em

Shampoo de coco: benefícios e como usar

Todo tipo de cabelo pode tirar vantagem dos componentes deste produto simples e eficaz
shampoo de coco
Crédito: Max Pixel

O shampoo de coco possui alto poder hidratante. O óleo de coco, outro produto muito requisitado na área da beleza, é muito recomendado para cabelos naturalmente secos ou danificado. Esse tipo de produto oferece uma limpeza menos agressiva e adequada para todos os tipos de fios.

Benefícios do shampoo de coco

shampoo de coco beneficios
Crédito: Wikimedia Commons

Ele consegue penetrar na fibra capilar, devolvendo os nutrientes que as madeixas precisam para fugir do aspecto ressecado. Não só os cabelos cacheados e crespos, mas todo tipo de cabelo pode tirar vantagem dos componentes deste produto: lisos, ondulados, com coloração ou químicas, como a escova progressiva.

1. Hidrata

O óleo de coco presente nele é um dos nutrientes vegetais que mais conseguem devolver a nutrição que os fios precisam. Ele é rico em vitaminas A, D, E e K e também em ácidos graxos, que conseguem penetrar profundamente na cutícula do fio. Assim, o brilho, a nutrição e a maciez são garantidos.

2. Elimina o frizz

Frizz é sinal de que o cabelo está ressecado e precisa de nutrientes. Esse shampoo consegue disfarçá-lo e fazer com que aqueles fios arrepiados cresçam mais fortes e mais alinhados ao restante do cabelo.

3. Antibacteriano

O couro cabeludo e os cabelos são ricos em conteúdo bacteriano, e usá-lo é um bom jeito de cuidar desse problema. O óleo de coco também contém propriedades antifúngicas e antibacterianas para proteger contra a caspa e piolhos. Aliado com os ingredientes higiênicos do produto, fica fácil para tratar do seu couro cabeludo.

É indicado para quem?

shampoo de coco indicações
Crédito: Curly Nikki

Todos os tipos de cabelo podem usar o shampoo de coco. Os cabelos secos e danificados vão absorver melhor a hidratação que esse produto pode oferecer. Os cabelos cacheados e crespos podem fazer uso sem medo, pois também utilizam da hidratação de uma forma muito proveitosa.

Pessoas com cabelo oleoso devem evitar esse tipo de produto com coco, porque ele pode aumentar a oleosidade presente nos fios. Pessoas alérgicas ao coco também não têm a recomendação para usar esse tipo shampoo ou qualquer outro produto com essa base.

Como usar

Ele deve ser utilizado como qualquer outro shampoo comum. Umedecendo os fios e em seguida aplicando-o no couro cabeludo. Massageie suavemente, com as pontas dos dedos, a raiz capilar e depois enxágue. Se sentir necessidade, repita a aplicação.

Após a lavagem, você pode utilizar o condicionador e uma máscara. A frequência do uso deste produto pode ir de acordo com o espaçamento das lavagens que você costuma fazer, porém o ideal é usar em dias alternados, assim você verá um resultado mais aparente.

Como fazer shampoo de coco caseiro

shampoo de coco caseiro
Crédito: All Things Hair

Para facilitar a vida, trazer mais benefício para os cabelos e gastar pouco, você pode aprender a fazer a sua versão caseira. O resultado desta receita é eficaz, livre de sulfatos, sal, petrolato, óleo mineral e muitas químicas.

Ingredientes

Leite de coco: ½ xícara (chá);
Óleo de coco: 1 colher (chá) líquido;
Sabonete de azeite de oliva natural líquido: ¼ de xícara (chá);
Óleo essencial de sua preferência: 20 gotas.

Modo de preparo

  1. Adicione todos os ingredientes em um frasco;
  2. Agite bem para misturar e já estará pronto. O prazo de validade é de aproximadamente um mês.
Redigido por Natalia Rodrigues

Paulistana, cidadã do mundo e, como uma boa sagitariana, alucinada por viagens. Não só redatora, mas também estudante de Design Industrial e amante do empreendedorismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Moça ou velha: o que você vê nesta ilusão ótica?
adolescente fica cega por dois dias
Adolescente fica cega por dois dias depois de pintar os cabelos em casa