em

9 Receitas de repolho refogado deliciosas e fáceis

Faça o acompanhamento perfeito para almoços e jantares
receitas de repolho refogado
Crédito: Wikimedia Commons

Seja para o almoço ou jantar, de segunda a sexta ou no fim de semana, preparar repolho refogado para acompanhamento das refeições é sempre uma ótima ideia. Esse vegetal, além de saudável, combina com todos os tipos de temperos, com outros vegetais no mesmo prato e também serve de acompanhamento para arroz, feijão, carne, massas, polenta e afins. Então, se você costuma comer salada de repolho, mas nunca o fez refogado, conheça essas receitas.

Como fazer repolho refogado: 9 opções

O refogado de repolho é muito simples de fazer e fica pronto em poucos minutos, pois é só o tempo de cortar o vegetal, colocar na panela com os temperos que desejar e deixar ferver atá amolecer. Mas também tem receitas que misturam outros ingredientes para incrementar o prato com mais cor e sabor. Veja só.

1. Receita básica

receita de repolho refogado simples
Crédito: Receita de Vovó

Para começar, a receita mais simples entre todas, para fazer rapidinho e acompanhar seu feijão com arroz. Vai precisar de um repolho fatiado em tiras finas, alho, cebola, azeite de oliva ou manteiga, sal, pimenta preta e cheiro-verde, se gostar. A combinação dos tons de verde deixa o prato mais apetitoso, além de mais saudável e aromático.

2. Com pimentão

receita de repolho refogado picante
Crédito: Menu Criativo

Já se preferir agregar um saborzinho picante ao seu repolho, a dica é adicionar pimentão vermelho, amarelo, cebola, azeite, sal e pimenta do reino. Se quiser ainda pode colocar uma malagueta pequena cortada bem fininha. Se deixar a parte das sementes vai ficar bem picante.

3. Com milho e ervilha

repolho refogado com milho
Crédito: Tudo Receitas

Outra forma de deixar o seu refogado de repolho mais colorido é adicionando a dupla milho e ervilha, que podem ser em lata para ser mais prático e rápido. Nessa receita também vai alho, azeite doce, salsinha, sal e cebolinha.

4. Refogado com ovos

repolho refogado com ovo
Crédito: Tudo Receitas

Sim, repolho e ovo combinam muito bem e esse prato pode até servir de lanche ou um jantar simples e rápido para quando não quer passar trabalho na cozinha, mas faz questão de uma refeição quente e saudável. Vai precisar de repolho, ovos, azeite, alho e cebola, apenas.

5. Refogado com bacon

repolho refogado com bacon
Crédito: Aqui na Cozinha

Quem ama colocar o sabor defumado do bacon em todas as receitas possíveis, vai simplesmente amar essa combinação. A receita é básica como as outras, levando o repolho em tiras ou ralado, se preferir, o bacon, cebola, alho, sal e pimenta. O azeite ou a manteiga é um opcional, já que ao fritar o bacon ele solta a própria gordura e ela vai servir para refogar o repolho.

6. Repolho roxo à carbonara

repolho refogado à carbonara
Crédito: Mel e Pimenta

Ao trocar o repolho verde pelo roxo, já muda completamente o prato só por causa da cor que vai deixar a mesa mais apetitosa. Nessa receita também vai bacon, cebola, sal e pimenta, mas também tem ingredientes diferentes como as gemas, o queijo parmesão e, se gostar, a dica é decorar com brotos que também agregar mais saúde ao prato.

7. Com pinoli e cranberry

repolho refogado com pinoli
Crédito: Sabores da Vida

O pinoli é uma espécie de pinhão em miniatura, mas só na aparência meio roliça, pois o sabor é diferente. Ele é vendido junto com as sementes e oleaginosas e costuma ter um valor superior, mas vale a pena incluir quando quiser oferecer uma refeição especial aos seus convidados, como nessa receita. O cranberry seco também vai deixar o prato mais gourmet e delicioso.

8. À moda alemã

repolho refogado estilo alemão
Crédito: Jornada Vegana

O repolho é muito consumido na culinária alemã, seja refogado ou como chucrute, que é a conserva de repolho fermentada, muito saudável por sinal. Outra característica dos pratos alemães é a mistura do doce com salgado, por isso essa receita é diferente, pois leva maçã verde. Também é feito com vinagre, suco de limão, cravo-da-índia, sal e pimenta, além do repolho roxo. Fica ótimo com marreco recheado ou joelho de porco cozido.

9. Com recheio light

receita de repolho refogado recheado
Crédito: Receiteria

Para fazer um refogado bem diferente, também pode fazer recheado. Dessa vez o repolho não é picadinho e o refogado é feito com os vegetais e a sardinha usada no recheio. Só vai ter que soltar algumas folhas para recheá-las, depois fechar como uma trouxinha e servir. As folhas vão amolecer com o calor do recheio que é feito com sardinha, pimentão, cebola, tomate, cenoura, vagem e temperos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
unha francesinha
Unha francesinha: veja lindos modelos para inspiração
fazer esmalte fosco
Como fazer esmalte fosco em casa