Os sintomas de leucemia sentidos por Camila na novela Laços de Família
Crédito: Reprodução Globo
em

Os sintomas de leucemia sentidos por Camila na novela Laços de Família fazem sentido?

Será que a novela foi fiel ao apresentar as fases da doença?

A novela Laços de Família foi ao ar de junho de 2000 até fevereiro de 2001, e foi um grande sucesso. Agora, se quiser acompanhar, a novela está sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo.

A trama principal é focada na família de Helena (Vera Fischer) e sua filha Camila (Carolina Dieckmann). Ao longo da novela, Camila descobriu que estava com leucemia (câncer no sangue), e os telespectadores puderam acompanhar todo o processo, desde os primeiros sintomas da doença, e como a jovem os ignorou.

Os primeiros sintomas de Camila

Camila começou a ter desmaios, fraqueza e algumas manchas na pele. A personagem Alma (Marieta Severo), chegou a avisar Camila sobre as manchas, que não eram normais, porém a jovem não deu atenção, deixando que a doença evoluísse.

Os sangramentos também surgiram, e levaram Camila a perder o bebê que estava esperando. Só então, pela necessidade de ir ao médico, a jovem recebeu o seu diagnóstico.

Outros sintomas podem aparecer

De fato, a novela retratou bem como podem ser os primeiros sintomas da leucemia. Camila teve fraqueza, desmaios, manchas na pele, sangramentos e um aborto. Não necessariamente esses serão os primeiros sintomas em todas as pessoas, e pode ser que apenas alguns desses sintomas aconteçam.

Mas, além desses, também é comum que a pessoa com leucemia desenvolva anemia, tenha muita facilidade para infecções e passe a suar muito durante o sono. Tudo isso acontece por causa do desequilíbrio nos glóbulos brancos do sangue, que são o foco do câncer.

Sintomas nas crianças

Já no caso da leucemia infantil, outros sintomas podem aparecer, além desses mencionados. A criança com câncer de sangue pode apresentar uma combinação de sensação de frio, dor de cabeça, tontura, palidez, falta de ar e tosse, febre, hematomas por qualquer batidinha leve, sangramento nas gengivas, dor nos ossos e articulações, inchaço abdominal, no rosto e braços, perda de apetite e de peso, e erupções na pele.

O que fazer?

A personagem Camila não deu atenção aos primeiros sintomas da doença, já que não pareciam graves e não causavam uma dor insuportável. Mas esse foi um dos grandes erros, pois a leucemia evolui muito rápido e causa sérios danos à saúde.

Então, logo quando alguns desses sintomas mencionados aparecerem, é muito importante consultar um médico e fazer exames. Os sintomas da leucemia podem não ser claros, e até confundidos com outras doenças, por isso não dá para ignorar. Quanto antes a doença for descoberta, maiores serão as chances de cura.

Quimioterapia

Quando Camila já está internada para começar o tratamento da leucemia, começa a perceber que seus cabelos estão caindo. Esse é um sintoma bem comum da quimioterapia, mas que causa um grande impacto. Assista, abaixo, a cena mais famosa da novela, quando Camila decide raspar todo o cabelo para continuar seu tratamento:

Esposa de Leonardo fala sobre perdão das traições

Esposa de Leonardo fala sobre perdão das traições: “cada um sabe de suas dores, seus pesos”

como espantar Formiga de asa

Formiga de asa: o inseto que aparece em casa quando chove