Páprica: benefícios para a saúde e como incluir na alimentação

Você sabe do que é feita a páprica e como ela ajuda a melhorar sua saúde?

Publicidade

A páprica é um pó vermelho vendido nas versões doce e picante, mas também é possível encontrar a opção defumada. Sua composição nada mais é do que pimentão vermelho moído. Se vai ser doce ou picante, depende do processo de fabricação: a doce leva as sementes do pimentão, enquanto a picante não.

Esse tempero dá um sabor e cor especiais às refeições e também fornece benefícios para a saúde, os quais você verá a seguir.

4 Benefícios da páprica para a saúde

Para trazer os devidos benefícios à saúde, é recomendado que a páprica seja adicionada às refeições regularmente (se a pessoa puder comer pimenta). Não é difícil incluir esse tempero nos pratos, já que é bastante versátil, mas disso trataremos mais adiante.

1. Antioxidante

Os carotenoides contidos na páprica ajudam a combater os radicais livres em excesso no organismo, que são responsáveis por prejudicar a renovação das células.

Publicidade

2. Imunidade

A presença da vitamina A na páprica ajuda a melhorar e fortalecer o sistema imunológico.

3. Visão

Também por conta da vitamina A e ainda da luteína, este ingrediente contribui para a saúde ocular.

4. Prevenção de doenças

Além dos antioxidantes que melhoram a renovação celular, a páprica também possui um “apoio” nesse processo, a capsaicina, que atua na prevenção de diabetes, câncer, pressão alta e doenças autoimunes.

Como usar a páprica nas receitas?

Este tempero pode ser utilizado em diversos pratos. Os únicos cuidados são a quantidade (moderada) e que a verão doce não deve ser fervida, já que pode amargar. Esta é mais suave, normalmente utilizada para dar cor à carnes, molhos e sopas. A picante é para alterar o sabor, deixando mais forte, complementando o tempero de carnes vermelhas, aves, peixes, vegetais e muito mais.

Publicidade

A páprica pode ainda ser utilizada para fazer pães, frutos do mar, carne de porco, lentilha, batatas assadas, molho de massas, caldos, refogados, farofa, sopas vermelhas, carne de panela, assados, cozidos, fritos, empanados e afins.

Dica de receita de batata-doce com páprica

Depois de tantas ideias, que tal uma receita para provar o sabor da páprica? Nesta sugestão são usadas tanto a doce quanto a picante.

PODE GOSTAR TAMBÉM