Tomar café
Crédito: Freepik
em

Tomar café ajuda a trazer bem-estar no inverno, aponta estudo

Uma coisa é você se sentir melhor ao tomar café no frio. Outra coisa é ter certeza de que isso realmente funciona

Publicidade

Nos meses mais frios, as pessoas tendem a ficar menos felizes. O inverno traz dias nublados, úmidos e é mais difícil manter o corpo aquecido, mesmo com muita roupa. Para essa função costumamos usar as bebidas quentes, como o café que, ao aquecer o corpo, traz uma sensação de conforto e bem-estar, melhorando o humor. Nesse sentido, tomar café é ótimo e foi realizado um estudo para comprovar isso.

Tomar café faz bem para o humor, diz estudo

O estudo foi feito na Europa, pelo Instituto de Informação Científica sobre o Café, e o resultado mostrou que beber café ajuda a melhorar o humor no inverno.

A pesquisa demonstrou que mais de um quarto dos adultos em todo o continente europeu experimentam depressão (28%) e aumentam os sentimentos de tristeza (28%) conforme os dias passam a ter menos incidência solar.

O estudo foi realizado com mais de 5 mil adultos no Reino Unido, Itália, Finlândia, Alemanha e Polônia, e revelou que, à medida em que as horas de luz do dia diminuem, as pessoas ficam mais ansiosas (21%), têm mais dificuldade para se concentrar (24%), perdem a motivação para se exercitar (25%) e veem uma queda no desempenho esportivo (21%).

Publicidade

Veja também: Café verde: os benefícios dessa bebida diferente

Como o café consegue melhorar o humor e a disposição no inverno?

Bem, a pesquisa mostrou como grande parte dos europeus se sente com a chegada do inverno e seus dias mais nublados, frios e escuros. Mas, também indicou os benefícios do café para combater essa sensação ruim.

Como muitos já sabem, a ingestão regular de café ajuda a melhorar a função cognitiva e o humor, além de acelerar a resposta a uma ação e aumentar a capacidade de se manter acordado.

Publicidade

“Há evidências de que os polifenóis do café podem ultrapassar a barreira hematoencefálica, exercer efeitos antineuroinflamatórios e até promover a neurogênese, resultando em diminuição do risco de transtornos cognitivos e afetivos”, disse Giuseppe Grosso, professor assistente do Departamento de Ciências Biomédicas e Biotecnológicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Catânia.

Como tomar café para se sentir melhor?

Claro que algumas pessoas exageram, achando que quanto mais café, melhor. Mas, não é bem assim. O café em excesso pode provocar overdose, o que é muito perigoso. Mas, se souber tomar na quantidade adequada, terá apenas os benefícios da bebida.

Uma revisão feita por uma pesquisadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Estrasburgo, na França, sugeriu que 75 mg de cafeína (o equivalente a uma xícara de café) a cada quatro horas pode melhorar o humor ao longo do dia.

Publicidade

Outros cuidados com a saúde cumprem com o papel de trazer mais bem-estar e felicidade aos dias frios de inverno, como se alimentar de forma saudável e manter uma rotina de atividades físicas, mesmo no frio.

Veja também: Por que tomar café sem açúcar (e como conseguir!)

Artigo com informações de O Globo

Publicidade
Lentes de contato

Lentes de contato: aprenda como colocar e retirar

prato de comida colorido

Sabia que um prato de comida colorido é melhor para a saúde?