em

Benefícios e como usar o vinagre de maçã no rosto

Ter vinagre de maçã em casa é muito mais útil do que você imagina. Pode usar para quase tudo. Veja os benefícios.

vinagre de maçã no rosto
Crédito: PxHere

O vinagre de maçã é o tipo de substância que se deve ter em casa como coringa para diversas funções. Se você só usa ele para temperar comida, está deixando de aproveitar inúmeros benefícios que ele oferece à saúde do corpo inteiro e até mesmo para a limpeza doméstica. Veja a seguir por que e como usar vinagre de maçã no rosto, saiba escolher o melhor e conheça outras finalidades e suas vantagens.

Benefícios para a pele do rosto

quais os benefícios usar vinagre de maçã no rosto
Crédito: Freepik

Por causa das propriedades riquíssimas do vinagre, ele age de diferentes formas em benefício da saúde da pele do rosto. Veja as principais:

1. Reduz a acne

Por ser bactericida e fungicida, o vinagre de maçã abre os poros e, por isso, penetra melhor na pele, limpando e contrariando infecções e inflamações nas camadas mais profundas, que é onde começa a acne. Além disso, ele ajuda a estabilizar o pH do sangue, controlando o excesso de oleosidade que também é um fator de risco para a acne.

2. Previne rugas e marcas de expressão

O vinagre de maçã é um excelente aliado na remoção das células mortas da pele, graças à ação dos ácidos-hidróxidos. Ele também é um tonificante, melhorando a elasticidade e prevenindo as rugas e as marcas de expressão.

3. Remove manchas da pele

Há diferentes razões para o aparecimento de manchas na pele, quase sempre motivadas por impurezas que podem ser removidas com a propriedade antisséptica do vinagre. Os alfahidroácidos, que também compõem o vinagre, removem a camada superficial manchada e dão espaço às células novas, sem manchas.

4. Ajuda a cicatrizar queimaduras

Se tiver ficado muito tempo no sol ou tiver encostado alguma parte do corpo em algo quente o suficiente para queimar, o vinagre de maçã pode ajudar. Por ter efeito cicatrizante, pode ser aplicado por cima do ferimento, ajudando a acelerar a cicatrização que costuma ser demorada no caso de queimadura.

Como usar o vinagre de maçã no rosto?

como aplicar vinagre de maçã no rosto
Crédito: Freepik

O momento ideal de aplicar o vinagre de maçã no rosto é antes de ir dormir. Você deverá lavar o rosto com sabonete facial próprio para o seu tipo de pele, removendo toda a maquiagem, cremes e qualquer outro produto que tenha passado na pele. Seque bem.

Depois, coloque um pouco de vinagre puro em um algodão e aplique por toda a face. Se sentir que o vinagre puro é muito forte para a sua pele, dilua em um pouco de água ou soro fisiológico e aplique.

Não é preciso remover. Vá dormir com o vinagre no rosto e só retire na manhã seguinte, quando for fazer uma nova higiene facial para começar o dia.

Essa aplicação pode ser feita todas as noites, e em poucos dias você irá observar os efeitos positivos. Mas é importante lembrar que o vinagre não age sozinho. Para obter os efeitos desejados é importante que você mantenha uma alimentação saudável, que uso filtro solar diariamente e outros produtos próprios para o seu tipo de pele.

Dicas para selecionar um vinagre de qualidade

como escolher vinagre de maçã de qualidade
Crédito: Freepik

Escolha um vinagre orgânico, feito com maçãs biológicas. Os tratamentos químicos das opções filtradas e pasteurizadas podem destruir suas substâncias benéficas.

Procure um vinagre com acúmulo de polpa de maçã no fundo, mostrando que não foi filtrado. Esse produto, caso não tenha no mercado, pode ser encontrado em mercados biológicos, lojas de produtos naturais ou mesmo na Internet.

Outros benefícios do vinagre de maçã

vinagre de maçã limpeza doméstica
Crédito: Freepik

Além dos benefícios em usar vinagre de maçã no rosto para deixar a pele mais limpa, cicatrizada, com menos rugas e sem manchas, o vinagre de maçã tem muitos outros benefícios para o corpo por causa da sua ação bactericida, antisséptica, fungicida e cicatrizante, como:

  • Melhorar o hálito;
  • Aliviar a queimação do refluxo;
  • Melhorar infecção e inflamação da garganta;
  • Reduzir coceira após picada de inseto;
  • Acabar com a caspa;
  • Remover o amarelado das unhas;
  • Limpar fungos causadores do chulé;
  • Desodorizar o corpo;
  • Melhorar a saúde dos cabelos.

Para a limpeza doméstica ele também é fantástico, podendo ser usado para limpar sofá, limpar o chão, desentupir ralos, remover manchas de móveis, amaciar roupas, desodorizar ambientes e muito mais.

Não deixe de ter o vinagre de maçã como um grande aliado à saúde e limpeza, com segurança. Mas tenha o cuidado de não ingerir uma grande quantidade puro, pois sua acidez por causar problemas estomacais.

16 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Cabelos cacheados, conheça a técnica da esponja de cozinha!

Faça sua própria água alcalina em casa!