em

AmeiAmei

Tirar os sapatos antes de entrar em casa: sim ou não? Entenda os riscos

Faz parte da sua rotina, ao chegar em casa, deixar os sapatos logo na entrada ou do lado de fora?
tirar os sapatos antes de entrar
Crédito: Pixabay

A sua rotina consiste em tirar os sapatos antes de entrar em casa? No caso da maioria das pessoas não! O comum é chegar, lavar as mãos, comer algo e só depois, ao entrar no quarto é que os sapatos são descalçados e colocados em algum canto. Ou seja, depois de andar por toda a casa.

Será que os japoneses, que tem essa prática como algo essencial dos seus lares, tem alguma razão ou é apenas um mito?

Aqui você encontra:

Tirar os sapatos antes de entrar é uma questão de saúde

Você já parou para pensar no tipo sujeira que existe na sola do seu sapato? Andar na rua, pisar em coliformes fecais (mesmo que não sejam visíveis), dentre tantas outras substâncias podem prejudicar a sua saúde, sem você perceber.

Lembre-se que, se você tiver crianças em casa os riscos podem ser dobrados, pois elas encostam no chão com muito mais frequência do que um adulto. Entenda o que pode acontecer caso você não tenha o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa:

1. Contaminação por bactérias

riscos de nao tirar os sapatos antes de entrar
Crédito: InDeed Wellness

Os calçados chegam a acumular cerca diversos micro-organismos e bactérias, como a Escherichia coli, que pode causar uma infecção no organismo. Dentre os seus sintomas estão diarreia forte, dor de estômago intensa, võmito e febre. A contaminação se dá através do contato da urina ou fezes de pessoas e animais contaminados.

Ou seja, se por acaso você pisar com o seu sapato nesses tipos de escrementos e fluidos, ao regressar sem tirar os sapatos antes de entrar em casa pode contaminar o ambiente também.

2. Acúmulo de resíduos (tóxicos)

Pisar na grama, por exemplo, pode fazer com que a sola do sapato acumule resíduos como os de pesticidas. Ou então, ao passar por um posto de gasolina, por exemplo, o contato com toxinas presentes nos combustíveis. E mais uma vez, não tirar os sapatos antes de entrar em casa pode ser prejudicial, pois haverá o acúmulo dessas substâncias no seu lar.

3. Potencializa as energias negativas

De acordo com a filosofia milenar chinesa, Feng Shui, entrar calçado pode ser algo ruim para o lar. Isso pelo fato de que essa prática procura conservar e potencializar as energias positivas de um determinado ambiente. Por isso que tirar os sapatos antes de entrar em casa é essencial para não carregar as energias negativas da rua. Além da sujeira, é claro.

Conheça as plantas que atraem energia positivas

Deixe a sua casa mais organizada e limpa

tirar os sapatos antes de entrarf
Crédito: Bottero

Além das questões relacionadas a saúde quando não se tem o hábito de tirar os sapatos antes de entrar em casa, também existe a questão da organização e limpeza.

4. Preserva o piso

Tá aí mais um bom motivo para tirar os sapatos antes de entrar! O uso de calçados dentro de casa também pode estragar o piso ou o carpete, por exemplo. Sejam eles saltos ou tênis, quando em contato com determinadas superfícies podem causar riscos, manchas (causadas pelas solas de borracha) puxar fios ou até mesmo rasgar o tecido.

5. Casa permanece limpa por mais tempo

Além dos resíduos e bactérias, a sola dos sapatos também carregam terra, areia, pedrinhas, gramas e vários outros tipos de sujeira. Ou seja, mais um bom motivo para tirar os sapatos antes de entrar em casa. Quando você adotar essa prática, vai conseguir perceber como o chão mantem-se limpo por muito mais tempo.

Conheça as melhores dicas para manter a casa limpa por mais tempo

6. Evita o mau cheiro do ambiente

Guardar os sapatos em locais fechados e não arejados facilita a reprodução de fungos e bactérias que podem causar o chulé, assim como deixa o guarda-roupa, por exemplo, com um odor desagradável. Vale mais a pena tirar os sapatos antes de entrar e deixá-los arejando em algum lugar.

Onde deixar o sapato e o que calçar

tirar os sapatos antes de entrarf
Crédito: Ikea

Agora que você já sabe os riscos de não tirar os sapatos antes de entrar em casa está na hora de organizar um cantinho especial, logo na entrada ou do lado de fora. Você pode optar por colocar um móvel pequeno e modular ou então um tapete para que o sapato que veio da rua, possa ficar.

E logo do lado dele, você terá os sapatos para andar dentro de casa (ou ficar descalço se assim o preferir). Podem ser pantufas e meias anti-derrapantes (para os dias mais frios) e chinelos para os dias mais quentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
flor de sal
Flor de sal: o que é, benefícios e como usar
receitas com frango todas ocasiões
40 Receitas com frango para todas as ocasiões