serralha
Crédito: Wikimedia Commons
em

Serralha: conheça os benefícios dessa planta

Você pode adicionar essa plantinha em todas as suas receitas para o almoço

A serralha é uma planta muito comum em diversas partes do mundo, com nome científico Sonchus oleraceus e alto valor nutricional. Faz parte do grupo das PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, que podem ser comidas normalmente, como salada, refogado e onde mais desejar. Conheça seus benefícios, como consumir e cuidados a ter ao usar.

Benefícios para a saúde

serralha benefícios para a saúde
Crédito: Wikimedia Commons

Os benefícios dessa planta para a saúde são muitos, pois ela é composta por uma riqueza nutricional essencial à saúde. Contém fibras, carboidrato, proteína, muitas vitamina e ainda mais minerais. Veja o que esse conjunto de nutrientes faz acontecer de bom no seu corpo se incluir a planta na sua rotina alimentar.

Aumento do apetite

Pessoas que precisam aumentar a massa massa e querem fazer uma dieta para engordar até atingir um peso satisfatório e saudável, podem adicionar essa planta ao cardápio, porque ela tem a propriedade de estimular o apetite.

Tratamento de problemas digestivos

Por ser um estimulante da digestão, seu chá pode ser usado para aliviar dores estomacais, aumentando a produção de bile, responsável por digerir gorduras e absorver nutrientes.

Atua como anti-inflamatório

Quando está com problemas inflamatórios no corpo, como musculares, nas articulações, dor de garganta, inflamação na gengiva ou ferimentos leves inflamados, a planta pode atuar junto com o tratamento recomendado pelo médico no combate à inflamação.

Efeito antioxidante

Para manter as células do corpo sempre renovadas e saudáveis, precisa comer uma boa quantia de vegetais diariamente, como essa planta, que é rica em vitaminas e oferece um ótimo poder antioxidante às células.

Estimulante do sistema imunológico

Com as suas propriedades tônicas, ela estimula a produção de células que atuam na regeneração de machucados internos ou externos, combate o cansaço e a fraqueza. Tanto a prevenção quanto o tratamento de doenças pode ser feitos ao adicionar essa planta em uma rotina de alimentação saudável.

Serralha cura vitiligo?

Existe uma propriedade da planta, um aminoácido chamado fenilalanina, que é estudado para o tratamento do vitiligo, uma doença sem causa determinada que provoca a despigmentação da pele.

Como esse aminoácido contribui com o funcionamento das células responsáveis pela pigmentação da pele, pode ser uma alternativa coadjuvante ao tratamento médico. Não utilize sem informar ao seu médico, pois cada caso da doença é único e, mesmo usando uma planta medicinal, há o risco de efeitos colaterais.

Como consumir

serralha como consumir
Crédito: Wikimedia Commons

Você pode consumi-la de diferentes formas, já que ela é liberada para comer. Então, pode colocar em saladas, cremes, sopas, fazer sucos, vitaminas, adicionar no arroz com vegetais, no macarrão ao alho e óleo e onde mais achar que vai combinar.

Ainda assim, a forma mais consumida é o chá, que você pode fazer e beber ou pode molhar um pano limpo e fazer compressa sobre ferimentos inflamados. Se preferir, pegue diretamente as folhas frescas da planta, macere e coloque o emplastro que formar sobre a área afetada.

O chá pode ser feito com uma xícara de água fervente e duas colheres de sobremesa da planta picada. Beba antes das refeições principais para ter uma boa digestão.

Contraindicações e cuidados a ter

Existe uma contraindicação pontual dessa planta para pessoas portadoras de fenilcetonúria, uma condição que incapacita o organismo de metabolizar a fenilalanina, aquele aminoácido que pode atuar no tratamento do vitiligo. Se consumida em excesso por essas pessoas, a planta pode causar lesões cerebrais e doenças mentais.

Como diferenciar serralha e dente-de-leão

De fato, as folhas do dente-de-leão e da serralha são bem semelhantes, pois essas duas plantas pertencem à mesma família. Inclusive, há diversas outras dessa família que são semelhantes e, na maioria, comestíveis.

Quando a planta é jovem, fica ainda mais difícil de diferenciar, pois são idênticas. Depois de adulta, observe de perto, pois a serralha vai ter um caule mais longo e oco, bem como cachos de flores amarelas nas pontas. O dente-de-leão não forma caule e gera apenas uma flor, de tamanho bem maior do que as da serralha.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

beldroega benefícios para a saúde

Beldroega: conheça seus benefícios para a saúde

polpa de fruta congelada

Como fazer polpa de fruta congelada