sintomas de intolerância à lactose
Crédito: Freepik
em

9 Sintomas de intolerância à lactose

Se desconfia que pode ter esse problema, comece a perceber os sintomas e vá ao médico

A intolerância à lactose é caracterizada por uma deficiência na produção da enzima chamada lactase, responsável pela síntese da lactose. Portanto, quando uma pessoa que tem esse problema ingere lactose, seu organismo não vai digerir a substância. Como resultado, surgem os sintomas de intolerância à lactose. Veja quais são.

Quais são sintomas de intolerância à lactose?

Existem três tipos de intolerância à lactose. O tipo congênito é o que a pessoa carrega desde o nascimento, geralmente herdando de um dos pais. O tipo primário se desenvolve ao longo dos anos, de acordo com os hábitos alimentares.

O terceiro tipo é causado por algum problema intestinal que afeta a produção da enzima lactase, ocasionando a intolerância. Em todos os tipos, a pessoa afetada pode ter os seguintes sintomas.

1. Inchaço abdominal e gases

Um dos primeiros sintomas que se sente ao ingerir lactose quando não há lactase suficiente no intestino é o inchaço na região abdominal. Esse inchaço está relacionado com a formação de gases liberados pela lactose que está solta no intestino e que, então, vai acumulando dentro da pessoa.

2. Náuseas e vômito

A vontade de vomitar pode acontecer em até 2 horas depois da ingestão de lactose. Enquanto a substância ainda está no estômago, dependendo do grau de intolerância que a pessoa tiver, o organismo já vai tentar eliminar essa lactose mesmo antes de chegar ao intestino.

3. Azia

Antes, depois ou junto com as náuseas, a pessoa pode sentir uma queimação estomacal. Nada mais é do que um dos avisos que o corpo emite para que a pessoa entenda que não está tudo bem.

4. Dor e desconforto abdominal

Quando ocorrem os gases e o inchaço, naturalmente a pessoa vai começar a sentir um desconforto que pode evoluir para uma cólica.

5. Diarreia

Quando chega ao ponto de sentir uma dor de barriga muito forte, é sinal de que o intestino está sendo realmente afetado pelo excesso de lactose e está buscando uma forma de eliminá-la do corpo. A forma de fazer isso é pelas fezes.

6. Fissuras anais

Quando ocorre a diarreia algumas vezes seguidas, é comum que a pessoa comece a perceber mais sensibilidade e desconforto para defecar. Isso porque os mesmos ácidos liberados pela lactose que causam a azia e o inchaço, também afetam as fezes e as mucosas intestinais, até o reto, e machucam as pregas anais, causando fissuras e ardência.

7. Movimentos intestinais

Se começar a ouvir o roncos, como quando está com muita fome, só que um pouco mais para baixo e com um certo desconforto, também é um dos sintomas de intolerância à lactose, como um sinal de alerta do intestino. Ele avisa você que algo está errado para que tome as devidas providências e esteja preparado para os outros sintomas.

8. Dor de cabeça

Quando o sistema gastrointestinal não está bem, pelo motivo que for, um dos sintomas comuns é a dor de cabeça. No caso de ser um dos sintomas de intolerância à lactose, essa dor poder ser muito forte, como uma enxaqueca, trazendo com ela a indisposição, a sonolência e a falta de atenção.

9. Alterações de humor

Especialmente as mulheres que sofrem com a TPM podem até confundir tantos sintomas de um problema e de outro. As alterações de humor, a cólica, a dor de cabeça e o inchaço ocorrem tanto na TPM quanto na intolerância à lactose. Então, fique sempre atento ao que acabou de comer para ter certeza de que não continha lactose, ou já vai saber do que desconfiar.

Saiba mais no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sonhar com menstruação

O que significa sonhar com menstruação

naftalina afasta escorpião

Naftalina afasta escorpião?