Menu

Sinusite: o que é, sintomas e remédios para tratar esse problema

Essa doença é semelhante a rinite nos sintomas, mas as causas são diferentes. Saiba tudo sobre a sinusite.

Crédito: Freepik

Publicidade

A sinusite é uma inflamação que acomete a mucosa da região ao redor do nariz, incluindo as maçãs do rosto e o começo da testa. Também chamada de sinusopatia, essa doença atinge cerca de 30 milhões de brasileiros a cada ano. Veja quais são os sintomas, por que acontece, quais os tratamentos e a diferença entre a sinusite e a rinite.

7 Sintomas da sinusite

Crédito: Freepik

Existe mais de um tipo de sinusite e, por isso, os sintomas podem durar mais ou menos tempo. A forma aguda tem sintomas que duram menos de quatro semanas. A subaguda dura entre quatro e doze semanas. O tipo crônico supera as doze semanas. A sinusite recorrente é quando os sintomas ocorrem mais de quatro vezes durante o ano. Veja quais são:

1. Obstrução nasal

Pelo fato de inflamar as mucosas internas ao redor de todo o nariz, a doença causa entupimento do mesmo e também a secreção. Esse sintoma pode gerar pressão ou dor na face e também a perda ou redução do olfato pelo período que o sintoma durar.

2. Dor de ouvido e de cabeça

É comum que problemas respiratórios também afetem os ouvidos, então a pessoa pode sentir a dor da face irradiar para a parte da orelha interna. A dor de cabeça ocorre por causa da pressão exercida na testa.

Publicidade

3. Tosse

Outro sintoma é a tosse frequente, que costuma ficar mais intensa durante a noite, assim como os outros sintomas.

4. Dor no maxilar e nos dentes

Por causa da inflamação que ocupa a região central da face, o maxilar superior e os dentes também podem ser afetados pela dor.

5. Garganta inflamada

A inflamação pode se estender para a mucosa da garganta e provocar os sintomas desse tipo de problema, incluindo dor, inchaço e mau hálito.

6. Fadiga ou irritabilidade

Todos os sintomas irão deixar a pessoa abatida, fadigada e irritada, já que incomodam constantemente, causando dor e dificuldade para respirar e engolir.

Publicidade

7. Náuseas

O mal estar constante provocado pelos outros sintomas também pode gerar náuseas e, assim, a pessoa terá menos vontade de comer. Mesmo assim, precisa se alimentar o mínimo necessário para manter o corpo com energia para se tratar da doença.

Quais são as causas?

Adultos e crianças estão expostos a contrair sinusite, pois ela pode ser causada por diversos fatores, direta ou indiretamente. Na maior parte das vezes se manifesta quando a pessoa é atacada pelo vírus Influenza, da gripe. Mas também pode ser por:

  • Reações alérgicas;
  • Desvio de septo;
  • Infecções respiratórias (vírus da gripe e resfriado, bactérias ou fungos);
  • Rinite e asma;
  • Doenças ou remédios que enfraquecem o sistema imunológico;
  • Células do sistema imunológico que podem inflamar;
  • Tabagismo;
  • Pólipos nasais que obstruem o canal respiratório.

Todos esses fatores podem evoluir para a inflamação que se transforma na doença.

Publicidade

Remédios e tratamentos

Crédito: Freepik

Conforme as causas mencionadas, é muito importante que, para prevenir a inflamação, as pessoas procurem manter seu sistema imunológico sempre forte. Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio de uma alimentação bastante saudável e equilibrada.

No caso se ser acometido pela doença, deve procurar um médico otorrinolaringologista para que ele identifique qual dos tipos está ocorrendo. Para isso, podem ser necessários exames de sangue e de imagem, além de biópsia para verificar a situação das células na região afetada.

Depois do diagnóstico, o médico poderá prescrever uma solução à base de água e sal para aliviar o excesso de secreção formado pela inflamação. Também há casos em que ele receita spray de corticoide para prevenção e tratamento e outros medicamentos para combater a causa que fez a sinusite acontecer.

Publicidade

Outras formas caseiras de aliviar os sintomas e prevenir doenças respiratórias são com chá ou xarope de eucalipto, suco de espinafre com hortelã, cataplasma de cebola e aroma de tomilho. Todos são remédios caseiros para sinusite.

Diferença entre sinusite e rinite

Tanto a sinusite quanto a rinite são caracterizadas pela inflamação da mucosa nasal e vários sintomas são semelhantes. Porém, as causas são diferentes.

Conforme você viu anteriormente, a sinusite pode acontecer por causa de gripe, sistema imune fraco e problemas na estrutura nasal. Além disso, também pode acontecer por causa da rinite, que por sua vez é desencadeada por um episódio de alergia, na maior parte dos casos.

Publicidade

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Leave a Reply

Sair da versão mobile