em

AmeiAmei

Como secar o leite materno de forma natural

Você quer parar de amamentar, mas seu corpo não deixa de produzir o leite? Veja essas receitas caseiras
secar o leite materno
Crédito: Freepik

Amamentar é uma dádiva, quem teve essa oportunidade, sabe o quão gratificante pode ser, apesar das dificuldades. O leite materno é o melhor alimento que existe, além de criar vínculo entre mamãe e bebê. Porém, algumas vezes, é necessário interromper a amamentação, seja por alguma dificuldade, limitação ou pela rotina. Algumas pessoas tomam remédio para secar o leite materno, porém não são a melhor opção, pois têm efeitos colaterais.

7 Formas de secar o leite materno naturalmente

formas de secar o leite materno
Crédito: Unsplash

Veja as melhores dicas para interromper o fluxo do leite naturalmente, sem dor, evitando problemas como a mastite e reduzindo o desconforto. Lembre-se sempre de tomar essa decisão em conjunto com um médico especialista, afinal o leite é a principal fonte de nutrientes de um bebê recém-nascido.

1. Parar de amamentar

Para que o leite pare de ser produzido, é importante não estimular a sucção, ou seja, não deixar o bebê mamar mais. Quanto mais ele mamar, mais lente seus seios irão produzir. O desmame deve ser feito em etapas, com paciência e carinho, a não ser em casos extremos, quando há a necessidade urgente de interrupção, como o caso de uma doença.

Como você não vai estar amamentado, os seios ficarão mais pesados e carregados de leite por uns dias, podendo causar dores e desconforto. Para amenizar, opte por um sutiã de sustentação bem grande, que caiba todo o seio e fique relativamente justo, sem apertar. Para evitar acidentes, utilize absorventes para seios.

2. Banho morno

Se seu leite empedrar e a mama estiver dolorida, tome banhos mornos, lavando bem a região com movimentos circulares.

A água quente ajuda a desfazer as pedras de leite que podem obstruir os dutos mamários e causar dor, tornando o processo mais ameno.

3. Massagem

Massagear as mamas durante o banho pode ajudar muito a aliviar o incômodo e a dor, fazendo com que o leite seque sem sofrimento. Para isso, faça movimentos circulares, da base da mama até o mamilo, estimulando a circulação e reduzindo as chances de ter pedras e mastite.

4. Retirada manual

O uso da bomba de sucção estimula a produção de leite, mas se deixar ficar muito cheio, a chance de que ele fique mais dolorido aumenta.

O ideal é fazer a retirada manual do leite, eliminando somente o excesso, quantas vezes forem necessárias para que fique mais confortável.

5. Chá de salsa lisa ou sálvia

Para reduzir o fluxo de leite, é recomendado tomar chá de salsa lisa ou sálvia, servindo também para minimizar o risco de inflamações nos dutos.

Evite alimentos e chás que ajudem a aumentar a produção, como o milho e o chá de erva-doce.

6. Enfaixar os seios

Depois de massagear e fazer a retirada manual do leite, você pode enfaixar os seios com uma faixa larga, bem justa, porém sem apertar muito. Funciona mais ou menos como um constritor manual, reduzindo também o espaço para armazenamento de leite.

7. Compressas frias

Nada de gelo direto nos seios! Faça compressas frias, mas não a ponto de queimar a pele. Para isso, use uma bolsa de gel envolta em uma fralda e deixe por 10 minutos em cada mama.

O frio ajuda a contrair os vasos que alimentam a mama, reduzindo o fluxo e fazendo com que a produção seja reduzida.

Existe também a opção de tomar medicamentos alopáticos, fortes e caros, para secar o leite materno, mas não é a melhor escolha, pois há reações adversas. Fale com seu médico antes de qualquer procedimento e vejam juntos qual pode ser o melhor caminho para você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chinesa acorda com problema auditivo
Chinesa acorda com problema auditivo: não consegue ouvir homens
Niño da de comer a su abuelito y emociona con su amor