reduzir calorias do arroz
Crédito: Freepik
em

Reduza as calorias do arroz em 60% com essa técnica

Receita asiática ajuda a controlar o peso sem abrir mão do arrozinho

Publicidade

Que arroz com feijão é a base da alimentação do brasileiro, todo mundo já sabe. Mas você sabia que o arroz faz parte da dieta principal de muitos outros povos? China, Japão, Índia, Indonésia… Somando a população desses países com a nossa, já totaliza meio mundo! E se toda essa gente se enche de carboidrato, por que a maioria não está acima do peso? A resposta é simples: a maneira de preparar o arroz pode reduzir as calorias do alimento.

O segredo consiste em usar óleo de coco no preparo, submetendo os cereais a um processo de cozedura e resfriamento. Ao penetrar no grão, o óleo faz com que a estrutura do carboidrato seja modificada de simples para complexa.

Não entendeu? A gente explica melhor: há dois tipos de amido presentes no arroz. Um é o amido digerível, que é rapidamente metabolizado e transformado em glicose (açúcar no sangue); o outro é o amido resistente, mais difícil de digerir, portanto, não resultando em acúmulo de calorias.

Se ainda ficou complicado, a prática é mais fácil do que a teoria. Vem ver!

Publicidade
  1. Adicione uma colher de chá de óleo de coco à água de fervura;
  2. Acrescente meia xícara de arroz nessa água;
  3. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 25 minutos;
  4. Conserve na geladeira por 12 horas
  5. Tempere a gosto.

O sabor pode ficar um pouco diferente do que estamos acostumados (o refogadinho de alho tem o seu valor, né?), mas se for para melhorar a saúde, reduzir as calorias do arroz vale a pena! 

Veja também: Como salvar arroz empapado + receitas para aproveitar o arroz

 

Publicidade
Dor ciática

Dor ciática: o que é e como tratar

Como limpar queimador de fogão passo a passo – Dicas para iniciantes