em

5 Sintomas de endometriose

É muito importante ficar atenta aos sinais que seu corpo manda quando há algo de errado
quais os sintomas da endometriose
Crédito: Freepik

O endométrio é uma das camadas internas do útero. Durante o ciclo menstrual, essa camada é regenerada através de uma descamação. A endometriose é o processo clínico pelo qual as células endometriais se encontram fora do lugar normal, ou seja, nos ovários, bexiga, apêndice ou intestinos. Os sintomas de endometriose podem ser diversos de acordo com a gravidade ou localização do problema.

Sintomas de endometriose

sintomas de endometriose dicas
Crédito: GenomeWeb

Sua origem ainda não é totalmente conhecida pela ciência. De um modo geral, os sintomas de endometriose são quase sempre a dor e, pelos dados do Ministério da Saúde, 10% das mulheres brasileiras, em 2017, sofriam com esse problema.

Cólicas intensas no período menstrual

Um dos sintomas mais comuns são as cólicas menstruais intensas. Muitas vezes, essa dor é incessante e incapacita a paciente das suas funções corriqueiras pela intensidade. Mesmo com o uso de medicamentos, a cólica não é aliviada totalmente e, com o passar dos anos, tende a aumentar cada vez mais.

Dor durante a relação sexual

Para a mulher que tenha endometriose, é comum sentir dor durante a penetração. Normalmente, essa dor é na parte mais profunda da vagina e fica mais forte próximo do período menstrual. O incômodo pode ocorrer durante o ato sexual, depois da penetração ou durante o orgasmo feminino.

Dificuldade ou incapacidade para engravidar

Segundo o Ministério da Saúde, a endometriose é a maior causa de infertilidade feminina. Ainda de acordo com o órgão, quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores as chances da doença não afetar o futuro reprodutivo da mulher.

Nem todas as pacientes que têm a doença ficam incapacitadas de engravidar, então a saída é sempre buscar por um especialista, que pode ser, inicialmente um ginecologista.

Dor ao evacuar durante o período menstrual

Quando a endometriose afeta a área do intestino, a mulher pode sentir dor ao evacuar. Essa dor torna-se mais presente no período que antecede a menstruação. Além disso, podem ocorrer sangramentos no reto, distensão abdominal e diarreia. Neste caso, ela pode ser erroneamente confundida com a síndrome de cólon irritável, que tem sintomas muito similares.

Dor ao urinar

Nos casos em que a mulher tem endometriose na bexiga, ela pode sentir dor ao urinar, principalmente no período em que está menstruada. Além disso, se houver suspeitas de um foco de endometriose nos ligamentos que prendem o útero ao osso da bacia, existe a possibilidade de que os nervos que ajudam a contrair a musculatura da bexiga sejam afetados e a paciente tenha dificuldade para urinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
escondidinho de mandioca
Escondidinho de mandioca: 9 receitas saborosas e variadas
remedios caseiros para refluxo
Remédios caseiros para refluxo que atuam contra a acidez