testosterona bioidêntica
Designed by Freepik
em

O que é e para que serve a testosterona bioidêntica?

Conheça o método utilizado pelos homens para melhorar a qualidade de vida após os quarenta anos.

Homens e mulheres possuem o hormônio testosterona no corpo. Mas nos homens há cerca de 30% a mais do que nas mulheres, pois é esse hormônio que vai formar as características masculinas na puberdade e mantê-las até o início da andropausa. É aí que entra a testosterona bioidêntica. 

O que é a testosterona bioidêntica?

A testosterona bioidêntica é um composto feito em laboratório que é idêntico ao hormônio natural produzido pelo corpo. Ela é feita para cada pessoa individualmente, pois a base da sua produção é por meio da análise do sangue de cada paciente que for utilizá-la. Dessa forma, o organismo irá reconhecer com muito mais facilidade o hormônio sintético que for aplicado.

Para que serve e benefícios

A função da testosterona bioidêntica é repor hormônios. Esse tratamento pode ser feito em homens e em mulheres, mas para cada um é utilizado o seu tipo de hormônio predominante. Então, no caso dos homens, é utilizada a reposição de testosterona.

A razão pela qual a reposição hormonal é feita a partir dos 40 anos de idade, mais ou menos, e pelo corpo começa a reduzir a produção de hormônios. Além disso, há diminuição da absorção de nutrientes. É a fase em que a pessoa começa a entrar para a chamada terceira idade.

Devido aos vários efeitos colaterais que a menopausa e a andropausa podem provocar, a reposição hormonal é uma das soluções médicas para que esses efeitos sejam desacelerados e para que seja mais fácil conviver com eles.

Com a redução do hormônio testosterona, o homem pode começar a ter os ossos enfraquecidos, pode ter redução da massa muscular, diminuição da quantidade de pelos, redução do desejo sexual, da energia, além de sofrer com alterações no humor, na memória e no sono.

Portanto, todos esses aspectos são beneficiados com a reposição hormonal da testosterona bioidêntica.

Como usar?

O tratamento de reposição hormonal só pode ser feito com acompanhamento médico. No caso do homem, normalmente é o urologista queM prescreve e acompanha. As formas de utilizar a testosterona bioidêntica são por injeção intramuscular, adesivo ou gel.

A injeção é aplicada a cada 20 dias ou três meses, variando de acordo com cada paciente. Já o adesivo e o gel devem ser reaplicados todos os dias, pois a quantidade de testosterona que liberam no organismo é muito menos do que a da injeção.

Existe uma quarta opção que é aplicada como um desodorante roll on. A cada aplicação é liberado 30 microgramas do hormônio em cada axila. É preciso utilizar da forma correta para não exagerar na dose, por isso a orientação médica é fundamental.

Cada organismo necessita de uma dose específica do hormônio, ou poderá sofrer com efeitos colaterais, como a depressão e a agressividade.

Contraindicações

O uso da testosterona bioidêntica pode ser contraindicado para homens com câncer ou suspeita de câncer de próstata ou de glândula mamária. Também não é recomendado àqueles que tiverem sensibilidade ao hormônio sintético ou ao material da sua aplicação.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

benefícios da hidroginástica

8 Benefícios da hidroginástica para a saúde e para o bem-estar

pasta de dente caseira

Como fazer pasta de dente caseira econômica e ecológica