remédios caseiros para rouquidão
Crédito: Pixabay

12 Remédios caseiros para rouquidão e para a dor de garganta

A voz engrossou? A tosse não para? Veja como preparar remédios caseiros para aliviar ou solucionar o problema

Publicidade

Basta o clima esfriar um pouco ou ficar muito seco para os efeitos começarem a ser sentidos na saúde. As farmácias vivem lotadas nessa época, mas há opções de remédios caseiros para rouquidão, tosse e resfriado que podem sanar o problema de forma tão eficaz quanto
medicamentos.

As receitas são passadas de geração em geração e não é à toa. Muitos alimentos têm propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e cicatrizantes que ajudam quem sofre de bronquite, de rinite, de asma e de problemas de garganta.

Remédios caseiros para rouquidão: confira receitas

mel para rouquidão
Crédito: Pxhere

Apesar do potencial desses remédios para curar problemas respiratórios e de garganta, é bom frisar que se os sintomas persistirem é importante consultar um médico. Não se automedique, é perigoso e pode até piorar um simples resfriado.

1. Gargarejo com água e sal

Adicione uma colher de sopa de sal em um copo com água morna, mexa e faça gargarejos três vezes ao dia. Essa mistura combate o muco na garganta que causa a rouquidão.

Publicidade

2. Gargarejo com mel, agrião e romã

As propriedades desses alimentos auxiliam na limpeza da garganta, sendo alguns dos melhores remédios caseiros para rouquidão.

Ingredientes

Água: 2 copos;
Agrião: 4 ramos;
Romã com casca: metade;
Mel: 3 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Em uma panela, coloque o agrião, a romã e a água e deixe ferver por cerca de 20 minutos em fogo baixo;
  2. Coe a mistura e acrescente o mel;
  3. Faça o gargarejo em seguida. Repita o procedimento duas vezes ao dia.

3. Chá de gengibre

O gengibre é um dos remédios mais recomendados devido à sua ação anti-inflamatória, que melhora a tosse e ajuda a tratar doenças como asma e bronquite. Além disso, sua ação antioxidante previne gripes e resfriados.

No entanto, o consumo deve ser moderado, já que o gengibre pode provocar irritação na mucosa do estomago. O consumo máximo deve ser limitado a quatro xícaras de chá por dia ou três gramas.

Publicidade

4. Maçã assada com mel

maçã assada para rouquidão
Crédito: Pxhere

Alimentos sólidos também podem ajudar na rouquidão e, de quebra, driblar a vontade de comer doce. Ao contrário do que se pode pensar, a fruta não perde suas propriedades quando assada. Pelo contrário, o impacto térmico produz compostos químicos que ajudam no combate de inflamações, como a de garganta.

Ingredientes

Maçã: 1 unidade;
Mel: 1 colher (sopa);
Canela em pó: 1 pitada;
Gengibre em pó: 1 pitada.

Modo de preparo

  1. Corte a maçã ao meio no sentido do comprimento e depois corte cada metade em quatro pedaços. Reserve;
  2. Faça uma misturinha com o mel, canela e gengibre e passe na maçã com uma colher;
  3. Coloque em uma tigela de vidro e cubra com plástico-filme. Faça um furo no meio para que o vapor saia;
  4. Leve ao micro-ondas por cinco minutos em potência alta. Coma ainda morno.

5. Comer maçã com casca

No caso de não ter como fazer a maçã assada e incluir os ingredientes da receita anterior, pode simplesmente comer a maçã. Como você irá comer a fruta com a casca, o ideal é que seja uma maçã orgânica, livre de agrotóxicos que ficam principalmente na casca. Lave bem e coma. Vai ajudar a limpar a região da garganta.

Publicidade

6. Xarope de mel com própolis

Mel e própolis são considerados os melhores remédios caseiros para rouquidão, tosse e resfriado devido ao potencial para limpar as cordas vocais. O xarope é excelente para quem também sofre de afonia.

Ingredientes

Água morna: 250 ml;
Mel: 1 colher (sopa);
Extrato de própolis: 50 gotas.

Modo de preparo

  1. Misture bem todos os ingredientes;
  2. Faça gargarejos de três a quatro vezes por dia enquanto durarem os sintomas.

7. Suco de pepino com mel

O pepino tem propriedades anti-inflamatórias e é usado para combater problemas de garganta e angina. O suco tem o plus de ser diurético, o que ajuda quem quer eliminar a retenção de líquidos.

Publicidade

Ingredientes

Água morna: 350 ml;
Pepino: ½ unidade;
Mel: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Bata todos os ingredientes do liquidificador;
  2. Beba em seguida.

8. Mel puro

Uma colher de sopa de mel de abelhas puro também é uma boa ajuda no caso de rouquidão. O mel ajuda a lubrificar as cordas vocais e a tratar uma possível inflamação no local. Apenas tenha cuidado para não exagerar por causa da grande quantidade de açúcar que se consome em uma colherada de mel.

9. Gargarejo com vinagre e água

Assim como a mistura de água e sal funciona para rouquidão, usar vinagre misturado em água também é uma ótima opção. O vinagre é ótimo para ajudar a matar as bactérias quando a dor de garganta é causada por esses micro-organismos.

Publicidade

A receita é simples, basta aquecer no micro-ondas 1 copo com 150 ml de água até ficar morno. Depois misture 3 colheres de sopa de vinagre. Faça o gargarejo com um pouco do líquido de cada vez, até terminar. Repita mais 1 ou 2 vezes no dia, conforme o estado da rouquidão.

10. Xarope de nabo

xarope de nabo para rouquidão
Crédito: Pixabay

Se você nunca ouviu falar que o nabo pode ajudar a tratar a rouquidão, saiba que ele é, sim, um bom aliado. O nabo tem propriedades expectorantes e purificantes que aliviam os sintomas, junto de outros cuidados que vai ver ao final do artigo.

A receita do xarope consiste em cortar um nabo em rodelas finas e dispor em um prato. Por cima, deverá colocar uma generosa camada de açúcar mascavo, que é mais saudável do que o refinado. Por cima do açúcar, umedeça tudo com um pouco de água e deixe a mistura de molho por 5 horas.

Publicidade

Quando estiver pronto, separe o líquido e vá tomando 1 colher de sopa a cada momento ao longo do dia.

11. Relaxamento da região da garganta

Outro dos remédios é ainda mais simples, pois não precisa de ingrediente algum, somente movimentos. Relaxar a musculatura da região do pescoço, ou seja, da garganta, também pode ajudar quando a rouquidão é causada pelo excesso de uso da voz.

Para fazer esse relaxamento, fique de pé ou sentado com a coluna reta. Mantenha uma respiração equilibrada e profunda. Vá rodando a cabeça lentamente formando um círculo, de um lado e depois do outro. Faça um movimento de alongamento completo. Depois descanse o pescoço e fique em silêncio o máximo de tempo possível.

Publicidade

12. Evitar o pigarro

Quando a garganta está “arranhada” ou produzindo muco em excesso, é natural ficar o tempo todo pigarreando na tentativa de eliminar o muco produzido. Mas esse é um grande erro. Ao fazer isso, você está, automaticamente, estimulando seu corpo a produzir mais e mais muco, além de causar uma irritação no local. Como consequência, a rouquidão pode demorar mais para passar. Então, faça o possível para não pigarrear e apenas cuspir o muco que se soltar com facilidade, sem fazer esforço.

Dicas de como evitar a rouquidão

Para não precisar desses remédios, a dica principal é se manter hidratado e beber pelo menos dois litros de água por dia, além de consumir frutas e vegetais. Pessoas que usam a voz como instrumento de trabalho devem ter esse cuidado em especial, como cantores, professores e locutores.

Outros cuidados diários evitam a rouquidão, a afonia e a dor de garganta. Veja:

Publicidade
  • Fuja de ambientes poluídos, que provocam alterações vocais e laríngeas, dor de garganta e tosse;
  • Evite fumar, pois o cigarro agride o sistema respiratório e pode provocar aumento de secreções, de irritação, de tosse, de pigarro e de ressecamento das pregas vocais;
  • O álcool tem efeitos anestésicos que podem fazer você forçar a voz sem perceber. Associado ao cigarro, ele potencializa o risco de câncer de laringe;
  • Procure não falar alto e evite falar demais, principalmente se usa a voz constantemente e se o clima estiver seco;
  • Ar condicionado é o vilão da garganta, pois reduz a umidade do ar e resseca o trato vocal. Assim, você precisará fazer mais esforço para falar, o que leva à rouquidão;
  • Faça da maçã sua melhor amiga! Ela tem função adstringente e “limpa” as cordas vocais;
  • Cuidado com as mudanças bruscas de temperatura. Não deixe o casaco e o cachecol em casa nesses dias em que o clima oscila muito.

PODE GOSTAR TAMBÉM