risoto de camarão
Crédito: Public Domain Pictures
em

Risoto de camarão: 8 receitas maravilhosas para atrair todos à mesa

Em almoços e jantares, no dia a dia ou em ocasiões especiais, esse risoto é sempre uma boa pedida

Nas receitas de risoto de camarão esse ingrediente é o grande destaque, então, não precisa de muito mais para ter um prato simplesmente delicioso. Mas se quiser incrementar, legumes, cogumelos, temperinhos verdes e opções mais picantes são muito bem-vindas. O gostinho inconfundível e a consistência carnuda do camarão combinam com muitos sabores.

Veja também: receitas imperdíveis de risole de camarão

Como fazer risoto de camarão

Camarões de calibre médio, um bom arroz para risoto e alguns temperinhos simples são o básico para fazer essas receitas. Depois, basta usar a criatividade e complementar com cores, aromas e sabores ao seu gosto.

1. Receita clássica

Para começar, um bom exemplo de que não é necessário ter uma lista longa de ingredientes para fazer um risoto sensacional, com sabor clássico. Basta que utilize camarões de boa qualidade, manteiga, vinho branco seco, cebola, salsão, cenoura, alho-poró, salsinha, azeite, sal e pimenta, sem esquecer do limão siciliano.

2. Com caldo de legumes e parmesão

Essa sugestão tem semelhança com a opção anterior, só que leva alguns ingredientes de sabor mais intenso, como o caldo de legumes e o queijo parmesão para deixar levemente cremoso, além do normal. Também vai tomates e dentes de alho.

3. Com cogumelos castanhos

risoto de camarão com cogumelos castanhos
Crédito: Pilotando um Fogão

A textura macia e o sabor suave dos cogumelos fazem uma deliciosa combinação com o risoto cremoso e os camarões carnudos. É uma receita para comer de olhos fechados e vai deixar a sua mesa com um visual gourmet muito apetitoso. A lista de ingredientes é curta e o sabor será lembrado por muito tempo.

Veja como preparar: risoto com cogumelos castanhos

4. Com requeijão cremoso

O risoto em si já é um prato cremoso por causa do método de cozimento do arroz, feito aos poucos, adicionando mais água temperada à medida que ele vai chegando ao ponto ideal. Mas essa receita é para quem realmente gosta de texturas cremosas, pois leva requeijão bem cremoso, além de muitos outros sabores deliciosos.

5. Com leite de coco e páprica picante

Para os amantes de um risoto bem temperadinho e com sabores que contrastam, essa é uma das receitas mais especiais a experimentar. Imagine a combinação de sabores entre o leite de coco e a páprica picante. Para ficar perfeito, o prato também leva tomate, cebola, creme de leite, azeite, alho in natura e em pó, sal, pimenta e um toque aromático de coentros.

6. Risoto colorido com legumes

risoto colorido com legumes
Crédito: Eu Já Comi

Se você é do tipo de vai olhando na geladeira tudo o que pode ser adicionado no risoto, vai gostar dessa receita bem colorida e apetitosa. Além do camarão e do arroz leva pimentões de todas as cores, milho, ervilha, pimenta, passas, azeite, tomates, alho, cebola e bastante queijo ralado, seja para misturar no final do preparo ou para salpicar por cima depois de pronto.

Faça para o almoço: risoto colorido

7. Azeitonas pretas com camarão

risoto de azeitonas e camarão
Crédito: Zé Kitchen

Essa versão é para quem realmente aprecia o sabor das azeitonas pretas, pois elas são tão estrelas quanto o camarão nesse prato. As texturas combinam muito bem juntas e os sabores também se complementam. É uma receita que ressalta apenas os sabores principais, pois leva poucos ingredientes, todos de sabores bem suaves.

Para um jantar especial: receita de risoto de azeitonas

8. Com toque de amêndoas laminadas

risoto de camarão com amendoas laminadas
Crédito: Dia de Peixe

Já pensou em adicionar amêndoas laminadas ao seu risoto? Tanto o visual quanto o sabor vão ficar bem sofisticados, ideal para agradar convidados especiais em um jantar importante. Para essa receita só vai precisar do camarões, do arroz, das amêndoas, também de vinho branco, caldo de legumes, manteiga, parmesão, alho-poró, azeite, sal e pimenta.

Sirva para os convidados: receita de risoto com amêndoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

papel de parede

Papel de parede: ideias para decorar quarto, sala, cozinha e banheiro

Benefícios das sementes de uva

10 Benefícios das sementes de uva