sinais que seu cachorro está doente
Crédito: Freepik
em

10 sinais que seu cachorro está doente e você precisa tomar providências

Saiba como reconhecer pequenos sinais que podem demonstrar que o seu pet está doente

Infelizmente, às vezes o cachorrinho fofo e amável pode estar com alguma doença. Existem diversos problemas que afetam os animais de estimação e que se manifestam de diferentes maneiras. Portanto, é essencial que você saiba reconhecer os sinais que seu cachorro está doente, para que o tratamento seja realizado da maneira mais eficaz.

Sinais mais comuns de que seu cachorro está doente

As doenças ocorrem de maneira que, na maioria das vezes, expõem os seus sintomas com sinais físicos e até comportamentais. Você observará esses sinais que seu cachorro está doente de um modo prático com as dicas abaixo, ao aliar uma observação atenta dos comportamentos e até mesmo manias consideradas exóticas.

As melhores dicas para se adaptar no primeiro mês do cachorro em casa

1. Correr atrás da cauda

É normal que o seu cachorrinho brinque com sua própria cauda em alguns momentos, mas se for um hábito muito comum, é importante que se observe com atenção. Isso pode indicar problemas nas glândulas anais, dermatite de contato ou até mesmo pulgas ou carrapatos que estejam incomodando o seu pet. Esse hábito também pode revelar que o seu companheiro sofre de transtorno obsessivo compulsivo.

2. Tosse

Se a tosse persistir deve levar seu cachorro no médico. Tosse crônica pode estar ligada a doenças de coração e infecções pulmonares. Além disso, se for constante pode indicar traqueobronquite infeciosa que é muitas vezes denunciada pela tosse seca.

Em muitos casos, esses episódios são passageiros, e a tosse acaba desaparecendo. Em outros casos, porém, a situação pode agravar e levar a uma pneumonia. Portanto, não vacile e leve o seu cachorrinho o mais rápido que puder para o veterinário!

3. Inclinar a cabeça

sinais que seu cachorro está doente
Crédito: Lupus Alimentos

Um dos comportamentos mais divertidos de assistir é a forma como o cachorro inclina a sua cabeça, como se estivesse prestando atenção em tudo que ocorre. Essa movimentação da cabeça vai ajudar a forma como ele capta o som, para melhor poder identificar aquilo que você está comunicando.

Portanto, um dos sinais que seu cachorro está doente é se acontecer de inclinar sempre na mesma direção. Pode indicar a dificuldade em escutar pelos dois ouvidos, consequência de uma doença ou processo inflamatório, por exemplo.

4. Pressionar a cabeça contra a parede

Este é um dos sinais que seu cachorro está doente e causa estranheza quando se presencia a cena pela primeira vez. Aliás, o mais provável é, não sabendo da gravidade das implicações, o dono presumir que seu cachorro está apenas fazendo algo esquisito!

As causas podem ser variadas, mas nenhuma pode ser encarada sem uma certa preocupação. Esse desconforto na cabeça pode ser sinal de um tumor localizado perto no crânio, de toxinas, como o chumbo, se infiltrando no organismo; de traumatismo craniano ou transtorno metabólico.

Todas essas condições devem ser encaradas com gravidade e exigem reposta rápida. Por isso, perante esse sintoma, contate o veterinário imediatamente.

Dormir com cachorro: faz bem ou mal? Entenda os motivos

5. Sonolência

É comum que cachorros mais idosos, menos velozes e com maior necessidade em repousar durmam mais. Porém, tem algumas patologias que fazem com que os cães durmam em excesso. A causa principal da sonolência é a depressão. Outra das causas mais comuns é o hipotireoidismo. Ao mesmo tempo que as capacidades do metabolismo ficam reduzidas, aumenta a vontade de dormir.

6. Perda de apetite

Percebeu que o seu cão está comendo uma quantidade muito menor de alimento do que de costume? Se esse hábito se repetir com frequência, é necessário que se consulte um veterinário.

Afinal, esse é um dos sinais que seu cachorro está doente devido a doença do carrapato, que é uma patologia bastante cruel e que destrói os glóbulos brancos e vermelhos. O que torna o sistema imunológico enfraquecido e prejudica a distribuição de oxigênio no organismo.

7. Excesso de salivação

sinais que seu cachorro está doente
Crédito: Barkibu ES

Se o seu cachorro estiver babando demais, provavelmente ele está contaminado com o vírus da raiva e precisa ser tratado urgentemente, por se tratar de uma doença letal. Isso se explica pelo fato de que esse vírus atinge o sistema nervoso central, o que consequentemente indica que o nervo responsável pelo movimento de engolir se torna debilitado. Assim, o seu cãozinho não conseguirá controlar a saliva e acabará babando em demasia.

8. Falta de equilíbrio

Outro dentre os sinais que seu cachorro está doente é o fato dele cair com bastante frequência, devido à falta de equilíbrio. Afinal, isso pode indicar problemas no sistema nervoso ou problemas físicos que enfraqueçam os músculos das pernas ou desloquem algum osso, como a displasia. Porém, essa falta de equilíbrio pode ser causada pelo piso liso (inapropriado para cachorros, por sinal) muito comum em casas, não sendo necessariamente um sinal de doença.

Como deixar o cachorro sozinho em casa

9. Diarreia e vômitos

Esses sintomas, quando em conjunto, podem indicar problemas gastrointestinais no seu cachorrinho. Além disso, pode ser um sinal de que ele está sofrendo com intoxicação, o que exige um atendimento médico imediato.

10. Dificuldade para controlar os dejetos

Se o seu cachorro sempre foi bem treinado e fez as necessidades no local certo, mas de repente começou a fazê-las dentro de casa, preste atenção! Se o local adequado estiver normal e se o seu cachorro persiste com essa atitude, esse é um indício que ele pode estar com problemas nos rins ou no intestino. Analise também a consistência, cor e odor das fezes e urina, para notar se há alguma mudança em algum desses aspectos.

Conhecer os sinais que seu cachorro está doente é essencial, então, compartilhe esse artigo em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Médicos encontram bola de cabelo de 1,3 kg em estômago de jovem

10 Receitas de patê de ricota fáceis e deliciosas