tirar risco de inox
Crédito: Freepik
em

Como tirar risco de inox: veja quais produtos pode utilizar

Desde produtos próprios para esse tipo de limpeza, até ingredientes que você usa no preparo da comida

As peças de inox são muito bonitas e resistentes. Em casa, estão presentes principalmente na cozinha, seja nas panelas, talheres ou eletrodomésticos. Essas peças trazem um visual bem moderno para a decoração, mas não é nada legal quando ficam arranhadas. Então, veja dicas caseiras de como tirar risco de inox ou, pelo menos, deixá-lo quase imperceptível.

Veja também: dicas de como limpar geladeira de inox

7 Dicas para tirar risco de inox

O principal motivo dos riscos em inox são os materiais e produtos abrasivos utilizados na limpeza desses itens. Ao esfregar a esponja de aço em uma panela de inox, por exemplo, ela vai ficar arranhada e perder seu brilho. Já outros arranhões, em fogões e geladeiras, podem ocorrer pelo atrito com as panelas ou porque a peça arrastou em uma parede, por exemplo. Seja qual for o motivo, veja as possíveis soluções.

1. Como recuperar bandeja de inox com escovação

Essa dica consiste em usar esponjas especiais, encontradas em lojas de materiais de limpeza, que servem para fazer limpeza pesada. A ideia, nesse caso, é mesmo riscar a peça por completo, ainda mais do que já está, mas não de qualquer jeito. No final do processo ela vai ficar parecendo novinha, como se nunca a tivesse usado.

Vale a pena conferir o passo a passo no vídeo e recuperar aquelas suas peças mais antigas que já estava pensando em se desfazer.

2. Fogão branquinho com vinagre

A limpeza do fogão deve ser feita sempre que o eletro é usado para as refeições do dia a dia. Assim, evita que se acumulem e fiquem cada vez mais difíceis de tirar. Nesse caso, o aliado é o vinagre, grande parceiro da limpeza doméstica. O vinagre desinfeta as superfícies, branqueia e neutraliza os odores. Essa forma de tirar risco de inox é muito prática e eficaz, veja no vídeo como fazer.

3. Óleo de argan para amenizar riscos na geladeira de inox

As geladeiras de inox são o sonho de consumo para a cozinha de muita gente. De fato, elas renovam o ambiente, deixando bem moderno. Mas é preciso ter bastante cuidado na hora de remover todos os adesivos que vêm grudados na geladeira nova.

Se fizer de qualquer jeito, eles vão deixar manchas pretas e marcas bem difíceis de tirar. Se, por acaso, foi exatamente isso que você fez, o óleo de argan pode ajudar a amenizar a situação. Veja como aplicar.

4. Bicarbonato de sódio para dar brilho na cuba

Muitas cubas de cozinha são feitas de inox, o que é ótimo para facilitar a limpeza, mas mesmo assim é comum que a cuba perca o brilho no dia a dia. Então, quando for fazer uma faxina e quiser dar uma renovada na sua pia, deixando-a brilhosa outra vez, pode usar o bicarbonato de sódio. Ele é mais um coringa para sempre ter na cozinha, por serve para muita coisa.

5. Tirar risco de inox com limpa-alumínio

É claro que, entre tantas dicas caseiras, você também pode usar produtos próprios para a limpeza de certas superfícies. Nesse caso, a dica é usar um limpa-alumínio para voltar a deixar o seu fogão de inox brilhando. É bem fácil de aplicar, confira:

6. Limpeza com pasta de polir

Outro produto semelhante ao anterior é a pasta para polir e tirar manchas. É um produto cremoso que não é abrasivo, ou seja, ao aplicar você não vai sentir aspereza no produto. Esse é um cuidado importante a ter na hora de escolher o produto ideal, porque os abrasivos podem riscar ainda mais o inox.

7. Polimento com catchup

Por fim, mais uma dica bem caseira. O catchup que está na sua geladeira pode ser um ótimo removedor de manchas e riscos das suas peças em inox. Você aplica uma camada dele na peça a ser limpa, deixa algum tempo agindo e depois remove com água e uma esponjinha. O efeito é incrível, veja como fazer e faça o teste na sua casa.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

duvidas sobre furunculos

13 Dúvidas sobre furúnculos: saiba como lidar com essa infecção

torta fria

Torta fria salgada: receitas práticas de um prato delicioso