teste de porosidade do cabelo
Crédito: Freepik
em

Teste do fio de cabelo na água: descubra como está a saúde das suas madeixas

A porosidade dos fios representa se as cutículas estão muito fechadas ou muito abertas

O teste do fio de cabelo na água serve para saber se o seu cabelo está muito poroso. Quando o fio está com porosidade, quer dizer que o cabelo está com dificuldade para absorver nutrientes, então esse teste serve de aviso para começar algum tipo de tratamento.

A porosidade do cabelo pode ocorrer em 3 níveis: alta, média ou baixa. A porosidade média é a equilibrada, e quer dizer que o fio está saudável. Mas as porosidades alta e baixa representam cabelos com problemas. Geralmente é possível notar só de olhar, pois o cabelo fica opaco, quebradiço e ressecado.

Como fazer o teste do fio de cabelo na água

Crédito: Beleza Extraordinária

O teste do fio de cabelo é bem simples de fazer. Siga esses passos:

  1. Encha um copo transparente com água filtrada.
  2. Coloque alguns fios de cabelo sobre a água. Podem ser fios que caem sozinhos, desde que sejam de cabelo limpo e seco.
  3. Espere uns 10 minutos.
  4. Depois desse tempo, observe se os fios ficaram boiando, se foram para o meio da água ou se foram para o fundo. Veja o resultado

Significado da posição dos fios na água

  • Fios boiando na água: quer dizer que o seu cabelo está com porosidade baixa. As cutículas estão muito fechadas, e isso dificulta a absorção de nutrientes e de água.
  • Fios no meio da água: quer dizer que o cabelo está saudável, pois suas cutículas estão abertas na medida.
  • Fios afundados na água: quer dizer que a porosidade está alta, ou seja, os fios estão absorvendo excesso de água por causa das cutículas muito abertas, mas também perdem essa água rapidamente porque estão ressecados.

Tratamentos para cada nível de porosidade

Então, depois de saber qual é o nível de porosidade do seu cabelo, veja algumas opções de tratamentos para ajudar a deixá-los com porosidade média, ou seja, saudáveis.

Porosidade baixa

Para o cabelo com cutículas muito fechadas, a hidratação é uma boa opção. Antes de aplicar a hidratação é bom lavar com água morna e fazer um pré-xampu para abrir as cutículas e melhorar a absorção do tratamento.

Veja algumas receitas de hidratação caseira.

Porosidade média

Já que o cabelo é considerado saudável, a dica é cuidar para que ele continue assim. Então, é legal manter um cronograma capilar com nutrição e hidratação para evitar que a porosidade mude. Além disso, sempre use um protetor térmico antes de expor os fios ao excesso de calor do secador ou da chapinha.

Porosidade alta

Para o cabelo que está com as cutículas muito abertas, a dica é fazer uma reposição de massa por meio de uma reconstrução, que pode ser feito com máscaras que contenham queratina ou o tratamento mais recomendado pelo seu cabeleireiro. Tem que cuidar, pois o excesso de queratina também faz mal. Então, melhor confiar em um profissional para fazer esse tratamento.

Mãe descobre só na hora do parto que estava grávida de trigêmeas

Mãe descobre só na hora do parto que estava grávida de trigêmeas

como fazer suco de limão em casa

Como fazer suco de limão: 6 receitas fáceis e refrescantes