Sintomas de câncer
Crédito: Freepik
em

9 Sintomas de câncer para prestar atenção

Quando o corpo está doente, ele manifesta o pedido de ajuda através dos sintomas. Saiba entender os sinais do seu corpo

Publicidade

Dependendo da parte do corpo afetada, o câncer se manifesta com diferentes sintomas. Aliás, antes de pensar que alguma dor ou mudança no corpo seja câncer, lembre-se que esses sintomas listados a seguir podem representar vários tipos de problemas de saúde menos preocupantes do que o câncer. Então, seja qual for o sintoma que você tem, a primeira atitude a tomar é consultar seu médico para fazer exames.

1. Mudanças nos seios

Seja mulher ou homem, exames mamários são aconselhados uma vez ao ano. Examine os seus seios regularmente – apalpe axilas, seios e mamilos. Se notar mudança na temperatura, nódulos ou alteração na cor, agende uma consulta com o ginecologista (para mulheres) ou urologista (para homens) para fazer exames adicionais.

Veja todos os sintomas do câncer de mama

Publicidade

2. Dores articulares

O excesso de peso e de esforço físico podem ser a origem das dores nas articulações, que podem resultar em problemas como artrite e artrose. Mas, se a dor não vier de nenhum desses fatores, e não passar depois de uma semana, agende uma consulta com seu clínico geral ou com um reumatologista.

3. Febre sem motivo aparente

Uma infecção no corpo pode provocar febre. No entanto, se a febre apareceu sem razão aparente e passou da mesma forma, pode indicar leucemia, que é o câncer no sangue. Nesse caso, os glóbulos brancos doentes alteram o organismo e agridem as células do sangue, dando origem a falsos fatores que geram febre.

Veja quais são os principais sintomas de leucemia

Publicidade

4. Menstruação irregular

Uma irregularidade casual costuma ser banal. Contudo, ter um período menstrual inconstante, todos os meses, pode indicar problemas cancerígenos. Você deve falar com o seu ginecologista sobre essa irregularidade, que pode ter vários motivos, inclusive câncer do endométrio ou do útero.

Veja os sintomas de câncer no útero

5. Modificações nas unhas

Unhas alteradas podem evidenciar diversos gêneros de câncer. Ter unhas esbranquiçadas ou pálidas, aponta para câncer no fígado. Unhas com um ponto ou faixa de cor marrom demonstram possível câncer cutâneo. Unhas curvadas para baixo podem indicar câncer pulmonar. Se notar alterações significativas no formato e cor das unhas, consulte seu clínico geral ou dermatologista.

Publicidade

Veja os sinais de doenças que as unhas transmitem

6. Emagrecimento repentino

Perder peso que não seja por vontade própria, ou por causa de estresse, de forma repentina e sem planejamento, pode ser um sinal de hipertireoidismo, diabetes, depressão, verminoses ou de algum tumor na região pulmonar, cabeça e pescoço ou órgão gastrointestinal. Procure seu clínico geral para falar sobre a perda repentina de peso.

7. Tosse frequente e sem razão aparente

Caso não tenha passado por uma gripe, alergia, não fume nem tenha se exposto a mudanças bruscas de temperatura, a tosse recorrente pode indicar câncer em fase inicial. O organismo faz tentativas de expelir as toxicidades da garganta, pulmão ou laringe. Vá ao clínico geral para examinar esse e outros possíveis sintomas.

Publicidade

8. Caroços nas virilhas, no pescoço ou nas axilas

Em várias partes do corpo, inclusive nas virilhas, no pescoço e nas axilas, existem linfonodos que incham quando o corpo está passando por um processo infeccioso e os anticorpos são ativados. Mas, além desse caso de infecção, o inchaço e caroços podem surgir por causa de algum tipo de câncer linfático, também chamado de linfoma. O médico que trata do sistema linfático é o angiologista, mas pode ir ao clínico geral primeiro se tiver dúvidas sobre os sintomas.

9. Alterações nas pintas da sua pele

As pintas na pele são bem comuns, de diferentes cores, mas geralmente com bordas arredondadas. Se você notar alguma pinta que está aumentando de tamanho, que tem bordas irregulares, ou uma pinta que não existia, consulte um dermatologista para saber se pode ser câncer de pele.

Veja como saber quais pintas são sinal de câncer de pele

Publicidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
o que fazer Caspa de gato

Caspa de gato: saiba por que acontece e veja como tratar em casa

O que é pH vaginal

O que é pH vaginal? Saiba para que serve e como mantê-lo equilibrado