em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

9 Remédios caseiros para pano branco

Saiba como essa doença acontece e quais remédios naturais ajudam a tratar

remédios caseiros para pano branco
Crédito: Freepik

A pitiríase versicolor, popularmente chamada de pano branco e micose de praia, é uma doença que provoca a despigmentação da pele quando a pessoa afetada fica em contato com o sol. Quer dizer que quando exposta à radiação solar, a doença vai impedir a produção de melanina que dá cor à pele, e assim as áreas afetadas ficam com manchas brancas, por isso chama-se de pano branco. Conheça agora os remédios caseiros para pano branco e saiba mais sobre a doença.

Remédios caseiros para pano branco

dicas de remédios caseiros naturais para pano branco
Crédito: Freepik

Na natureza tem muito do que o corpo humano precisa para equilibrar o organismo e ter saúde, para isso é preciso saber usar cada ingrediente no momento e na quantidade certa. No caso dos remédios caseiros para pano branco, pode ser feita uma combinação de ingredientes naturais com sintéticos. Veja quais são:

1. Infusão de folhas de mandioca

Por serem ricas em vitamina A, sais minerais e aminoácidos que tratam problemas pele, essa infusão é uma boa alternativa como um dos remédios caseiros para pano branco. Faça um chá com 1 xícara de água e 3 folhas secas de mandioca.

Deixe ferver por 15 minutos em uma chaleira, em seguida abafe e espere esfriar. Logo após o banho, use esse chá para lavar as regiões do corpo que apresentam as manchas do pano branco.

2. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um ótimo antifúngico usado para diversos fins, inclusive para a limpeza doméstica, desinfetando o ambiente. Então cuidado ao aplicá-lo na pele e não ingira. Antes de passar em todas as manchas, aplique em uma pequena parte do corpo e aguarde 1 hora para observar se vai ter alguma reação alérgica. Só depois é seguro aplicar nas manchas.

Para fazer o tratamento, adicione 3 colheres de sopa de bicarbonato em 1 litro de água. Misture bem e use diariamente em cima das manchas até que desapareçam completamente. Procure fazer isso à noite e tome um banho pela manhã para remover.

3. Salsa com limão

Para fazer esse tratamento, a primeira e mais importante recomendação é nunca ir para o sol com a mistura na pele, pois o limão pode queimar a pele e deixar ainda mais manchas, que não vão sair. Sabendo disso, você pode utilizar das propriedades curativas da salsa e do limão para aliviar as manchas do pano branco e sintomas, caso sinta coceira e irritação.

A mistura é feita com 1 copo de água, suco natural de 1 limão e 2 colheres de sopa de salsa picada. Faça uma infusão com a salsa e a água fervida e depois misture o suco de limão quando amornar. Aplique sobre as manchas antes de dormir e remova no dia seguinte pela manhã. Repita diariamente até perceber que as manchas estão reduzindo.

4. Vinagre de maçã

Outro poderosíssimo antifúngico é o vinagre de maçã, que não tem contraindicações. Para inibir a proliferação do pano branco, só precisa colocar vinagre em um algodão e aplicar sobre as manchas, sem pegar sol. Deixe agir por 20 minutos e depois enxague, repetindo o processo diariamente até as manchas reduzirem ou sumirem.

5. Óleo de coco

Atuando como um excelente fungicida, o óleo de coco ajuda a eliminar o pano branco, devido a presença dos ácidos graxos de cadeia média, presentes na sua composição.

Passe o óleo na região afetada, massageando bem. Deixe agir por 30 minutos e lave bem.

6. Babosa

A babosa é um dos excelentes remédios caseiros para pano branco, dadas sua capacidade de eliminar o fungo e reduzir a inflamação, reduzindo também a coceira. Ela ajuda a conter seu crescimento, cicatrizando as regiões feridas.

Para isso, passe o gel que existe no interior da folha em toda a região afetada, deixando agir por 1 hora, 3 vezes ao dia.

7. Alho

Poderoso aliado da sua saúde, o alho também é bom para combater o fungo, sendo assim recomendado que se passe o óleo do alho na região, deixando por 20 minutos.

9. Açafrão da terra

O açafrão da terra ou cúrcuma é excelente para acabar com o pano branco, além de o cicatrizar e controlar.

Misture 1 colher de sopa em um litro de água e lave a região, deixando agir por 1 hora. Depois, enxágue bem e aplique protetor solar.

Existem outros tratamentos?

tratamento médico para pano branco pomada
Crédito: Freepik

A forma correta de diagnosticar a doença antes de começar a fazer tratamentos caseiros é indo ao dermatologista. Depois dos exames que ele vai fazer, caso realmente seja pano branco, há dois tipos de tratamento:

1. Pomada antifúngica

A primeira opção normalmente é a prescrição de uma pomada antifúngica que o paciente deve aplicar nas partes afetadas da pele, conforme a orientação do médico.

2. Medicamento via oral

No caso de a pomada não estar surtindo o efeito desejado, deve-se voltar ao médico, e provavelmente ele irá prescrever um medicamento mais forte, que também é antifúngico, mas dessa vez via oral. Pode levar alguns meses para as manchas sumirem e mesmo assim elas podem reaparecer ao longo da vida.

O que causa o pano branco?

O pano branco é causado por um tipo de fungo denominado Malassezia furfur. Ele vive naturalmente no corpo humano, mas algumas pessoas possuem uma predisposição genética à proliferação excessiva dele.

As reações vão aparecer quando a pessoa ficar muito tempo exposta ao sol, suar demais, se tiver a pele muito oleosa ou se estiver com a imunidade baixa. Então esse fungo vai liberar no organismo uma substância chamada ácido azelaico. Esse ácido é que vai impedir a produção de melanina por onde ele estiver espalhado, quando a pessoa estiver exposta ao sol.

É uma doença contagiosa?

Pelo fato de ser um fungo que todo mundo tem no corpo, ele não é contagioso. Então, se estiver perto de alguém com pano branco, não precisa ser medo de pegar também, pois isso não acontece.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente aos remédios caseiros para pano branco. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

9 Comments

Leave a Reply
  1. ESSE TEXTO ESTÁ COM INFORMAÇÃO ERRADA! POR GENTILEZA, FAZER UM LEVANTAMENTO MAIS PRECISO E CIENTIFICO ANTES DE PUBLICAR!
    1- A doença pode ser transmitida por contato de pessoa a pessoa. — ERRADO! ESSE FUNGO ESTÁ PRESENTE NO MICROBIOMA – conceito novo- NATURAL DAS PESSOAS. E INCLUSIVE NÃO SE PEGA EM PRAIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

quanto mais café você toma mais tempo você vive

Quanto mais café você toma, mais você vive

noz moscada benefícios

Noz-moscada: benefícios e como usar