em

Tapioca engorda ou emagrece?

Ela surgiu toda simples, fininha, leve e bem falada, e virou alimento coringa de todas as dietas. Mas será que faz bem?
tapioca engorda
Crédito: PixaBay

A tapioca é um alimento típico do Brasil, feito a partir da mandioca. São muitos os derivados dessa raiz, mas a tapioca se popularizou especialmente junto com as dietas de emagrecimento, de reeducação e de restrição alimentar.

A razão disso é que a tapioca é leve e funcional: fornece vitaminas K e B, ferro, cálcio, fósforo, além de ser livre de glúten. É considerada uma boa opção pré-treino porque fornece energia e não pesa no estômago.

Afinal, tapioca engorda ou emagrece?

Considerando as características da tapioca em si, quando está inserida em uma alimentação equilibrada, a tapioca vai colaborar com o emagrecimento.

Porém, ninguém come tapioca sem recheio, e é isso que deve ser levado em consideração. Convenhamos que se você quer emagrecer, não vai adiantar comer uma tapioca levinha recheada com molho quatro queijos ou chocolate. Aí é que mora o perigo!

A intenção de incluir a tapioca nas dietas é poder variar a forma de comer salada, panqueca, substituir a tradicional torrada com queijo branco no café e por aí vai.

Nesse sentido, recheada de muitos vegetais e outros ingredientes magros, como o queijo cottage, a tapioca é aliada para o emagrecimento.

Como fazer tapioca?

Outra razão pela qual a tapioca tem tantos apaixonados é a sua praticidade no preparo. Você só precisa comprar seu pacote de goma de tapioca e seguir os seguintes passos:

1. Passe 2 colheres de sopa de goma de tapioca pela peneira. Reserve.

2. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente. Deixe esquentar só um pouco.

3. Depois, espalhe as duas colheres de farinha até formar um disco.

4. Quando dourar de um lado, coloque o recheio, dobre ao meio e retire da frigideira para servir

Sugestões de recheio para tapioca:

Já que a primeira coisa que vem na sua cabeça é morango com chocolate, vamos dar uma ajudinha com ideias mais saudáveis para sua tapioca:

  • Queijo minas misturado com manjericão;
  • Ricotta misturado com tomate e orégano;
  • Frango desfiado com tomate, cebola e cheiro verde;
  • Legumes refogados;
  • Ovos mexidos com especiarias;
  • Muçarela de búfala com peito de peru;
  • Atum com maionese light e cheiro verde;
  • Frutas com mel;
  • Pasta de amendoim ou de castanhas;
  • Banana com canela;
  • Compotas de frutas sem açúcar;
  • Chocolate 70% com coco ralado.

Veja também: Receitas de tapioca para se deliciar

Tapioca ou pão integral: qual o melhor?

A tapioca e o pão integral não podem ser comparados porque são alimentos diferentes. Cada um exerce uma função na dieta.

Mas para definir, nutricionalmente, se tapioca é melhor que pão integral, temos que considerar alguns fatores, por exemplo:

Calorias: Uma fatia de pão integral normal tem 68 calorias, enquanto três colheres de sopa de goma de tapioca (para fazer uma tapioca) tem 97,5 calorias.

Índice glicêmico: Uma fatia de pão integral normal, com trigo integral, possui em média 69, contra 115 das três colheres de sopa de goma de tapioca.

Fibras: Existe cerca de 1,1 grama de fibra em uma fatia de pão integral. Em uma tapioca com 3 colheres de sopa, são 0,75 grama.

Portanto, superficialmente, o pão integral parece ser a melhor opção para incluir na dieta, mas é claro que existem muitos outros fatores a considerar.

A verdade é que você só saberá qual é a melhor opção para você, quando consultar um nutricionista e reequilibrar o seu organismo. Só então vai ser possível saber o que estimula o seu organismo a perder ou ganhar peso com mais facilidade.

Dica: Veja como fazer tapioca caseira

Você não precisa comprar a tapioca pronta, apesar da praticidade. Quer gosta de cozinhar, certamente prefere fazer o alimento por etapas e com as próprias mãos. Se você é assim, acompanhe como funciona o preparo da tapioca caseira:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
engraxar sapato com casca de banana
Como “engraxar” sapatos com casca de banana
sobremesas com morango
Sobremesas com Morango – 16 opções para fazer em casa