sucos para combater o estresse
Crédito: Freepik
em

Receitas dos 10 melhores sucos para combater o estresse

Veja quais são os melhores sucos para combater o estresse, deixando corpo e mente mais saudáveis

Existem alimentos especiais que podem ajudar a combater os problemas originários da correria do dia a dia. São os sucos para combater o estresse, feitos a partir de a frutas, verduras e outros que tenham os nutrientes corretos para fazer o seu corpo e mente relaxarem.

O estresse é o mal do século, atingindo pessoas de todas as idades, sem distinção de classe social. Os motivos para o surgimento dele podem ser vários, como um problema financeiro, uma prova muito difícil ou mesmo uma rotina muito atarefada.

Quando o estresse deixa de ser casual e passa a fazer parte do dia a dia da pessoa, além de atrapalhar os relacionamentos, produtividade, sono e outros aspectos, pode também desencadear doenças de caráter psicossomático.

10 sucos para combater o estresse

Maracujá, maçã e cereja são apenas algumas frutas que possuem propriedades calmantes, aliadas a diversos outros alimentos. Elas ficam ainda mais gostosas e poderosas quando transformadas em sucos.

Confira neste artigo, as melhores receitas de suco que vão fazer você relaxar rapidinho! Para prepará-las basta bater bem no liquidificador, até que fique um suco homogêneo, tomando logo em seguida, sem coar, para aproveitar todos os nutrientes.

1. Maracujá turbinado

maracujá
O primeiro dentre os sucos para combater o estresse é feito com o maracujá. Ele possui propriedades que reduzem a irritabilidade, a insônia e a ansiedade. Pode ser consumido ao longo do dia, se não prejudicar as suas tarefas. Quem tem pressão baixa não deve beber. É também rico em fibras, que ajudam bastante a reduzir o estresse.

Ingredientes

Maracujá: 1 polpa;
Morango: 2 unidades;
Alface:1 talo;
Iogurte desnatado: 1 copo;
Levedo de cerveja: 1 colher (sobremesa);
Lecitina da soja: 1 colher (sobremesa);
Castanha-do-pará: 1 unidade.

2. Biomassa de banana verde e castanha-do-pará

Pode parecer estranho, mas acredite, fica uma delícia, parecendo uma vitamina de banana, só que muito mais saudável. A biomassa é excelente para reduzir o estresse, sendo indicada inclusive para pessoas com depressão. Por sua vez, a castanha do pará é rica em selênio e vitamina E, ajudando também.

Ingredientes

Biomassa de banana verde: 1 colher (sopa, em temperatura ambiente);

Castanha-do-pará: 1 unidade (triturada);
Abacaxi: 2 rodelas (congeladas);
Banana: ½ unidade (madura, congelada);
Água: 1 copo.

3. Maracujá e semente de abóbora

As propriedades relaxantes desse que é mais um dentre os sucos para combater o estresse são os das fibras do maracujá. E não só, tem as sementes de abóbora que podem ajudar a espantar o estresse, sabia? Ricas em potássio e zinco, ajudam o sistema nervoso e cardiovascular, aliviando assim o problema. Para ficar ainda mais rico, água de coco! Veja como preparar.

Ingredientes

Maracujá: polpa de 1 unidade;
Semente de abóbora: ½ xícara (torrada, sem casca);
Manga sem fiapos: ½ xícara;
Água de coco: 1 copo (gelado).

4. Receita de suco de cereja

cereja
Cereja possui altas concentrações de melatonina, que auxilia a relaxar a musculatura e preparar o corpo para adormecer. Pode ser tomada a qualquer hora do dia, pois a melatonina só começa a agir quando a luz diminui – daí a importância de deixar o celular de lado quando anoitecer.

Ingredientes

Cereja: ½ xícara (sem semente);
Melancia: ½ xícara (sem sementes);
Melão-cantaloupe: ½ xícara.

5. Camomila, alface e abacaxi

O chá de camomila também pode ser usado para fazer sucos para combater o estresse. É perfeito para quem precisa reduzir a tensão do dia a dia, principalmente por causa dos flavonoides. Porém nem todo mundo gosta de tomar chá, então que tal uma deliciosa versão de smoothie bem geladinha?

Camomila:</strong ½ xícara de chá (feito com 2 sachês);
Alface: 1 folha;
Abacaxi: 1 xícara (congelado);
Chia*: 1 colher (sopa).

*Deixe a chia de molho em água por 1 hora antes do preparo.

6. Suco de cacau com leite

Para quem não dispensa um copo de leite antes de dormir, que tal fazer com que ele também se torne um remédio para o estresse? O suco de cacau com leite é tradicional, sendo o cacau rico em flavonoides, magnésio e triptofano, perfeito para relaxar. Para melhorar, um toque de açafrão, rico em curcumina, que também reduz o estresse.

Ingredientes

Leite: ½ copo (gelado);
Polpa de cacau: 2 unidades;
Açafrão: 1 colher (chá).

7. Smoothie de maracujá

Novamente o maracujá entra na composição, dessa vez como um delicioso smoothie, feito – ao invés de leite condensado – com iogurte. O iogurte natural é rico em probióticos, que melhora a saúde de todo o corpo, inclusive do cérebro.

Ingredientes

Polpa de maracujá: 2 unidades (congeladas);
Iogurte natural: 1 pote;
Biomassa de banana verde: 1 colher (sopa).

8. Receita de suco de maçã relaxante

maçã

Este suco de maçã é ótimo para o final do dia ou após o jantar, pois ajuda na digestão e relaxa antes de dormir. A maçã é rica em pectina, um tipo especial de fibra, que ajuda a eliminar as toxinas do organismo, cumprindo diversas outras funções. Associada ao abacaxi e à alface, fica perfeito.

Ingredientes

Maçã: 1 unidade;
Alface: 1 folha;
Abacaxi: 3 fatias;
Água: 300 ml.

9. Suco de capim santo com limão

Outra versão nesta lista de sucos para combater o estresse, e que também é refrescante e deliciosa. O chá feito com folhas de capim santo é conhecidamente utilizado para reduzir o estresse, tendo diversos benefícios para a saúde. Pessoas com pressão baixa não devem tomar.

Ingredientes

Chá de capim santo: 1 xícara (gelado, feito com 2 folhas);
Limão: 1 unidade (suco);
Mel: 1 colher (chá).

10. Smoothie de chocolate

Achou que só teria suquinho fit por aqui? Pois saiba que o cacau é perfeito para aliviar o estresse, sendo rico em triptofano, que ajuda na produção dos hormônios da felicidade. Mas não se preocupe que essa receita, pode até parecer daquelas de final de semana, mas pode ser tomada todos os dias! É leve e deliciosa.

Ingredientes

Banana: 1 unidade congelada;
Cacau em pó: 1 colher de sopa;
Leite de amêndoa: 1 xícara;
Adoçante ou açúcar demerara: a gosto.

As dicas deste artigo sobre sucos para combater o estresse não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chá de alfavaca

Chá de alfavaca: benefícios para a saúde e como fazer

bolo engorda marido

10 receitas de bolo engorda marido para fazer em casa