em

20 Receitas de pudim para todos os gostos e dietas

Do tradicional a ideias para quem faz dieta e para quem tem diabetes. O pudim pode ser saboreado por todos

receitas de pudim
Crédito: Pxhere

Em todas as festas de família essa sobremesa está na mesa. É um clássico da culinária brasileira, que recebeu influência portuguesa. As receitas de pudim têm como principais características serem cremosas, doces e serem servidas geladas. Os sabores podem variar conforme o gosto e o modo de preparo pode ser cozido no forno ou de geladeira.

O pudim é uma sobremesa muito antiga e também fácil de fazer. As receitas de pudim tradicionais levam leite condensado, mas existem muitas variações, conforme as que você verá a seguir. Há opções com frutas, chocolate, café, pão, goiabada, além de ideias mais saudáveis para quem está de dieta ou é diabético. Todas deliciosas, confira!

Receitas de pudim de forno

O pudim de forno é aquele que se coloca na forma e leva para assar em banho-maria durante cerca de 40 minutos até firmar. Depois que precisa esfriar e então é desenformado. Veja quantas opções pode fazer com esse método de preparo.

1. Leite condensado

receita de pudim de leite condensado tradicional
Crédito: Tudo Gostoso

Uma das receitas de pudim mais conhecidas é essa, com leite condensado e calda de caramelo feita na hora. São apenas três ingredientes para o pudim: leite, ovos e leite condensado. Não há mais fácil do que isso e fica uma perdição.

2. De pão com goiabada

receita de pudim com goiabada
Crédito: GShow

Colocar pão nas receitas de pudim também é bastante comum e uma maneira de não desperdiçar pão, deixando o doce mais consistente. A goiabada vai dentro do creme e também como decoração para que o sabor fique bem incorporado.

3. Laranja

receita de pudim de laranja
Crédito: Tudo Gostoso

O sabor da laranja fica bem evidente nessa receita, pois leva bastante suco fresco e raspas da fruta. Além disso, leva trigo para deixar o pudim mais consistente, além dos ingredientes tradicionais, como leite, leite condensado, ovos e açúcar.

4. Chocolate

receita de pudim de chocolate
Crédito: Dani Noce

Esse é um dos clássicos das receitas de pudim depois da opção com leite condensado simples. A receita leva chocolate em pó combinado com leite, com creme de leite, com leite condensado, com ovos, com água e com açúcar. A apresentação fica tão divina quanto o sabor.

5. Café

receita de pudim com café
Crédito: Tudo Receitas

Você é amante de café e de todas as receitas que se pode fazer com ele? Então vai adorar essa, que é bem simples, com apenas quatro ingredientes. Para finalizar é só cobrir com caramelo líquido por cima, desses comprados prontos.

6. Tapioca e coco

receita de pudim de tapioca premiado
Crédito: Ana Maria Braga

A tapioca é um ingrediente bem brasileiro e cada vez mais versátil na cozinha. Dessa vez, ela serve para dar consistência e sabor ao pudim, junto com coco fresco ralado, com ovos, com leite condensado, com manteiga, com leite e com açúcar.

7. Pudim de ovos

receita de pudim de ovos
Crédito: Iguaria

Os amantes da culinária portuguesa precisam provar essa receita tradicional que leva apenas ovos, açúcar, leite e limão. Se preferir, pode fazer um caramelo caseiro, com açúcar e água, para colocar por cima e deixar mais bonito e gostoso.

8. Doce de leite

pudim doce de leite
Crédito: Tudo Gostoso

Essa é uma receita muito simples, pois só leva quatro ingredientes. São ovos, trigo, leite e um pote de doce de leite bem cremoso, de boa qualidade. Se preferir, pode cozinhar uma lata de leite condensado na pressão para que vire um delicioso doce de leite.

9. Pudim de amêndoas

pudim de amendoas
Crédito: Guia da Cozinha

As amêndoas são muito saudáveis, têm sabor bastante suave e deixam o pudim com uma textura que mistura cremoso e crocante. Para fazer essa receita vai precisar de leite condensado, ovos, leite, essência de amêndoas, lascas de amêndoas e o açúcar para a calda, que não pode faltar.

10. Aveia com maçã

pudim de maçã
Crédito: Põe-te na Linha

Se quiser um pudim mais saudável, que vai ao forno, essa versão é muito boa, pois é feita com mel, flocos de aveia, farelo de trigo, maçãs cozidas, suco das maçãs cozidas, ovos e canela para salpicar por cima depois que estiver assado.

Receitas de pudim de geladeira

Já o pudim de geladeira é mais prático, porque não vai ao forno. Usam-se ingredientes que não necessitam de cozimento e o pudim ganha consistência enquanto gela. Também é uma ótima opção para experimentar em várias receitas diferentes, como essas abaixo.

11. Pudim de uva

receita de pudim de uva
Crédito: Receita de Vovó

Esse doce leva gelatina de uva com leite condensado e creme de leite, apenas. Para a calda, o sabor da uva fica ainda mais intenso, pois usa-se suco de uva, açúcar e muitas uvas para decorar. A dica é usar uva Itália sem sementes.

12. Pudim de chia

receita de pudim de chia
Crédito: Fru Fruta

Partindo para as receitas de pudim mais saudáveis, essa é à base chia, que ao ser hidratada já cria a consistência ideal para o pudim. Depois de fazer a primeira etapa, que é hidratar a chia no leite animal ou no vegetal, a ideia é adicionar outros sabores para deixar mais gostoso, como frutas, granola, castanhas e o que mais gostar.

13. Com queijo Quark e frutos vermelhos

receita de pudim de frutos vermelhos
Crédito: Cinco Quartos de Laranja

Outra opção menos calórica é essa que leva gelatina para dar consistência, queijo Quark que é saudável e uma deliciosa calda de frutos vermelhos que podem ser frescos ou congelados. Ideal para o lanche ou como sobremesa.

14. Pêssego com iogurte para diabéticos

pudim para diabetes
Crédito: Receitas sem Fronteiras

Com tantas receitas de pudim açucaradas, nem todas podem ser saboreadas por quem tem diabetes ou mesmo por quem está cortando o açúcar da dieta. Mas essa opção é diferente: é tudo diet, desnatado, ainda que cheio de sabor.

15. De micro-ondas fit

Agora, mais uma sugestão com menos calorias e prática de fazer, pois pode-se usar o micro-ondas. Confira o passo a passo no vídeo abaixo e delicie-se sem culpa:

16. Pudim de leite sem forno

pudim de leite geladeira
Crédito: Receitas e Temperos

A versão mais tradicional do pudim também pode ser feita sem forno. Leva leite condensado, leite, creme de leite, gelatina em pó e água para a gelatina. A calda também é simples, com açúcar e água. Depois de bater tudo no liquidificador é só colocar na forma e levar ao congelador.

17. Morango

pudim de morango
Crédito: Comidinhas do Chef

Para uma versão com sabor diferente do tradicional, mas com a mesma consistência, essa é uma boa receita. Leva leite condensado e creme de leite, a dupla da consistência cremosa, também leva leite e gelatina de morango. Só com esses ingredientes o seu pudim vai ficar irresistível.

18. Pudim prestígio

pudim de prestigio
Crédito: Amando Cozinhar

Esse pudim de dois sabores tem uma consistência maravilhosa, especialmente na parte branca que leva coco. Para a parte de chocolate vai precisar de leite condensado, creme de leite, gelatina, leite e chocolate meio amargo. Para a parte de branca, além do leite condensado, creme de leite e gelatina, vai leite de coco e coco ralado.

19. Nutella

pudim de nutella
Crédito: Monta Encanta

O mais famoso creme de avelãs do mundo pode ser usado para fazer essa delícia de pudim. Aliás, para uma versão mais saudável, utilize creme de avelã caseiro e leite condensado caseiro também. Nessa receita utiliza-se a Nutella, o leite condensado, creme de leite, leite e gelatina.

20. Abacaxi

pudim de abacaxi
Crédito: Tudo Gostoso

Para quem aprecia o sabor do abacaxi, essa receita é especial. Leva gelatina de abacaxi, leite condensado, creme de leite, leite de coco, abacaxi cozido e açúcar. Se não encontrar o abacaxi fruta pode usar a versão em calda, mas nesse caso reduza a quantidade de açúcar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sobre lúpus

Lúpus: o que é, tipos e tratamento

biotina

Biotina: o que é e para que serve