em

Saiba mais sobre os tratamentos para estrias

Quais as opções para quem quer tratar essas marcas tão incômodas na pele?
tratamentos para estrias
Crédito: Unsplash

Os tratamentos para estrias estão se tornando mais populares, pois a cada dia que passa homens e mulheres estão mais preocupados com sua aparência.

As estrias ocorrem quando, por alguma razão, a pele estica mais do que habitualmente, resultando em pequenas rupturas ou lesões. Quando cicatrizam, acabam deixando marca.

Essas linhas na pele são inestéticas e muito difíceis de eliminar. Infelizmente, muitas vezes, por mais cuidados que tenhamos, nem sempre conseguimos evitar o seu aparecimento.

Tratamentos para estrias

Ainda não foi descoberta uma fórmula milagrosa que seja totalmente eficiente na eliminação das estrias. Só a cirurgia estética, em que a pele danificada é removida, acaba com a estria.

Alguns tratamentos para estrias que têm o poder de amenizar a aparência das marcas estão conquistando mais espaço nos centros estéticos e dermatológicos. Conheça-as.

1. Dermoabrasão

De forma simplista, a dermoabrasão é uma espécie de lixamento da primeira camada da pele, a epiderme, visando uniformizar e corrigir as mudanças na sua superfície.

É um procedimento delicado e que deve ser realizado por profissionais competentes.

Primeiro há a anestesia da região, sendo em seguida utilizada uma lixadeira de alta rotação para a uniformização da pele.

Além de eficiente para o tratamento das estrias, é utilizada também para o combate de acnes e cicatrizes.

É necessário que, após o procedimento, se tome muito cuidado com a pele, aplicando os produtos recomendados, evitando ao máximo se expor ao sol.

2. Peeling

O peeling é um processo químico de retirada de camadas de pele, que visa sua uniformização e a renovação das células do local.

É um método mais agressivo, fazendo com que toda a pele se descasque, expondo uma camada inferior mais delicada.

O pós procedimento exige atenção e não se deve expor ao sol em hipótese alguma.

O produto utilizado normalmente é o ácido retinoico, podendo também haver peelings de alfa hidroxiácidos.

Muito famoso na atualidade, o peeling de diamantes precisa de cerca de 15 sessões para mostrar seus resultados, podendo – como os outros – apresentar ardor, coceira e vermelhidão na pele.

3. Laser

O tratamento a laser é realizado através do contato da pele com um feixe de luz em uma frequência e intensidade específicas sobre a região afetada, estimulando assim a produção de colágeno e de elastina.

A pele fica levemente queimada, vermelha e sensível, descamando em seguida, ao mesmo tempo em que são aplicados os produtos calmantes e cicatrizantes.

Para os casos de pessoas mais sensíveis à dor, ou naquelas situações em que as estrias estão muito intensas, pode ser aplicada anestesia, 30 minutos antes do procedimento.

Tratamentos caseiros

tratamento para estrias oleo de coco
Crédito: Pixabay

Lembre que as texturas da pele variam de pessoa para pessoa, e que nem todas reagem do mesmo modo aos tratamentos.

Se você não quer tentar ainda os tratamentos para estrias do centro de estética, que tal investir em receitas naturais para clareá-las?

1. Azeite de oliva

Já tentou passar azeite de oliva nas estrias? Em pouco tempo é possível perceber o quanto elas estão clareando.

Para isso, aplique o azeite de oliva na região afetada, massageando com movimentos circulares para maior absorção.

Envolva toda a área com plástico filme e retire somente na manhã seguinte, lavando bem a região durante o banho.

2. Óleo de coco e óleo de rosa mosqueta

Em uma colher de óleo de coco, adicione 5 gotas de óleo de rosa mosqueta, facilmente encontrado em farmácias.

Aplique sobre a região afetada, massageando bem e depois envolva com plástico filme. Na manhã seguinte, retire e tome o banho normalmente.

3. Bepantol Derma com óleo de rosa mosqueta

O Bepantol Derma é um poderoso aliado para o clareamento de manchas, incluindo para tratamentos para estrias.

Essa receita terá seu efeito potencializado dada a ação cicatrizante e clareadora do óleo de rosa mosqueta.

Para usar, basta misturar uma colher de sopa de Bepantol e 5 gotas do óleo de rosa mosqueta e aplicar no local, pela manhã e pela noite, sempre massageando para melhores resultados.

Principais causas

Muitas podem ser as causas das estrias, conheça as principais:

  • Variação hormonal: textura da pele, nível de hidratação, firmeza das fibras e muito mais dependem da atuação dos hormônios no organismo. Dessa forma, em casos de alterações bruscas, as estrias podem surgir;
  • Predisposição genética: disso não se tem escapatória, se seus familiares mais próximos têm, você provavelmente vai ter;
  • Crescimento acelerado: o tradicional estirão da adolescência faz com que a pele tenha que se redimensionar muito rapidamente, chegando a romper as fibras;
  • Oscilações de peso: a luta contra a balança pode deixar as estrias como cicatrizes;
  • Gravidez: o corpo da mulher passa por profundas mudanças durante a gravidez e muitas vezes a pele não acompanha, causando assim estrias nas pernas e barriga. Para tentar evitar, invista em bastante hidratação.

Como prevenir

É justo dizer que há cremes para todo o tipo de pele e todo o tipo de bolso. Apesar dos resultados que apregoam, os cremes não fazem milagres.

Muitos podem, porém, ajudar a suavizar a aparência da estria, sobretudo nos casos em que ela ainda está avermelhada e não cicatrizou completamente.

Os cremes hidratantes podem atuar de forma preventiva, porque a aplicação regular vai hidratar a sua pele, deixando os tecidos mais flexíveis para enfrentarem qualquer mudança. Os óleos também são opções eficientes para isso.

Além disso, um corpo bem exercitado e bem alimentado, de forma saudável, é meio caminho andado para evitar esses problemas.

Beba muita água diariamente para manter a hidratação da pele de dentro para fora.

Muitos profissionais estão investindo em técnicas de tatuagem para camuflar as estrias. Veja no vídeo:

 

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

2 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

lavar roupa de bebê
Como lavar roupa de bebê sem risco de alergias
máscaras caseiras para cabelo
5 Poderosas receitas de máscaras caseiras para cabelo