em

Como planejar viagem: passo a passo para aproveitar cada momento

Pensando em viajar de férias, mas não sabe por onde começar? Essas dicas de planejamento vão ajudar.
planejar viagem
Designed by Freepik

Planejar viagem é a melhor maneira de aproveitar cada detalhe desse período em que estiver fora de casa, seja por um final de semana ou um mês. Quanto mais coisas puder deixar preparado com antecedência, melhor vai lidar com possíveis imprevistos no percurso.

Se você não sabe por onde começar o planejamento de uma viagem e sempre acaba esquecendo de algo importante, que seja a última vez. Veja agora como planejar viagem vai ajudar você a aproveitar muito melhor o passeio.

Aqui você encontra:

Dicas para planejar viagem passo a passo

Assim que decide fazer uma viagem, existem pontos importantes que deve prestar atenção para que dê tudo certo – ou que facilite na hora de resolver imprevistos.

1. Escolha a data

Se você for aproveitar para viajar a passeio e ir a um evento ao mesmo tempo, como um casamento por exemplo, a data não poderá ser escolhida. Mas se não for o caso, vale a pena pensar em uma data de acordo com o período que pretende ficar fora.

A maioria das pessoas costuma planejar viagem para os finais de semana ou feriadões para visitar em locais próximos. Já se for uma viagem internacional, aguardar pelas férias é a melhor opção.

Mas se você trabalha como autônomo e tem a liberdade de escolher viajar durante a semana, também há suas vantagens: pontos turísticos menos movimentados e estradas menos engarrafadas.

2. Para onde ir?

O local escolhido para uma viagem a passeio deve ser com base no quanto puder investir e quiser conhecer. Não faça uma viagem por fazer, pois estará desperdiçando tempo e dinheiro. Especialmente se for o caso de uma viagem longa para outro país.

Escolha um destino que você realmente tenha vontade de conhecer e comece a pesquisar tudo sobre o local para chegar preparado. Saiba como é a cultura, o clima, a moeda e os hábitos. Hoje em dia com a internet é possível fazer tudo isso e muito mais, com alguns cliques.

3. Reserve o dinheiro

Viajar com dinheiro contadinho ou mal planejado não é uma boa ideia, a menos que você realmente esteja com o propósito de fazer um mochilão e viver uma aventura. Mas se quiser aproveitar sua viagem com conforto, tenha paciência.

Se precisar juntar dinheiro antes, não apresse as coisas: é muito mais vantajoso pagar reservas de hotel com antecedência. Também, saber que tem o valor necessário para os custos diários em mãos e não correr o risco de chegar em cima da hora e ainda não ter conseguido levantar o valor que precisava.

4. Faça um roteiro

Não é necessário planejar cada passo que você vai dar enquanto estiver no seu destino. Mas vale a pena pesquisar quais são os pontos turísticos a visitar, recomendações de hospedagem, alimentação e se na época do ano em que pretende ir costuma fazer muita chuva.

Assim, quando chegar ao local, você não vai perder tempo indo a vários lugares que vão estar fechados, não conseguindo passear a pé pelas ruas porque o tempo está ruim ou acabar se perdendo porque seu mapa estava desatualizado.

5. Hospedagem

Pode ser hotel cinco estrelas ou hostel: o importante é reservar com antecedência e fazer a escolha adequada para atender às suas necessidades. Nada mais desagradável do que chegar em um ambiente totalmente oposto do que você imaginava e acabar ficando desconfortável.

Na internet existem diversos sites com recomendações detalhadas e relatos de experiências que as pessoas adoraram ou detestaram viver. Sim, cada um tem uma opinião e um gosto diferente, mas assim você tem uma noção mais realista do que o espera.

Lembre-se de acertar todos os detalhes na hora da reserva e fazer confirmações com antecedência para não ter surpresas desagradáveis na hora do check-in.

6. Transporte

Você pode viajar de carro, ônibus, moto, avião ou trem: a escolha vai depender do objetivo da sua viagem, do tempo que vai levar e da sua disposição.

Se for utilizar um transporte coletivo, reserve as passagens o quanto antes. Se for viajar com veículo próprio, agende uma revisão completa com seu mecânico de confiança para não correr o risco de ficar na estrada por causa de um problema no motor que nem sabia da existência.

7. Cuidados extras ao viajar com crianças

Uma coisa é viajar com adultos independentes que se viram diante de imprevistos. Outra coisa bem diferente é estar com crianças, que têm necessidades especiais. Por exemplo, se for de carro, tenha consciência de que o trajeto pode levar mais tempo por exigir mais paradas.

O destino também precisa ser escolhido pensando em opções para os pequenos curtirem a viagem sem estresse. Se puder escolher um trajeto mais curto, é uma ótima ideia, pois as crianças cansam rápido.

Se não estiver habituado a viajar em família, prefira ficar hospedado em um local com boa infraestrutura de alimentação, hospital e farmácia, no mínimo. Se acontecer de precisar e não tiver nada por perto, com certeza vai ser um tempo desperdiçado com um incômodo que poderia ser evitado.

8. Prepare as malas

As malas precisam conter apenas o suficiente para os dias em que vai estar fora. Especialmente se for de avião e não quiser pagar bagagem extra ou se o carro for cheio e tiver um espaço reservado para cada item.

Mesmo que você vá para um local quente no verão, leve peças de roupa para o frio e vice-versa. Procure estar preparado para tudo, mas sem exagero. Por exemplo, não há necessidade de levar roupa social para passar férias na praia. Mas é legal levar um traje esporte-chique caso resolva ir a um restaurante que não vai permitir entrar de chinelo e bermuda.

9. Leve um lanche e remédios

Lanche, água e remédios básicos para uma dor de cabeça ou ferimento leve são fundamentais. Não importa o meio de transporte que vai utilizar, pode haver atraso no voo, engarrafamento na estrada, e tudo isso implica em desconforto e incômodo caso não esteja prevenido.

10. Crédito no celular e aplicativo de localização

Não corra o risco de ficar perdido e incomunicável. Lembre-se de ter crédito no celular para se manter conectado, especialmente se for para um local mais retirado da cidade.

Além disso, baixe aplicativos de localização que funcionem sem internet para o caso de se perder e não tiver para quem pedir ajuda.

Dica: Vai viajar de avião? Economize na passagem

Os valores e promoções de passagens aéreas oscilam diariamente. Para aproveitar o melhor custo benefício, veja as dicas no vídeo abaixo que também fazem parte de planejar viagem pensando no seu bem-estar e economia:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
melão-de-são-caetano
Melão-de-são-caetano: conhece os benefícios dessa planta?
cólica intestinal
Cólica intestinal: por que acontece e como tratá-la?