em

AmeiAmei

Como deixar o cachorro sozinho em casa

Quanto tempo é muito tempo e qual a melhor forma de fazer isso
cachorro sozinho em casa
Crédito: Pixabay

Para muitos donos de cachorros, é muito difícil deixá-los sozinhos em casa, pois a tristeza do animal fica muito visível ao ver o dono indo em direção à porta. Muitos se perguntam quanto tempo é possível deixar o cachorro sozinho em casa sem que ele sofra de ansiedade de separação.

Quanto tempo posso deixar meu cachorro sozinho em casa?

cachorro sozinho em casa como
Crédito: Pixabay

Infelizmente não existe nenhuma resposta definitiva com embasamento científico de quanto tempo você pode deixar o seu cachorro sozinho em casa. O que se sabe ao certo é que cachorros são animais extremamente sociais e formam ligações fortes com os seus humanos, precisando de contato humano constantemente. Quando ficam muito tempo sozinhos os cães se ficam estressados e solitários, aumentando até os níveis de cortisol no sangue.

Para alguns veterinários e treinadores, o período de quatro horas é um tempo confortável para um cachorro cão adulto ficar em casa. Já para cães filhotes ou idosos o período é diferente.

Filhotes devem ser mantidos o menor tempo possível sozinhos e idosos conseguem ficar mais tempo por serem mais independentes, menos ativos e se sentirem confortáveis sozinhos. Essa resposta não possui nenhum embasamento teórico, e todos os profissionais concordam que os cachorros devem ficar o menor tempo possível sozinhos.

Dicas para deixar o cachorro sozinho

cachorro sozinho em casa posso
Crédito: Pixabay

Deixar o cachorro sozinho é muitas vezes inevitável. Os seus donos precisam sair para trabalhar, estudar ou resolver pendências na rua e não é possível levar sempre o cão junto. Existem meios de deixar o seu cachorro sozinho de maneira confortável, para que ele não sofra enquanto você está fora.

Não se despeça

Ao sair de casa não diga “tchau” ou dê beijinhos em seu cão. Pode parecer cruel, mas para o seu animal é pior se despedir, faz com que eles sofram. Então ao sair de casa não faça nada, só vire as costas e vá embora, isso vai fazer com que a situação seja normal para seu cão e assim ele se acostuma a sua ausência.

Deixe brinquedos

Esses objetos vão fazer com que o seu cachorro se distraia e passe o tempo. Ao deixar brinquedos para o seu cão também vai evitar que ele morda os móveis, pois ele vai se manter entretido. Uma dica legal é deixar opções inteligentes, que fazem com que o cão gaste bastante tempo com ele.

Passeie com ele

Antes de sair de casa, dê um bom passeio com ele pela rua e, se o cachorro for muito ativo, faça um exercício com ele. Permita que ele se divirta no passeio, não faça às pressas, espere o momento em que ele estiver satisfeito. Na volta, dê comida. Assim o deixará cansado e tranquilo, ficando sossegado quando você sair.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sabonete de alecrim
Receita de sabonete de alecrim caseiro para cuidar da pele
dar descongestionantes nasais aos filhos
Dar descongestionante nasal a crianças pode não ser seguro