em

AmeiAmei EstranhoEstranho TristeTriste

Qual o melhor remédio caseiro para sinusite?

Quando a sinusite é branda e não infecciosa, você pode tratá-la em casa com soluções naturais. E quais usar e como usar?
remédio caseiro para sinusite
Crédito: Pixabay

O pior da sinusite é aquela sensação de cabeça pesada e dor. É uma consequência do acúmulo de líquidos e de muco nos seios nasais. Nem sempre a doença é infecciosa, ou seja, nem todos os casos requerem tratamentos com antibióticos ou corticoides. Você pode, quando for o caso, usar um remédio caseiro para sinusite.

Se desobstruir os seios nasais e eliminar o excesso de catarro, o problema fica logo resolvido e você pode voltar a sua vida normal. Por isso, saber como agir nessas horas e o que usar pode ser vital.

8 Receitas de remédio caseiro para sinusite

Uma das coisas que as pessoas mais erram é que, quando a doença ataca, não se deve tentar segurar o muco. O ideal é fazê-lo sair e o quanto antes. Tomar medicamentos que façam secar o nariz e a garganta pode piorar o quadro.

O melhor, se você não puder imediatamente ir ao médico, é optar por lavagens nasais. Assim, abre as narinas e permite a retirada da secreção contaminada. Isso reduz a inflamação imediatamente e acaba com a enxaqueca e sensação de pressão.

1. Limpeza com água morna e sal

lavagem nasal com água e sal
Crédito: Freepik

O primeiro remédio caseiro para sinusite não é propriamente um remédio, muito menos novidade. Os médicos recomendam isso, especialmente para crianças pequenas. A lavagem nasal com água morna e sal é uma das melhores opções para se livrar desse mal.

Basta usar uma colher de sopa para cada copo de água morna. A forma correta de aplicação é com o auxílio de uma seringa. Assim, você consegue introduzir uns 5 a 10 mililitros por vez em cada narina. Ou use um frasco específico para isso, desde que bem esterilizado.

Pode arder no princípio. Isso acontece porque as narinas são regiões muito sensíveis e podem ser facilmente irritadas.

2. Inalação de óleo essencial de eucalipto

Assim como os remédios caseiros para a tosse, em caso de sinusite, o óleo essencial de eucalipto poderá ser seu melhor amigo. Expectorante natural, ele funciona ainda como antisséptico, limpando as suas vias aéreas.

Para fazer esse medicamento você precisa de poucos ingredientes. Confira abaixo.

Ingredientes

Óleo essencial de eucalipto: 5 gotas;
Sal: 1 colher (chá);
Água fervente: 1 litro.

Modo de preparo e aplicação

  1. Em uma bacia, junte todos os ingredientes e misture bem. Cuidado, pois a água deve estar mesmo muito quente;
  2. Cubra a bacia com uma toalha e coloque a cabeça entre a toalha e a bacia. Assim, vai inalar o vapor da água. Respire o mais profundamente possível e tente ficar assim por pelo menos 10 minutos.

3. Remédio caseiro para sinusite infantil

remédio caseiro para sinusite infantil
Crédito: Freepik

Assim como a inalação acima, você pode fazer com chá de camomila para as crianças, que é mais apropriado. Basta misturar um litro de água fervente com cinco colheres de chá das flores de camomila secas.

Faça a criança inalar esse vapor o máximo possível. A camomila tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e cicatrizantes. É comprovadamente boa para tratar da garganta e da mucosa nasal.

Se não ajudar, pode também usar óleo essencial de limão no travesseiro do seu filho ou filha para dormir melhor, uma vez que a doença piora quando se deita. Duas gotas em cada travesseiro já faz o efeito.

Se tiver um nebulizador, pode usar tanto o chá como os óleos essenciais no aparelho. Lembre-se apenas de lavá-lo bem antes de usar, para evitar a proliferação de fungos.

4. Chá de cebola

Alguns nutricionistas e médicos podem recomendar o chá de cebola. Talvez não seja o mais agradável, nem com o melhor sabor, contudo é um bom remédio caseiro para sinusite.

Para fazer o chá, basta ferver algumas cascas de cebola em um litro de água. Coe, espere esfriar e beba logo. A cebola é um bactericida natural. Inalar o seu chá também funciona. A sopa de cebola é outra alternativa, caso você realmente não goste do sabor do alimento.

5. Suco de espinafre

suco de espinafre para sinusite
Crédito: Pixabay

Não é só para o Popeye que o espinafre é benéfico. A verdura é um descongestionante natural e pode aliviar os sintomas da sua sinusite de dentro para fora. O suco, no entanto, deve ser feito com o espinafre cru, para que você aproveite bem os nutrientes dele.

Para fazer, basta seguir a receita abaixo. É simples e pode ser uma solução muito barata para o seu problema.

Ingredientes

Espinafre fresco: 1 xícara (chá);
Água: 1 xícara (chá);
Mel: 1 colher (sopa);
Gengibre: 1 lasca sem casca.

Modo de preparo

  1. É só bater tudo no liquidificador e beber em seguida. Evite coar, se possível.

6. Remédio à base de alho

O alho é um dos mais importantes antibióticos naturais. Ele fortalece o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater microrganismos maléficos com mais eficiência. Além disso, é barato e acessível e pode ser usado na comida do dia a dia.

Ingredientes

Alho: 2 dentes;
Limão: 2 unidades;
Mel: 2 colheres (sopa);
Gengibre: uma lasca sem casca.

Modo de preparo e posologia

  1. Comece por espremer os limões. Quando tiver o suco, adicione os outros ingredientes e leve ao fogo;
  2. Ao cozinhar, vai ficar com uma textura de xarope. Desligue e deixe esfriar;
  3. Tome duas colheres de sopa cheias antes de se deitar, à noite.

7. Açafrão-da-terra

O açafrão é considerado um remédio caseiro para sinusite porque possui propriedades que aliviam a congestão nasal, estimulando a eliminação de muco acumulado. Assim, também diminui o inchaço nos seios da face. Pode misturá-lo em bebidas e fazer gargarejo com água e açafrão. Faça uma vez e veja se sente melhora. Caso sinta, pode repetir algumas vezes ao dia até aliviar os sintomas.

8. Inalação de óleo de orégano

Com propriedades fungicidas, bactericidas e antivirais, o óleo de orégano também pode ser um aliado no tratamento da sinusite leve. Ele vai ainda ajudar a manter o sistema imune fortalecido e funcionar como antioxidante, melhorando a saúde das células.

O modo de uso para aliviar os sintomas da sinusite é fazendo a inalação, tal como na receita de inalação de eucalipto ou camomila. Deverá misturar duas gotas do óleo em meio copo de água fervente e inalar o vapor para abrir as vias aéreas. Vá assoando o nariz sempre que precisar, pois é necessário deixar todo o muco acumulado sair.

Causas da sinusite

remédio caseiro para sinusite causas
Crédito: Freepik

Chama-se de sinusite a inflamação que acomete a mucosa dos seios da face, ou seja, ao redor do nariz, dos olhos e das maçãs do rosto. As causas variam. Uma crise pode ser desencadeada por alguma infecção respiratória, por alergia ou qualquer outra situação que impeça o correto funcionamento da drenagem de secreção dos seios da face, causando assim o acúmulo, a pressão, o inchaço e a inflamação.

A sinusite pode ser aguda, que é quando os sintomas duram por menos de duas semanas, ou crônica, quando não aliviam depois de duas semanas, mesmo com o uso de remédio caseiro para sinusite.

Quando ocorre por alguma infecção, pode ser causada por fungos, bactérias ou vírus, cada organismo vai reagir de forma específica. No caso de alergias, pode ser por poeira, cheiros fortes ou choque térmico.

Pessoas que possuem pólipos nasais, que são tecidos que crescem internamente e bloqueiam os seios da face, estão mais predispostas a desenvolver a doença. Também, pessoas que têm alergias respiratórias, desvio de septo, que fumam e que contraiam qualquer doença que afete os seios da face.

Dicas para prevenir crises de sinusite

Como você viu, nem todas as causas da doença são evitáveis, mas algumas podem ser. Por exemplo, no caso das alergias respiratórias, o ideal é tomar cuidado para manter-se longe dos gatilhos que fazem a alergia acontecer.

Também é importante manter bons cuidados com a saúde, com alimentação adequada e um estilo de vida saudável. Assim irá manter o sistema imunológico fortalecido, evitando que outras causas possam levar à doença.

Assim que perceber um pequeno sinal dos sintomas, já comece agindo com a inalação de vapores, impedindo o acúmulo do muco nos seios da face. Mantenha-se hidratado e evite ar-condicionado, não só pelo frio, mas pela poeira que ele libera no ambiente.

Que médico consultar e quando?

O médico que trata da sinusite é o otorrinolaringologista. Quando perceber os sintomas pelas primeiras vezes, já pode procurar esse especialista para entender a causa do problema no seu caso. Se já foi no médico, o problema passou e depois de um tempo voltou, preste atenção no que pode ter causado.

Depois de diagnosticado, se os sintomas forem leves, pode tentar tratar com remédio caseiro para sinusite e ficar longe do que pode ter desencadeado o problema, quando possível. Ao perceber que, depois de duas semanas, eles persistem, pode ser um caso de sinusite crônica e deverá consultar o médico outra vez para um tratamento mais intensivo.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Fonte: NCBI.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
suco de inhame receitas
5 Receitas de suco de inhame
receita de suco detox
Suco detox: receitas, benefícios e 10 razões para tomá-los