em

Como treinar o cérebro para ser mais positivo? 4 Técnicas incríveis

Você pode fazer com que a sua vida seja totalmente positiva e feliz, só depende das suas atitudes. Veja quais são.

treinar o cérebro para ser mais positivo
Designed by Freepik

O funcionamento do cérebro humano é tão complexo que ainda é um grande mistério para a ciência. Mas o que cada vez mais cientistas e médicos estão descobrindo é que é possível treinar o cérebro para ser mais positivo. Se você quer saber como fazer isso, veja as dicas abaixo.

4 dicas para treinar o cérebro para ser mais positivo

A boa notícia é que basta você desenvolver a consciência sobre qual é o seu modelo mental, por meio do autoconhecimento, e então começar a reprogramar o seu cérebro para ser quem você gostaria de ser. E o melhor: não há limites para essa reprogramação. Veja agora algumas dicas para treinar o cérebro para ser mais positivo.

1. Aceite que você é único e não há outro ser igual

atitude positiva você é único
Designed by Freepik

Um dos bloqueios que impede muitas pessoas de iniciar uma mudança de pensamentos e atitudes é se comparar com os outros. Não é possível comparar suas habilidades, gostos, crenças e desejos com os de outras pessoas, pois não existe ninguém no mundo igual a você. E isso é fantástico!

O modelo mental ou o tipo de pensamento de cada pessoa se forma de um jeito diferente, pois há quatro fontes em que ele se instala para começar a existir:

  • Sistema nervoso: cada cérebro é diferente do outro em pequenos detalhes, então há coisas que para você são óbvias, mas para outra pessoa são absolutamente incompreensíveis. Isso ocorre por diferenças na formação do cérebro;
  • Linguagem: mesmo que você more em um país onde todos falam o mesmo idioma, cada pessoa irá interpretar as palavras de uma forma única e falar de uma forma única também, embora parecida. Como no caso dos sotaques e gírias;
  • Cultura: o seu modelo mental em formação é influenciado por seus familiares, por seus amigos, por seus colegas de escola, por sua universidade, por seu trabalho, por suas crenças religiosas, por seu time do coração e por todos os grupos dos quais você participa;
  • Histórico pessoal: o que você aprende dentro de casa, nos seus grupos sociais e experiências vividas vão fazer você ter uma percepção muito particular sobre o mundo que o cerca.

Por tudo isso, para treinar o cérebro para ser mais positivo, comece tomando consciência de que não é possível exigir que os outros tenham as mesmas opiniões e visão de mundo que você. Então pare de implicar com as pessoas e de achar que você tem razão em coisas que dependem da opinião de cada um.

2. Elimine frases e pensamentos negativos da sua vida

A segunda dica para treinar o cérebro para ser mais positivo é começar a prestar atenção nos seus pensamentos negativos e também quando você os exterioriza. Alguns exemplos de pensamentos negativos são:

  • Eu não vou/não consigo mudar;
  • Eu não vou gostar;
  • Eu não sei fazer;
  • Eu não consigo entender/aprender;
  • Eu não tenho criatividade;
  • Isso não vai dar certo;
  • Se sempre foi desse jeito não precisa mudar;
  • Ninguém me entende.

Esse tipo de pensamento é um enorme bloqueio para a sua mudança, pois na verdade você é capaz sim de fazer, de aprender, de entender e de gostar de tudo o que quiser. É uma questão de mudança de perspectiva e curiosidade sobre o que é novo. Não tenha medo de mudar, pois é a mudança que vai lhe fazer evoluir.

Sempre que esse tipo de pensamento vier à sua mente, bloqueie-o e pense o oposto: eu posso mudar, eu posso gostar, eu vou entender, eu sou criativo, isso vai dar certo.

3. Aceite fazer coisas novas

mente positiva faça coisas novas
Designed by Freepik

Dando sequência às frases que bloqueiam a sua mudança, a partir do momento em que conseguir percebê-las e substitui-las por frases positivas, é hora de começar a agir também. Afinal de contas, só falar não é o suficiente para mudar. A terceira etapa para treinar o cérebro para ser mais positivo é partir para a atitude.

Então, se você recebeu uma oferta de trabalho melhor, vá em frente e aceite. Se alguém o chamou é porque você tem capacidade de fazer.

Se você gostaria de tentar um esporte novo, vá em frente. Dê o seu melhor, não tenha vergonha nem medo de errar. Você só vai conseguir ser bom naquilo depois de treinar por bastante tempo. Ninguém já começa sendo o melhor.

Surgiu uma oportunidade de viajar para um país que você não sabe o idioma? Busque maneiras de conseguir se comunicar, mas não deixe de ir. Aprenda o idioma! Hoje em dia é possível fazer isso sozinho e de graça.

Você gostaria de ser um empreendedor, mas nunca experimentou? Busque conhecimento e mergulhe de cabeça nesse sonho. Colocar barreiras vai impedir que você saiba quanto sucesso poderá ter. É preciso experimentar para saber.

4. Coloque atividades positivas na sua rotina

Além de começar a aceitar novos desafios sem dar desculpas de que você não pode, não tem tempo, não consegue ou acha que não vai funcionar, aproveite também para colocar atividades positivas na sua rotina.

Isso quer dizer que ter hábitos saudáveis é fundamental no processo de treinar seu cérebro para ser mais positivo. Então procure implementar essas atividades e atitudes no seu dia a dia:

  • Durma bem, ou seja, a quantidade de horas o suficiente para ficar descansado;
  • Alimente-se com qualidade, priorizando a comida de verdade e sem exageros;
  • Cerque-se de bons amigos, pessoas que o encorajam e são verdadeiras com você;
  • Pratique uma atividade física. Seu cérebro vai reagir positivamente aos efeitos do exercício;
  • Tenha um hobby, não importa qual, desde que seja um momento do dia ou da semana reservado para a sua distração e seu bem-estar;
  • Seja gentil com as pessoas, mesmo que elas não sejam recíprocas, pois você não sabe pelo que cada um está passando;
  • Agradeça pelo que você tem e busque conquistar mais, em vez de reclamar pelo que não tem;
  • Valorize os pequenos momentos de alegria ao longo do dia, pois sempre vão existir momentos de estresse ou de frustração. Apenas não dê a eles tanta importância;
  • Esteja aberto para ouvir as pessoas e aprender coisas novas o tempo todo;.

Todas as manhãs, ao acordar, lembre-se de cada uma das dicas anteriores e saiba que, mesmo tendo deixado algumas delas de lado no dia anterior, hoje é uma nova oportunidade para tentar e conseguir. Nunca deixe de praticar.

Quando menos perceber, sua vida estará repleta de momentos positivos porque você terá reprogramado o seu cérebro para isso. Então você se dará conta do quanto é feliz e que somente você é o responsável pela sua felicidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sonhar com gravidez

O que significa sonhar com gravidez? Conheça 7 significados

como fazer sanduíche indiano

Receita de sanduíche indiano para experimentar em casa