em

Sensibilidade ao frio: a que ponto pode ser um problema?

Ser “friorento” é normal, mas existe um limite. Saiba mais sobre a sensibilidade ao frio.

sensibilidade ao frio
Designed by Freepik

Sentir frio quando a temperatura está baixa é normal. Inclusive, é o esperado para todas as pessoas. Mas há exceções. Há quem sinta muito mais frio do que o normal para a temperatura que está marcando ou que sinta frio até quando está calor. Esse é o caso das pessoas com sensibilidade ao frio.

Se a sensação excessiva de frio acontece com você, é provável que exista um motivo por trás disso. Veja quais são os sintomas, as causas e tratamentos da sensibilidade ao frio.

Sintomas da sensibilidade ao frio

A sensibilidade ao frio não deve ser confundida com um episódio em que você passou muito frio em uma situação adversa. Como por exemplo quando esteve doente ou teve febre. Nesse caso, são os calafrios normais, que ocorrem com o aumento excessivo da temperatura do corpo, como sintoma de uma doença.

Pessoas com sensibilidade ao frio sentem necessidade de estarem encasacadas praticamente o tempo todo. Mesmo em dias com temperatura na faixa dos 25 °C.

Por causa do frio, essas pessoas ficam comprimindo os músculos do corpo e tremendo as extremidades, pois essa é a ação natural do corpo para se aquecer. Como resultado, sentem dores musculares frequentes e podem ocorrer paralisias momentâneas no pé ou perna quando realmente está muito frio e o corpo não suporta.

As pessoas com fibromialgia podem confundir os sintomas da sensibilidade ao frio com os da sua doença, pois existe uma dor constante que não se sabe exatamente a causa.

Quando a pessoa está com muito frio, a temperatura do corpo está baixa e, com isso, pode apresentar palidez, lábios e unhas roxas, pelos arrepiados e indisposição.

Causas

É comum que pessoas muito magrinhas sintam mais frios que aquelas pessoas com maior quantidade de gordura corporal. Isso ocorre porque a gordura acaba servido como uma camada térmica para o corpo.

Mas além do baixo peso, outros fatores podem ser a causa (ou parte dela) para ter sensibilidade ao frio:

Como tratar

O tratamento da sensibilidade ao frio vai depender da causa que gerou o problema. Por exemplo, se for um caso de anorexia, a única forma de tentar resolver a sensibilidade ao frio é tratando essa doença.

O médico irá solicitar exames de sangue e perguntar sobre o histórico de saúde e hábitos de vida do paciente para eliminar possíveis causas e se concentrar nos sintomas mais evidentes.

Sentir frio o tempo todo pode indicar problemas de saúde? Quais?

Sim, o frio excessivo pode estar relacionado aos problemas de saúde mencionados no item sobre as causas da sensibilidade ao frio, mas não necessariamente.

Os problemas relacionados são a falta de gordura no corpo (magro que não é saudável) e doenças crônicas.

O sensação de frio constante nem sempre vai estar em todo o corpo, mas sim, nas mãos e pés. Nesse caso pode ser um problema de circulação, por exemplo.

Se você realmente se incomoda por passar muito frio em situações nas quais as demais pessoas estão confortáveis com a temperatura, procure um médico.

Pelo fato de não ser uma doença, mas sim, um sintoma de doenças, ninguém melhor do que um profissional para avaliar sua condição e dar um diagnóstico.

Dica: Mantenha o corpo aquecido

As pessoas com sensibilidade ao frio precisam manter o corpo aquecido. Não quer dizer que nunca parem de sentir frio, apenas devem tomar medidas para que fiquem confortáveis.

Por isso, devem estar sempre bem agasalhadas e procurar ingerir bebidas quentes.

A prática de exercícios também ajuda a aquecer o corpo, então se a condição de saúde permitir, é uma boa alternativa.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

suco de beterraba com laranja

5 Deliciosas receitas de suco de beterraba com laranja

benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes

Pré-diabéticos: benefícios da pera para reduzir os riscos de diabetes