em

Como usar tomilho na cozinha

Essa erva aromática pode ser usada para diversas receitas, agregando aroma e sabor ao pratos caseiros
como usar tomilho na comida
Crédito: Public Domain Pictures

O tomilho é um dos principais temperos que se usa na cozinha para dar mais sabor e aroma às receitas. Mas para que essa erva seja mesmo um acréscimo positivo à comida, precisa ser usada do jeito certo, não basta simplesmente colocar uma quantidade aleatória e esperar que o sabor fique perfeito. Veja como usar tomilho para cozinhar e como conservar essa erva aromática para durar mais tempo.

Como usar tomilho

como usar tomilho nas receitas salgadas
Crédito: Pxhere

O tomilho mais comum usado para temperar a comida é o Thymus vulgaris, originário do Mediterrâneo, mas cultivado em quase todo o mundo. Essa erva é uma das principais e mais básicas para ter na sua coleção de temperos. Ela tem um sabor levemente terroso, doce e mentolado ao mesmo tempo e se mistura muito bem a outros temperos ao invés de se sobressair. Veja algumas dicas de uso.

Carne bovina, de peixe e de frango

Para oferecer um sabor fresco e bem caseiro às carnes de frango, peixe e de boi quando são feitas grelhadas, misture um pouco de tomilho com azeite de oliva e pincele sobre a carne ainda crua, deixe durante uns 10 a 15 minutos e depois grelhe. Pode, antes disso, temperar com sal, pimenta e orégano.

Molho de tomate

O molho de tomate básico, seja caseiro ou comprado pronto para agilizar a receita, aceita muito bem diversos sabores, como de manjericão, alfavaca, cheiro-verde e, claro, o tomilho. Pode usar a erva sozinha ou misturada a todos esses temperos.

Ratatouille

Esse prato é feito à base de vegetais bem variados, fatiados finos, temperados e dispostos em um refratário para assar. O tomilho é um dos temperos que faz parte da receita tradicional. É um ótimo prato para servir de acompanhamento e pode manter o tomilho mesmo se variar os tipos de vegetais, pois vai bem com todos.

Caldos, cremes e sopas

Você pode fazer caldos, cremes e sopas com vegetais, com ou sem carne, e usar o tomilho para temperar. Se tiver raminhos frescos, coloque um deles na receita enquanto está preparando e observe que as folhas soltam-se sozinhas. No final do preparo, basta retirar o caule de dentro do caldo e pronto.

Feijão e feijoada

No seu feijão do dia a dia ou na feijoada do fim de semana o tomilho também vai ser um ótimo aliado para agregar sabor e aroma. Misture com as demais ervas e depois coloque tudo na receita.

Saladas frias

Nem sempre você precisa deixar o tomilho cozinhando para utilizar nas receitas. Seja fresco ou desidratado, pode usar para temperar saladas cruas. Uma dica é fazer um tempero caseiro misturando azeite de oliva, suco de limão, sal e tomilho. Pode adicionar outras ervas, como orégano, que combina muito bem.

Como conservar

Além de saber como usar tomilho na cozinha, esse ingrediente também possui propriedades que beneficiam a saúde, fazendo chá de tomilho. Então é mais um motivo para conservá-lo nos recipientes e locais adequados e ter sempre um remedinho caseiro em uma emergência.

Se for possível, o melhor é conservar o tomilho fresco, pois as receitas com ervas frescas ficam bem mais saborosas. Nesse caso, envolva os ramos de tomilho em um papel toalha levemente úmido e depois coloque dentro de um saco plástico com furinhos. Coloque na geladeira e use dentro de duas semanas.

Se preferir, também pode colocar o maço de tomilho dentro de um copo com água, como faz com as flores colhidas.

A versão desidratada, que geralmente vem bem picado, quase em pó, dentro de pequenas embalagens plásticas, deve ser mantida dentro do armário, ao abrigo da luz, do calor e da umidade. Desse forma ele preserva seu aroma e sabor por até um ano ou de acordo com a data recomendada para consumo na embalagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sal de frutas caseiro
Como fazer sal de frutas caseiro
como plantar tomilho passos
Como plantar tomilho