sintomas de infarto silencioso
Crédito: Freepik
em

10 Sintomas de infarto silencioso: saiba no que prestar atenção

Quanto antes detectar os sintomas e buscar ajuda médica, maior a chance de tratar e sobreviver

O infarto do miocárdio, mais conhecido como ataque cardíaco, acontece quando a circulação de sangue para uma parte do coração é interrompida, causando lesões no músculo cardíaco. De acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida, todos os anos mais de 60 mil brasileiros vão a óbito vítimas de infarto, fazendo com que ele esteja entre as principais causas de morte no país. Além de ser um ataque muito rápido que exige atendimento imediato, outro fator que faz muitas pessoas serem vítimas dele são os sintomas de infarto silencioso que se manifestam semanas, dias ou horas antes.

Veja também: o que é um infarto fulminante

Sintomas que antecedem o infarto do miocárdio

os principais sintomas de infarto silencioso
Crédito: Freepik

Os sintomas de infarto silencioso ocorrem principalmente nas mulheres, pois o corpo feminino reage de forma diferente ao problema que afeta a chegada de sangue e oxigênio ao coração. Mas homens também podem ter sintomas semanas antes sem perceber, inclusive pessoas bem jovens. Veja quais são esses sintomas:

1. Dor no lado esquerdo do peito

Essa dor está acontecendo no coração, como um forte aperto, peso ou pontada, cada pessoa que sobreviveu a um infarto descreve de uma forma. Essa dor pode ser irradiada para o braço esquerdo, axila, pescoço ou também no braço direito.

2. Dormência no braço esquerdo

Como o braço esquerdo é do mesmo lado do coração que está sofrendo o infarto, a passagem de sangue logo será interrompida nele, portanto, o braço tende a ficar dormente e com formigamento.

3. Dor estomacal

Como todo o corpo está sendo afetado pela dificuldade de circulação de sangue e oxigênio, também pode haver dor no estômago sem qualquer relação com a alimentação.

4. Dor nas costas

Também há casos em que os pacientes relatam sentir dor nas costas e a causa é a mesma da dor estomacal, pois o corpo inteiro está reagindo à falta de sangue e oxigênio.

5. Mal-estar geral

O corpo todo vai sentir que algo errado está acontecendo com o coração, então um mal-estar geral se manifesta deixando a pessoa enjoada e com tonturas.

6. Palidez e suor frio

Com a queda da pressão e a falta de sangue circulando pelo corpo, a pessoa fica mais pálida e também vai sentir sudorese, que é o suor excessivo, mesmo estando em repouso.

7. Alterações na respiração

Enquanto algumas pessoas sentem dificuldade em puxar o fôlego, outras começam a respirar muito rápido, mas todos sentem que está faltando ar, o que realmente está acontecendo.

8. Tosse seca

Mesmo antes de perceber os principais sintomas que consumam o infarto do miocárdio, a pessoa pode começar a ter uma tosse seca e nem desconfiar do que pode estar causando, por isso é importante prestar atenção nos demais sintomas.

9. Dificuldade para dormir

O corpo não vai conseguir ficar em pleno repouso para uma boa noite de sono, pois o seu funcionamento está comprometido. Então, se repentinamente a pessoa começar a ter dificuldade para dormir, é um sinal de alerta.

10. Sintomas de infarto da mulher

As mulheres com princípio de infarto também podem sentir os sintomas clássicos, como o aperto no peito, mas é mais comum que sintam:

  • Enjoo e mal-estar geral no corpo;
  • Sensação de falta de ar;
  • Irregularidade dos batimentos cardíacos;
  • Desconforto na região da garganta e do queixo;
  • Cansaço excessivo sem causa aparente.

Esses sintomas surgem sem que a mulher tenha feito esforço físico ou esteja emocionalmente abalada, podendo começar mesmo em repouso e sentindo-se tranquila. Nem sempre vão surgir todos ao mesmo tempo, por isso são frequentemente confundidos com doenças simples, como uma gripe ou indigestão.

O que fazer quando perceber sintomas?

Ao notar dois ou mais sintomas mencionados, deve-se ligar para o SAMU pelo número 192. Mesmo que não tenha certeza do que está acontecendo, vale mais a pena receber um atendimento do que não fazer nada e a pessoa acabar sofrendo um infarto fulminante.

Se tiver um carro disponível no momento, pode ser ainda mais rápido levar a pessoa direto para o pronto-socorro.

Enquanto aguarda, se a pessoa nunca tiver passado por essa situação de infarto, ela pode tomar 2 comprimidos de aspirina que ajuda a melhorar a passagem de sangue para o coração. Mesmo assim é importante acionar a emergência e informar que os comprimidos foram tomados.

A pessoa deverá esperar pela ambulância em um local arejado e calmo. Se estiver acompanhada, a pessoa não deverá sair de perto, ajudando a manter a calma e, se for necessário, realizar uma massagem cardíaca, pois existe o risco de parada cardiorrespiratória.

Tratamentos para os sintomas de infarto silencioso

Assim que o paciente chega ao hospital, o tratamento será feito de acordo com seu estado. Em alguns casos basta fazer administração de medicamentos, já em outros pode ser necessário algum procedimento mais invasivo ou as duas coisas.

Esses procedimentos são a angioplastia coronária com implante de stent e a cirurgia de revascularização miocárdica, corrigindo o problema.

Depois da recuperação no hospital, o paciente precisa adaptar o seu estilo de vida aos poucos, melhorando alimentação, atividades físicas, reduzindo estresse e retomando o ritmo para uma vida mais saudável na intenção de prevenir um novo infarto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como prevenir infarto

Como prevenir infarto para evitar suas consequências

solidão pode causar demência

Solidão pode causar demência, diz novo estudo