Tintura de louro
Crédito: Freepik

Tintura de louro: benefícios à saúde + receita caseira

Essa tintura é concentrada e deve ser usada com cautela

Publicidade

A tintura de louro proporciona o aproveitamento de todas as propriedades medicinais que a planta tem para oferecer. Geralmente usado na cozinha, como tempero, o louro é aquela planta que passa despercebida a muitos de nós que, em vez de a usarmos para melhorar a saúde, damos preferência a medicamentos que podem ser substituídos por opções naturais.

Benefícios da tintura de louro

louro
Crédito: Reprodução

O louro é riquíssimo em óleos expectorantes e anti-inflamatórios, como cineol e o eugenole, que ajudam a aliviar os sintomas e desconfortos causados por gases intestinais, inflamações respiratórias, reumatismo, fadiga muscular, diabetes e colesterol elevado.

A tintura de louro é rica em nutrientes como carboidratos e fibras, além de conter vitaminas A, B, C e D. Também é rica em minerais como ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Devido às suas propriedades antibacterianas, o louro também pode beneficiar o tratamento de doenças como gripes e resfriados, aliviando os sintomas de congestionamento nasal e febre.

Publicidade

Uma dose de 3 gramas de folhas de louro, consumidas diariamente, podem ajudar na redução dos níveis de glicose, diminuir o colesterol e triglicerídeos no sangue. Claro que, no caso dessas doenças, o paciente só deve usar a tintura com orientação do médico.

O louro também apresenta propriedades anti-inflamatórias, podendo reduzir dores de cabeça, inchaço e sintomas de doenças como artrite.

Receita caseira de tintura de louro

Lembre-se que a tintura de louro é concentrada e, por isso, o efeito é mais intenso, o que pode ser ruim para algumas pessoas com organismo mais sensível. Nesse caso, é melhor tomar o chá de folha de louro, que é mais suave.

Ingredientes

  • Louro seco: 3 colheres de sopa;
  • Cachaça ou vodca: 300 ml.

Modo de preparo

  1. Numa garrafa, coloque as folhas de louro já picadas finamente.
  2. Misture o álcool.
  3. Feche a garrafa e deixe repousar por 10 dias. É importante que a garrafa esteja a uma temperatura quente, acima dos 25 graus.
  4. Após o período de espera, filtre o resultado para uma nova garrafa com um bom sistema de fecho.

Cuidados e contraindicações

Para tomar a tintura de louro, use em 10 gotas diluídas em um copo de água, 3 vezes ao dia.

Publicidade

A duração do tratamento não deve ultrapassar um mês. Pode repetir o tratamento, espere passar 15 dias da última vez que tomou.

Também pode usar a tintura de louro para massagear as áreas doloridas do corpo.

Essa tintura é contraindicada a menores de 6 anos, grávidas, mães que estão amamentando e pessoas que não podem consumir álcool.

Publicidade

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se de cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Veja também: Estudos comprovam os benefícios da folha de louro para a diabetes

PODE GOSTAR TAMBÉM