em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Mancha escura na unha? Cuidado! Pode ser sinal de câncer de pele!

Poucas pessoas sabem mas mancha escura na unha pode ser um câncer

Mancha escura na unha pode ser câncer de pele? Sim, pode parecer estranho mas é verdade.  A mancha escura na unha que está associada ao câncer forma uma linha escura que vai da base até a ponta da unha. Ela parece com um fungo ou que você prendeu a unha em uma porta e ficou marcado. Por causa dessa semelhança, muitas pessoas ignoram o problema, mas ele é muito sério. Portanto, se você notou alguma mancha escura na unha, procure logo um dermatologista para que ele avalie o seu caso.

Mancha escura na unha – o que pode ser?

mancha unha

Nem todos os casos de mancha escura na unha querem dizer câncer.  Existem vários fatores que podem ocasionar esse tipo de aparência, como:

  • Infecção por fungo
  • Batida ou fricção na região. Isso acontece quando você prende o dedo em uma porta ou fricciona demais a unha ao lavar muita roupa, por exemplo.
  • Medicamentos como o antibiótico minociclina e o AZT, remédio utilizado para tratar HIV.
  • Doenças intestinais que causam manchas na boca e das unhas
  • Melanoma ou câncer de pele

Câncer de pele e a sua manifestação na unha

A dermatologista Tatiana Gabbi explica que na maioria dos casos a melanoniquia estriada – a listra escura que aparece na unha – é causada por um agente benigno que pode ser facilmente tratado.  No entanto, também existe a possibilidade de ser causada por um agente maligno e ser resultado de uma lesão cancerígena. Normalmente essa linha na unha aparece nas cores preta, acinzentada ou marrom e o aparecimento é súbito, de uma hora para outra a mancha aparece e vai se alargando.  Normalmente ela aparece em uma unha só , se aparecer em várias, não é sinal de câncer.  De toda forma, assim que aparecer, o melhor é procurar ajuda médica para ter o tratamento mais adequado, um câncer diagnosticado no momento certo pode salvar a sua vida. Quando o câncer é detectado, muitas vezes é preciso retirar parte da unha, do tecido atingido pelo câncer, e muitas vezes, até amputar o dedo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
O tanque velhinho pode virar uma bela churrasqueira…
Os poderes naturais da carobinha-do-campo: Conheça esta maravilhosa planta brasileira que trata pelo menos cinquenta doenças!