em

Receitas de polenta cremosa com acompanhamentos deliciosos

Veja como fazer pratos perfeitos com polenta bem molinha para servir no almoço e no jantar
polenta cremosa
Crédito: Pixabay

Os imigrantes italianos trouxeram o melhor da sua culinária típica quando começaram a vir para o Brasil. Com o tempo, os pratos ficaram tão populares que já viraram parte da culinária brasileira. Entre os mais conhecidos está a polenta cremosa, feita à base de fubá com água e os temperos que ficam por conta do gosto do cozinheiro. Se você aprecia esse prato saboroso, nutritivo e versátil, veja receitas deliciosas para servir no almoço e no jantar.

Como fazer polenta cremosa: 10 receitas

Para fazer a polenta cremosa o ideal é utilizar o fubá fino ao invés do grosso, que é facilmente encontrado no mercado, na feira e na mercearia perto da sua casa. Fazer polenta é fácil e você pode combinar com muitos acompanhamentos, além de ser uma refeição barata e que sacia a fome de todo mundo.

1. Com molho de carne moída

polenta cremosa com carne moída
Crédito: Tudo Gostoso

Esse é um prato clássico, a combinação que muita gente experimenta na primeira vez que vai comer. Se você prefere que o sabor não dependa do molho, vai gostar dessa receita, pois o fubá é temperado com louro, caldo de carne, alho, cebola, sal, manteiga, noz-moscada e leva até creme de leite para ficar ainda mais cremoso.

2. Gratinada com queijo

receita polenta cremosa gratinada
Crédito: Cozinha Vibrante

Se não quiser preparar um molho, sem problemas. Você pode fazer essa receita bem temperadinha com caldo de legumes, sal e pimenta, adicionar manteiga e creme de leite, depois polvilhar bastante parmesão e levar ao forno só para gratinar e deixar o queijo tostadinho.

3. De leite

polenta cremosa com leite
Crédito: Aqui na Cozinha

Muitas pessoas têm o hábito de comer a polenta com leite quente, mas nessa receita o leite é usado no preparo para deixá-la cremosa. Mesmo assim vai precisar de água e também de caldo de galinha, manteiga e sal a gosto.

4. Feita na pressão

polenta cremosa na pressão
Crédito: Pimenta no Reino

A panela de pressão é ideal para acelerar o preparo dos alimentos, até mesmo dos mais simples. Essa receita é muito simples, pois só precisa da água e do fubá. Depois do tempo necessário na pressão, ela já vai estar cremosa, mas você pode deixá-la ainda mais deliciosa adicionando manteiga e parmesão.

5. De flocão de milho e requeijão

polenta cremosa de flocão
Crédito: Monta Encanta

Não deixe de preparar sua polenta bem cremosa só porque não encontrou o fubá fino. Nessa receita, você pode usar flocão de milho misturado com leite, requeijão cremoso, azeite, alho, sal, pimenta e cebolinha. Depois de pronto, vai combinar com qualquer molho que queira servir.

6. Com ragu de alcatra e cogumelos

polenta cremosa com alcatra
Crédito: Na Minha Panela

O ragu é um molho de carne que você prepara para servir com o que quiser, pois combina não apenas com a polenta, mas também com massas em geral, arroz e batatas. Essa receita do ragu é feita com alcatra e leva cogumelos que também são utilizados no preparo da polenta, deixando-a surpreendente e ainda mais saborosa.

7. Com almôndegas

polenta cremosa com almondegas
Crédito: Cozinha Travessa

Nem sempre você precisa de um molho para servir junto, pois ela já é bem cremosa. Essa receita é bem simples de fazer, pois pode utilizar a instantânea, misturando com água, leite, azeite, sal e manteiga. As almôndegas são de carne bovina e suína temperadas com salsinha, sal, pimenta e orégano.

8. Com molho de frango desfiado

polenta cremosa com frango
Crédito: Monta Encanta

Se você prefere a carne de frango, tem essa opção bem fácil de fazer, que leva frango desfiado, cebola, alho, azeite e molho de tomate pronto. Essa polenta é feita com creme de leite e requeijão para ficar muito cremosa.

9. Com bacalhau

polenta cremosa com bacalhau
Crédito: Panelaterapia

Polenta e peixe é uma combinação que dá certo, pode acreditar. Se escolher o bacalhau então, vai ter um prato cheio de sabor e textura, pois esse peixe é bem consistente e macio, além de ter um sabor acentuado que se destaca. No molho do peixe também vai cebola, tomate, pimentão, alho, azeite e cheiro-verde.

10. Com ragu de linguiça

polenta cremosa com linguiça
Crédito: Panelaterapia

A linguiça frita com polenta é uma combinação tão boa que nem precisaria do ragu. Mas com esse molho a receita consegue ficar ainda melhor. Pode usar a instantânea para facilitar, misturando com caldo de carne, manteiga, sal, pimenta e queijo ralado. O molho leva cebola, alho, linguiça calabresa, tomates pelados, sal, pimenta e orégano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chás para dor de barriga
7 Chás para dor de barriga poderosos
cuidar de cabelo com mechas
Como cuidar de cabelo com mechas