passas, a própria fruta tem o seu açúcar natural, a frutose. Esse açúcar é usado como fonte de energia para o organismo, o que é bom para dar mais disposição na hora do exercício. Porém, se você não se exercitar, ele vai virar gordura acumulada.

E se comer demais, mesmo sendo um tipo de açúcar natural que o corpo necessita, poderá ter problemas com o excesso de açúcar no sangue, o que é um perigo para o desenvolvimento do diabetes a médio e longo prazo.

Por outro lado, se comer apenas uma quantidade de uvas-passas recomendada pelo seu nutricionista dentro da sua dieta, e praticar atividade física regularmente, vai ter o benefício das fibras da fruta trabalhando em favor do emagrecimento.

Quantas calorias tem essa fruta?

A uva, seja in natura ou desidratada, tem uma quantidade de calorias relativamente alta. Em cada 100 gramas são cerca de 300 calorias. Isso porque é uma fruta bem doce, mas se você usar esse açúcar como fonte de energia, gastando logo após comer, não terá problemas.

As calorias de um alimento não devem ser sempre consideradas vilãs, pois tudo depende da qualidade do alimento. Nesse caso, comendo a quantidade certa de uvas-passas, mesmo sendo mais calóricas, não quer dizer que vá engordar.

Quantas uvas passas posso comer por dia?

A quantidade de uvas passas que você pode comer por dia é muito variável, pois depende de como é o seu cardápio. Por isso que é tão importante ir a um nutricionista e ter uma dieta feita especialmente para você.

Mas para ter uma ideia, a média de consumo diário fica entre 50 e 100 gramas, de preferência comendo junto com outros alimentos como frutas oleaginosas e aveia, para equilibrar os açúcares, sem causar picos de glicose no sangue.

Tem malefícios?

Como você viu anteriormente, comer passas em excesso e não gastar suas calorias tem o malefício de engordar e ficar com açúcar demais na corrente sanguínea, o que é perigoso para a saúde. Aliás, especialmente os diabéticos devem comer em uma quantidade bem pequena, de acordo com a recomendação do médico.

Métodos de como fazer em casa

A uva-passa é feita de três jeitos muito simples. Para dois deles precisa de paciência porque são processos de secagem natural. O terceiro é o mais rápido.

A vantagem é que a uva feita em casa é muito mais saudável, pois você tem a certeza de ser um alimento puro. Veja o passo a passo de três métodos.

Método 1

1. Escolha cachos de uvas grandes, para que o resultado não seja de uvas passas tão pequenas. Pode ser qualquer qualidade de uvas.

2. Depois lave bem todas as uvas no cacho, do mesmo jeito que faria para comê-las na hora, ainda hidratadas. Retire todas as que estiverem machucadas.

3. Pegue um pedaço de barbante e amarre no cacho de uva de modo que possa pendurá-lo em um local seco e onde não há perigo de pousarem insetos. Não é necessário colocá-las no sol, mas o processo será mais lento, podendo levar até mais de um mês.

4. Você pode pendurar mais cachos no mesmo barbante, um ao lado do outro, tal como as roupas em um varal.

5. Pendure o barbante em algum lugar que as uvas fiquem bem ventiladas e não encostem em nada. Deixe-as até perceber que já murcharam e está pronto.

Método 2

1. Outra forma é lavar as uvas, retirá-las uma a uma do cacho e espalhá-las sobre uma forma com grade, para que toda a água possa escorrer e para que ventile por baixo.

2. Então é só colocar no sol com uma proteção por cima, como gaze, uma tela ou outro material que permita pegar sol nas frutas, mas que mantenha os insetos longe.

3. Deixe-as no sol bem quente e retire à noite para um local seco. Nos dias seguintes, repita o processo até que as uvas estejam desidratadas e está pronto.

Método 3

1. O terceiro método é para fazer as uvas de um jeito bem mais rápido, em 2 dias. Faça a mesma limpeza das uvas, tirando ou não no cacho, é opcional.

2. Coloque-as sobre uma forma com grelha e leve ao forno semiaberto, ligado em 60 °C. Não pode ser mais quente do que isso, ou elas vão assar. A ideia é apenas servir como um sol artificial para remover o líquido das uvas.

3. Deixe-as assim de um dia para o outro até ver que desidrataram. Retire do forno, espere esfriar totalmente e estão prontas para comer e usar nas receitas.

Receita de arroz com uva passa

receita de arroz de uva passa
Crédito: Tele Culinária

Depois de já ter sua uva-passa pronta, é hora de fazer muitas receitas deliciosas para aproveitá-la. Uma das opções é o arroz de uva-passa. Para incrementar, nessa sugestão também usam-se nozes. Veja como é simples de fazer.

Ingredientes

  • Arroz: 300 gramas;
  • Passas: 30 gramas;
  • Nozes picadas: 30 gramas;
  • Cebola pequena picada: 1 unidade;
  • Azeite: 1 colher de sopa;
  • Água fervente: 60 mililitros;
  • Sal: a gosto.

Modo de preparo

1. Descasque e pique a cebola. Leve-a ao fogo para dourar no azeite.

2. Adicione o arroz, o sal, misture bem e deixe aquecer.

3. Adicione as passas e as nozes picadas e misture.

4. Coloque a água quente, tampe e deixe cozinhar, em fogo baixo, durante cerca de 10 minutos.

5. Depois desligue o fogo e deixe repousar tampado mais 10 minutos. Passe um garfo para soltar e sirva.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
misturas caseiras para limpar geladeira
5 Misturas caseiras para limpar geladeira
modelos de motorhome
21 Modelos de motorhome para a viagem dos sonhos