em , ,

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

O que dá para fazer com bicarbonato?

Conheça os truques e dicas de saúde, beleza e limpeza com bicarbonato de sódio.
Bicarbonato de Sódio na colher

O bicarbonato de sódio é um item que há muito tempo está presente na maioria dos lares. Trata-se de um tipo de sal, branco e alcalino, cuja principal função é a de ser um antiácido. A partir dessa propriedade e em conjunto com outros ingredientes, pode ser utilizado para diversas funções: higiene pessoal, limpeza da casa, culinária, clareamento de manchas e até mesmo neutralizador odores.

Mas qual a maneira correta de utilizar esse ingrediente? Esclarecer essa dúvida é muito importante, principalmente para aquelas pessoas que desejam utilizar o bicarbonato de sódio para saúde e emagrecimento.

15 maneiras de utilizar o bicarbonato de sódio corretamente

Aprenda a utilizar da melhor forma possível o bicarbonato de sódio e comprove os seus efeitos:

1. Limpar os dentes: o bicarbonato, por ser um abrasivo natural, auxilia na limpeza dos dentes, como um polidor da superfície (esmalte). Também pode ser utilizado como antisséptico, que ajuda a combater o mau hálito. Para isso misture e faça o bochecho:

bicarbonato para escovar dentes

  • Bicarbonato: 1 colher de chá;
  • Água: ½ copo.

Você também pode utilizar essa mistura (em água morna) para limpar aparelhos bucais móveis e dentaduras.

2. Desodorante: opção natural e caseira para quem possui alergia a produtos químicos ou deseja experimentar uma versão mais barata. Para isso, basta misturar todos esses ingredientes em um recipiente e usar:

  • Bicarbonato: 2 colheres de chá;
  • Amido de Milho: 2 colheres de chá;
  • Óleo Essencial de Melaleuca (Árvore do Chá): 3 gotas;
  • Óleo de Coco: 1 colher de sopa (ou até ficar pastoso).

3. Limpeza das mãos: para tirar odores e cheiros fortes de comida das mãos, você pode fazer uma mistura em partes iguais de água e bicarbonato para esfregar ou então adicionar 1 ou 2 colheres de chá de bicarbonato no sabonete líquido da sua preferência.  

4. Escovas, pentes e pinceis de maquiagem: basta mergulhar esses itens em uma bacia com água morna e 2 colheres de bicarbonato. Deixe atuar por pelo menos 15 minutos, lave e deixe secar. Pronto, vai ajudar a eliminar os resíduos.

5. Esfoliante: para uma pele suave e macia, seja do rosto ou do corpo, você também pode utilizar o bicarbonato. Mas tenha cuidado e faça movimentos leves para não irritar. Faça uma mistura proporcional, dependendo da quantidade que pretende utilizar:

bicarbonato para a pele

  • Bicarbonato: 3 partes;
  • Água: 1 parte.

Depois de fazer a esfoliação, lave com água morna, espere alguns minutos e hidrate com o seu creme preferido.

Atenção: o bicarbonato combate a oleosidade e possui uma pequena ação anti-inflamatória e antisséptica (combate de cravos e espinhas). Porém, o uso frequente pode desequilibrar o pH da pele e facilitar a propagação de bactérias. Em peles muito sensíveis pode resultar em irritações e vermelhidão.

6. Shampoo detox: acrescentar uma colher de chá de bicarbonato no shampoo ajuda a realizar uma limpeza profunda dos fios. E para quando ele estiver muito oleoso e você sem tempo para lavá-lo, salpique um pouco entre os fios e couro cabeludo, para diminuir o aspecto de sujo (ajuda a eliminar o cheiro ruim também). Também ajuda a diminuir a caspa.

7. Manchas cotovelos e axilas: devido a suas propriedades o bicarbonato ajuda a clarear manchas na pele. Para isso você deve realizar essa mistura, aplicar no local com um algodão e massagear, deixar atuar por 20 minutos, enxaguar e hidratar:

  • Bicarbonato: 3 colheres de chá;
  • Óleo de Amêndoas: 6 colheres de chá.

8. Escalda pés: essa mistura serve tanto para quem precisa relaxar os pés depois de um dia intenso ou também para amolecer a pele dos calcanhares e calos. Você também pode utilizar a receita da esfoliação para os pés também.

bicarbonato para os pés

  • Bicarbonato: 2 colheres de sopa;
  • Água morna: quanto basta para mergulhar os pés.

9. Roupas: com o tempo e uso algumas peças de roupas, panos de prato ou roupas de cama perdem o brilho do branco e ficam amareladas. Como solução você pode ferver essas peças, enxaguar em água fria e deixar secar normalmente:

  • Bicarbonato: 3 colheres de sopa;
  • Água: 1 litro;
  • Sal: 1 colher de sobremesa (rasa).

Para aquelas peças que não podem ser fervidas, deixe de molho por dez minutos, na mesma mistura acima descrita, sem o sal. Enxague e deixe secar normalmente.

O bicarbonato também pode ser utilizado como amaciante. Basta colocar 1 xícara na máquina de lavar.

10. Limpeza banheiro, cozinha e paredes: basta polvilhar o bicarbonato na superfície desejada e, com uma esponja úmida, esfregar para limpar o local.

bicarbonato para limpeza

  • Superfícies engorduradas: você pode misturar 3 colheres de bicarbonato para 1 colher de água e esfregar. Se preferir, acrescente o detergente para lavar.
  • Rejuntes azulejos: em partes iguais, misture água oxigenada com bicarbonato. Passe nos cantos desejados, deixe atuar por alguns minutos e depois esfregue com um escova de dentes. Após o processo, passe um pano para limpar.
  • Paredes: coloque um pouco de bicarbonato numa esponja úmida (parte amarela) e esfregue na parede, para tirar aquelas manchas, riscos e rabiscos. Faça um teste antes, pois alguns tipos de tinta podem descolorir com essa limpeza.
  • Higienizar: panelas, assadeiras, tábuas de carne, vasilhas de plástico. Basta deixar de molho durante 2 horas – e enxaguar ao fim – na seguinte mistura: 3 colheres de sopa de bicarbonato e 1 litro de água (apenas uma utilização).

11. Tirar mofo: você vai precisar de misturar o bicarbonato de sódio com o vinagre e passar nos locais desejados.

  • Bicarbonato: 2 colheres de sopa;
  • Vinagre: 6 colheres de sopa;
  • Água: 1 litro.

Após aplicar o produto, deixe arejar para secar e sair o cheiro do vinagre. Caso prefira, pode acrescentar alguma essência (à base de água) para perfumar.

12. Odores e cheiros fortes: você pode fazer colocar uma vasilha com o bicarbonato dentro da geladeira; colocar um pouco do produto dentro do sapato por um período de 24 horas e depois tirar; salpicar sobre o tapete e/ou colchão (bancos do carro e pelúcia também), deixar atuar entre 10 e 20 minutos e depois aspirar.

13. Culinária: o bicarbonato pode ser acrescentado em algumas receitas para criar “bolhas” e deixar a massa aerada; evitar que a massa caia para fora da assadeira enquanto cresce; quebrar a acidez de molhos à base de tomate e até mesmo para amaciar a carne. 

bicarbonato para culinária

A quantidade utilizada vai depender de cada receita, mas normalmente é utilizado em pouca quantidade, tal como 1 colher rasa de sobremesa.

14. Hortaliças: para lavar as folhas você pode misturar uma colher de sobremesa dentro de uma vasilha com água (o quanto basta para deixar de “molho”) e deixar atuar por 10 minutos. Em seguida, enxaguar bem. O resultado é excelente também para lavar frutas como maçã, morango e uva.

15. Antiácido: tomar uma colher de bicarbonato com meio copo de água pode ajudar a combater a acidez e má digestão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Conheça a história do médico que trabalha o ano todo sem descanso
Receita de cubinhos de gelatina com crosta de bolacha