tratamento para candidíase
Crédito: Freepik

Tratamento para candidíase: medicamentos e receitas caseiras

Essa doença pode afetar qualquer pessoa que esteja com o organismo debilitado

Publicidade

A candidíase é uma doença causada por fungos do tipo cândida, que pode afetar bebês, homens e mulheres em diferentes partes do corpo. Existe a candidíase oral, do esôfago, vaginal, peniana e da pele. Para cada tipo há sintomas diferentes e também um tratamento para candidíase mais adequado. É sobre os tratamentos que você vai saber mais agora.

Tratamento para candidíase: medicamentos e receitas caseiras

cinco remédios para tratamento para candidíase
Crédito: Freepik

O tratamento para candidíase deve ser prescrito pelo médico, seja o pediatra, o clínico geral, o ginecologista ou o urologista, conforme cada caso. Mesmo se for fazer um tratamento caseiro, o ideal é primeiro ir ao médico para ter o diagnóstico correto e conversar sobre o remédio caseiro que pretende utilizar.

Medicamentos antifúngicos

O tratamento mais simples e eficaz é prescrito pelo médico com remédios antifúngicos. Dependendo da intensidade da infecção, o tratamento pode levar até 20 dias, como no caso das infecções no esôfago.

Manter a higiene

Manter uma ótima higiene bucal e na região íntima também é muito importante para acelerar a cura e prevenir que o fungo volte a se proliferar. Para os bebês, é importante dar uma boa desinfectada nos brinquedos, chupetas e bicos de mamadeira com frequência.

Publicidade

Iogurte natural e probióticos

Junto com a medicação prescrita pelo médico, uma boa alternativa é enriquecer a alimentação com iogurte natural misturado com aveia, e também alimentos probióticos e prebióticos, como kefir e leite fermentado junto com fibras insolúveis. Esses alimentos repõem as bactérias boas que fazem parte da microbiota humana e que fortalecem o sistema imunológico para o combate da doença.

Chá de poejo

Para quem está com lesões na boca, o chá de poejo é uma boa opção de tratamento para candidíase, pois ele acelera a cicatrização e contribui com o combate do fungo. Basta misturar uma colher de sobremesa de folhas ou flores de poejo picadas em 1 xícara de água acabada de ferver, aguardar 5 minutos, coar e embeber em um algodão, deixando alguns minutos sobre a lesão, como uma compressa. Pode beber também para complementar.

Banho de assento com vinagre

O vinagre é um poderoso bactericida que pode ser usado até para desinfetar a casa. Você pode usar apenas vinagre e água quente para esse tratamento da região íntima. Coloque cerca de 3 litros de água dentro de uma bacia grande e 9 colheres de sopa de vinagre.

Misture e sente-se na bacia, que deve estar extremamente limpa. Deixe a região íntima “de molho” nessa água quente por meia hora. Se a água esfriar, tenha ao lado uma chaleira com mais água quente para repor. Faça isso por alguns dias.

Publicidade

Sintomas de candidíase em cada parte do corpo

Os sintomas da candidíase vão variar conforme o local do corpo que os fungos afetarem e também conforme o organismo de cada pessoa. Mas, de modo geral, são os seguintes:

  • Esôfago: dor ao engolir, dor no peito e atrás do osso no centro do tórax;
  • Oral: lesões esbranquiçadas na parte interna das bochechas e no céu da boca. Ardência e sensação de ter um algodão na boca, redução do paladar;
  • Pele: partes afetadas avermelhadas e inflamadas, com coceira e dor em alguns casos;
  • Peniana: vermelhidão, inchaço, coceira, podendo haver dor no pênis e surgimento de placas esbranquiçadas;
  • Vaginal: coceira na parte externa e também interna da vagina, sensação de queimação ao urinar, ardência e corrimento esbranquiçado e espesso.

Como evitar?

A candidíase é uma doença que pode ser passada de uma pessoa para a outra. É por isso que muitos bebês são afetados pelo chamado “sapinho”. Também pode ser transmitida por contato sexual, embora não seja considerada uma infecção sexualmente transmissível. Portanto, o cuidado com o uso de preservativo é uma das formas de evitar.

Além disso, a imunidade baixa é mais um dos principais fatores que causam o ataque dos fungos no corpo. Então, é preciso tomar cuidado para manter a imunidade alta, mantendo a saúde em perfeitas condições. Os principais desequilíbrios do corpo que podem levar ao surgimento de uma candidíase em homens e mulheres são:

Publicidade
  • Diabetes;
  • Problemas hormonais;
  • Doenças imunológicas;
  • Alto estresse;
  • Alimentação deficiente;
  • Uso excessivo de antibióticos;
  • Período menstrual;
  • Má higiene e pouca ventilação na região íntima;
  • Predisposição genética.

Como os fatores variam bastante, todos os cuidados devem ser tomados para manter a saúde em dia, com um estilo de vida saudável e visitas periódicas ao médico.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

PODE GOSTAR TAMBÉM