em

Guia completo da escova progressiva

Saiba as diferenças entre os principais tipos, vantagens, desvantagens e cuidados que deve ter antes e depois de fazer
guia escova progressiva
Crédito: Freepik

Toda mulher gosta de estar com os cabelos bem-arrumados, sejam curtos, longos, lisos ou cacheados. Especialmente no caso de quem tem cabelos compridos ou médios e volumosos, o problema está no tempo e na paciência exigidos para que os fios fiquem da forma desejada. É por isso que nos últimos anos muitas mulheres se renderam à escova progressiva.

Esse método de alisamento químico virou febre com a promessa de deixar os cabelos lisos, mesmo depois de lavar, sem precisar de secador. A praticidade é o ponto alto, podendo levantar da cama de manhã, dar aquela ajeitadinha com os dedos e estar pronta para sair.

Assim como há defensores da progressiva, há quem diga que ela faz mal aos cabelos e à saúde, por conta do excesso de químicos. Além do mais, não é todo mundo que pode fazer. Outro ponto importante é que existem diferentes tipos de progressiva para escolher. Então, será que tudo isso é verdade? Qual tipo de escova progressiva é o melhor? Confira a seguir.

Tipos de escova progressiva

principais tipos escova progressiva
Crédito: Freepik

Depois de seu grande lançamento, foram surgindo tipos diferentes desse método, com pequenas diferenças entre si. Basicamente, todas elas possuem uma mistura de produtos químicos capazes de alterar a estrutura dos fios, deixando-os mais lisos de forma temporária.

Então, resumindo, o melhor tipo de escova progressiva a escolher é o sem formol. Dentro dessa opção, pode escolher entre os tipos que verá a seguir. Vai depender da avaliação que o profissional fizer no seu cabelo. Conheça os principais.

1. Escova progressiva tradicional

A escova tradicional que não usa formol faz seu processo de alisamento por meio de queratina com óxido acetamide. Esse é o composto usado em substituição ao formol, então preste atenção na composição escrita na embalagem.

2. Escova marroquina

É composta por óleo de cacau do Marrocos, argila branca e formol, que é o agente perigoso de toda progressiva. Por isso deve-se ter muito cuidado com essa escolha, já que o formol não é recomendado, nem em pequena quantidade, para qualquer tipo de aplicação nos cabelos.

3. Escova de chocolate

Essa escova é composta por queratina líquida, proteína de seda, cafeína, ácidos graxos e o extrato de cacau, que faz ter o aroma de chocolate. É recomendada para cabelos com muito frizz, ressecados e volumosos.

4. Escova indiana

A escova indiana tem esse nome porque é feita com 15 tipos de especiarias indianas e é segura porque não contém formol. Entre essas especiarias estão o cravo-da-Índia, o sândalo e amêndoas, misturados a um aminoácido que retém a umidade dos fios, mantendo uma boa hidratação.

5. Escova de fruta

Um dos tipos de escova de fruta é feita à base da fruta cherimoia, de origem peruana, que tem o poder de ação para alongar e hidratar os fios. Essa escova também contém jojoba e queratina.

Para quem é indicada?

A escova progressiva é indicada para quem tem cabelos volumosos, indefinidos, ondulados, cacheados ou crespos até o nível 4 A. Os cabelos com o nível mais crespo entre todos, que são os 4 B e 4 C, podem não obter o efeito desejado, pois os fios são mais finos e sensíveis.

Vantagens

principais vantagens escova progressiva
Crédito: Freepik

Fazer uma escova progressiva com um profissional especializado em alisamentos traz os benefícios que você deseja. Ou seja, ter cabelo lisos, comportados e com aspecto natural.

Reduzir o volume dos fios, deixar com aspecto brilhoso e, em alguns casos, nem precisar de secador para que fique totalmente liso. Se precisar, vai ser apenas para dar um acabamento. Isso quer dizer o abandono da chapinha que danifica os fios ao longo do tempo.

A progressiva deve durar, em média, quatro meses. Esse é o tempo que leva para a raiz crescer e começar a incomodar por causa do aspecto. Porém, como benefício, não vai precisar aplicar no cabelo todo de novo, apenas retocar essa raiz. A menos que queira e que os fios estejam fortes o suficiente para isso.

Desvantagens

principais desvantagens escova progressiva
Crédito: Freepik

Os cabelos que já possuem algum tipo de química correm o risco de não ter o melhor resultado que a progressiva pode oferecer. Isso porque eles já estão com fissuras e camadas de outros produtos, impedindo a perfeita penetração do produto da progressiva.

Para quem tem alongamento do tipo megahair, não é possível fazer a progressiva com eficiência, pois as próteses impedem a perfeita aplicação do procedimento. Se estiver planejando alisar e alongar, primeiro alise, depois alongue.

Cuidados a ter

cuidados sobre escova progressiva
Crédito: Freepik

De fato, a escova progressiva é um procedimento químico e, por isso, oferece riscos. Então, o principal cuidado a ter antes de fazer é encontrar um profissional especializado no assunto. Alguém que já tenha feito a escova em pessoas que você conhece e que o resultado tenha ficado realmente muito bom.

Escolher um bom profissional vai lhe trazer mais segurança quanto ao método correto de aplicação e a quantidade de produto a utilizar. Também, um profissional confiável vai lhe dizer com sinceridade se o seu cabelo está em condições de receber os produtos.

Então, se esse profissional lhe disser que seus cabelos não estão em condições de receber uma progressiva, é melhor dar ouvidos a ele. É melhor prevenir e encontrar outra solução do que acabar com os fios seriamente danificados ou não gostar do resultado.

Por fim, ele vai fazer questão de utilizar os melhores produtos do mercado para garantir o resultado que você deseja. Isso significa, inclusive, que ele vai usar produtos que não contenham formol, assim como exige a Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Depois que a progressiva for feita, precisa manter um cronograma capilar para hidratar e construir os fios. Esse cronograma deve ser definido junto com o cabeleireiro, pois depende de como está o cabelo.

Posso lavar o cabelo no mesmo dia da progressiva?

quando lavar escova progressiva
Crédito: Freepik

No mesmo dia depois da progressiva precisa ter alguns cuidados especiais para que ela se “acomode” com perfeição nos fios. Um desses cuidados é evitar prender ou usar grampos que possam deixar marcas.

Quanto a lavar, geralmente não é recomendado. Nesse caso, vai depender do que a marca do produto recomenda. Pode ser, inclusive, que precise ficar até três dias sem lavar os cabelos, tanto antes, quanto depois da aplicação.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

erros no uso do secador de cabelo
6 Erros no uso do secador de cabelo mais comuns
dividir tarefas domésticas
Como dividir tarefas domésticas e melhorar a vida de casal