superar uma traição
Crédito: Freepik

Como superar uma traição

Um traição pode mudar sua vida ou o seu relacionamento. Entenda como passar por isso da melhor forma

Publicidade

A traição é a quebra de um contrato silencioso ditado pela moral de uma sociedade. Pode ser entre um casal, entre amigos, familiares, colegas de trabalho… Pode também ser causada por diversos fatores, devendo sempre ser analisada não com uma visão maniqueísta, quando há somente certo e errado, mas com uma visão mais ampla para seguir a vida e superar uma traição.

É fato que uma traição causa muita dor e sofrimento, principalmente para quem foi traído. Muitas vezes, ela é considerada como uma ruptura irrecuperável, quando há, sim, a necessidade de um ponto de mudança eficaz, escolhendo estar perto ou não da pessoa que traiu.

O que fazer ao descobrir uma traição

superar uma traição o que fazer
Crédito: Freepik

Mesmo que se continue o relacionamento, é preciso mudar os valores e acordos do mesmo, sob risco de não encontrar saída. O respeito ao outro é fundamental nesse processo, como diria o filósofo alemão Kant, no seu livro Metafísica dos Costumes. O estudioso postulava que o que vale para um, vale para todos e é isso que mantém uma sociedade saudável.

O respeito, a verdade, a busca pelo correto – de acordo com as regras morais vigentes – é que faz uma relação funcionar, sob risco de caos, na quebra do acordo silencioso.

Publicidade

E se, nesse momento, você estiver passando por essa dor da quebra do contrato? O que deve fazer é tentar superar, da forma que for mais adequada para a sua felicidade. Separar ou ficar junto são opções, mas perdoar é fundamental, para que você não carregue esse peso por toda a vida.

De acordo com o psicólogo especialista em relacionamentos Fred Mattos, a traição “é um dos maiores abalos psicológicos que uma pessoa pode sofrer sendo uma quebra de pacto de monogamia afetiva e sexual”, para os casais que assim se estabelecem. Há casos de casais com relacionamento aberto, que fazem suas próprias regras.

Um dos pontos que o especialista questiona é se a traição resulta necessariamente no fim de um relacionamento. De forma prática, sim. Mas Mattos explica que é o fim do relacionamento não significa necessariamente uma separação, mas um novo começo, mesmo que com a mesma pessoa. Ou simplesmente se afastar de vez, eliminando sempre o sofrimento. Cada caso de traição é muito individual e só o casal sabe da sua história e de seus acordos.

Claro que parece impossível não sofrer no primeiro momento, mas Seiiti Arata, coach voltado para o crescimento pessoal, afirma que é possível, sim, parar de sofrer, ensinando uma técnica interessante para isso. Veja no vídeo.

Publicidade

Claro que aplicar técnicas como essa podem levar mais do que cinco minutos, mas certamente irão fazer a diferença para superar a dor de uma traição.

8 Passos para superar uma traição

Superar uma traição não é simples, mas é possível e vai fazer muito bem para você, que é quem mais sofre com a dor e o peso das lembranças, sendo assim a melhor escolha. Sim, perdoar é uma escolha e você tem que tentar de coração.

Fiquem juntos ou não, perdoe e bola para frente. Se compreenda e se valorize cada vez mais, buscando encontrar a felicidade em si e não no outro, facilitando a cura. Veja quais são os o passos para superar uma traição, de acordo com o psicólogo Fred Mattos.

Publicidade

1. Evite vingança

Vingança não leva à felicidade, pelo contrário, só traz mais sofrimento e dor. “Olho por olho, dente por dente” já foi substituído há tempos pelo “amar o próximo como a ti mesmo”. Em tempo, como anda o seu amor por você?

Se amar mais, se valorizar e desenvolver é melhor do que tornar a vida do outro (e consequentemente a sua) em um inferno. Controle o ciúmes, tirando o foco do outro e olhando mais para si.

Não busque a punição do outro, sempre relembrando o ocorrido e se fazendo de mártir do relacionamento. Lembre que você poderia simplesmente ter caído fora, se ficou, faça valer a pena, seja feliz!

Publicidade

Não tente controlar todos os passos do companheiro, como se ele fosse um criminoso em observação. Pelo contrário, dê espaço e exija também o seu próprio espaço, para que possam reencontrar suas personalidades individuais e o prazer da companhia um do outro.

2. Não maltrate

Usar a traição para submeter o parceiro moralmente às suas ordens está muito aquém do necessário para estabelecer uma relação saudável. Se frases como “vai comer o pão que o diabo amassou” fazem sentido para você, repense.

Tentar maltratar, humilhar, exigir desculpas eternas e fazer com que o outro viva em submissão o tempo todo, massacrando os sentimentos dele, não vai te deixar mais feliz e nem ajudar a reconstruir a relação.

Publicidade

Pelo contrário, irá afundar cada vez mais. Era melhor nem ter tentado novamente e ter ido cada um para seu canto, buscando a felicidade dentro de si. Pare de pisar, lembrar e fazê-lo sofrer… A felicidade está no caminho, lembra?

3. Pare de ruminar e aja

Não fique remoendo o que passou, lembrando dos detalhes de quando descobriu ou viu a traição. Se foi ao vivo, não fique ruminando a cena em cada segundo; se foram mensagens, ligações ou outras formas de evidências, apague, esqueça.

Não pergunte detalhes mais íntimos, sobre como foi feito ou coisas do tipo. Saiba somente o mínimo necessário e não fique pensando nisso o tempo todo, bola para frente.

Publicidade

Adicione atividades interessantes no seu dia a dia, traga alegria para o seu cotidiano ao invés de focar no que aconteceu, como aconteceu, como poderia ter acontecido e esses questionamentos que só te fazem sofrer mais.

4. Analise o relacionamento

superar uma traição dicas
Crédito: Pexels

É uma boa hora para ver o que faltava para você e para o parceiro no relacionamento, não procurando culpados, mas para enxergar o que foi deixado de lado, quais foram as vulnerabilidades que levaram a uma traição.

O que seu parceiro tem como carência afetiva, qual é a postura dele diante da vida e do relacionamento, que ele pode tentar modificar. Como ele pode se tornar uma pessoa melhor, por ele e consequentemente por vocês.

Publicidade

Da mesma forma, faça a mesma análise contigo. Quais carências afetivas te levaram a aceitar ou pressionar demais? Qual é o seu modelo mental do papel da mulher em um relacionamento? Como você pode se tornar uma pessoa mais realizada e feliz?

5. Não se compare

Ficar perguntando “o que a outra pessoa tem que eu não tenho?” é uma das piores coisas que você pode fazer. De acordo com Mattos, “as pessoas se encantam, se interessam sexualmente e se apaixonam por tantos motivos variados que não faz sentido você tentar se transformar em uma cópia da outra pessoa“. Para ele, você deve potencializar o que tem de melhor e não tentar ser alguém diferente.

Então se a outra pessoa era mais alta, baixa, loira, morena, realizada ou não, isso não importa, pois você não é ela e nem deve tentar ser como ela, pois cada pessoa tem seus atributos únicos e especiais. Lembre-se de quem você realmente é, por baixo dos problemas e preocupações do dia a dia e se reencontre.

Publicidade

6. Faça novos acordos

Os velhos tratos foram quebrados, acordos rompidos e pode ser que muita coisa já não funcionasse. Então é hora de se estabelecer novos acordos no relacionamentos, para deixar claro o que é ou não interessante, para ambos.

Isso pode incluir maior espaço e liberdade para se fazer atividades – principalmente sozinhos, para ambos os parceiros. Esse espaço é necessário para que vocês se encontrem novamente, fazendo coisas que gostam e nutrindo a autoestima.

É importante também deixar bem claro o que é ou não visto como correto no relacionamento, desde que os dois concordem.

Publicidade

7. Potencialize a sua vida

As vezes a fixação no outro é tão grande depois de uma traição que a pessoa para de olhar para si mesma como ser independente. Quando faz alguma mudança é para agradar ou chamar a atenção do outro e isso não pode ser assim. Potencialize a sua vida, por e para você!

Revisite coisas que gostava de fazer, produza coisas que tragam realização e crescimento pessoal e, quem sabe, comece a estudar novamente, aprender um novo idioma e até investir naquele hobbie que tanto te esperou.

Olhe para o aqui e agora e veja o que pode ser feito para que você potencialize a sua felicidade, sempre com o olhar no momento presente e o planejamento bem estruturado.

Publicidade

8. Siga em frente de verdade

Não fique obcecado, metódico, ressentido, procure seguir em frente, fazendo novos planos e desenvolva projetos pessoais que te tragam uma maior autoestima e felicidade. Viva leve e siga em frente para superar uma traição, de verdade.

Procure ser uma pessoa mais livre, independente, deixando também espaço para o outro viver a liberdade, de forma que o relacionamento fique gostoso para os dois. Veja esses passos no vídeo do autor, logo abaixo e deixe sua opinião nos comentários.

PODE GOSTAR TAMBÉM