em

20 receitas com berinjela – Fáceis, no forno e fit para experimentar

Com um pouco de criatividade é possível fazer uma receita com berinjela diferente a cada dia do mês, confira essas sugestões
receitas com berinjela
Crédito: Pixabay

Tem gente que torce o nariz só de ouvir falar em berinjela, mas a verdade é que esse vegetal tem muitos benefícios. Além de ser saudável, oferecendo muitas fibras, minerais, poucas calorias e muito potássio, é uma opção bem versátil na cozinha. Ao aprender a fazer várias receitas com berinjela, experimentando diferentes temperos e formas de cozimento, fica mais fácil aprender a gostar.

Veja também: benefícios e como preparar suco de berinjela

Aqui você encontra:

Receitas com berinjela fáceis

Para servir como petisco, entrada, acompanhamento ou prato principal, certamente tem uma receita de berinjela que vai abrir o apetite, veja essas sugestões:

1. Caponata

receitas com berinjela fazer caponata
Crédito: Panelaterapia

A caponata é um antepasto de berinjela, aquelas misturinhas mais inteiras do que um patê, mas que também servem para colocar sobre pães e servir como entrada ou petisco. A maioria das receitas vai ao forno, mas essa pode ser feita na panela, com mais rapidez.

Sirva para os convidados: caponata

2. Patê

patê de berinjela cozida
Crédito: Tudo Receitas

Já se você prefere patês para colocar sobre torradinhas e biscoitos, também tem essa receita que é bem simples. Leva a berinjela, cebola, alho, limão, salsinha, azeite, cominho, sal e pimenta. Depois de cozinhar a beringela e a cebola, basta bater tudo no liquidificador.

Um petisco prático: patê de berinjela

3. Sopa

receitas com berinjela fazer sopa
Crédito: Cozinhar sem Stress

Essa sopinha é um das receitas com berinjela que pode ser oferecida tanto como entrada, quanto prato principal no almoço ou jantar, dependendo de qual for a ocasião. Você pode incrementar a sopa com os ingredientes que quiser, mas essa sugestão leva berinjela, batata, cebola, abóbora, cenoura, alho, azeite, sal e pimenta.

Faça para uma refeição leve: sopa de berinjela

4. Eempanada frita

receitas com berinjela empanada frita
Crédito: Receitas de Minuto

Gosta de receitas à milanesa? A berinjela também fica muito saborosa quando é empanada e frita, bem sequinha, crocante por fora e macia por dentro. Para fazer é bem fácil, só precisa cortar a berinjela em rodelas, temperar, empanar e fritar.

Confira os ingredientes: berinjela empanada

5. Massa

receitas com berinjela macarrão ao molho
Crédito: Monta Encanta

Um macarrão simples do dia a dia pode ganhar muito mais cor e sabor com a berinjela. Nessa receita você faz a berinjela no forno, bem temperada. Em seguida, faz um belo molho de tomatinhos e cozinha o macarrão, daquele tipo ninho, dentro do molho. Ao final adiciona a berinjela em cubinhos, já pronta, e é só servir.

Coloque mais cor e sabor no almoço simples: massa com berinjela

6. Bolinhos

bolinho de berinjela
Crédito: Da Horta Pra Panela

Para petiscar ou servir como acompanhamento, esses bolinhos são uma delícia. A receita leva berinjelas, farinha de rosca, queijo parmesão, ovo, alho, sal, pimenta e salsinha, bem pouca coisa para não ficar muito tempo na cozinha.

Um petisco delicioso: bolinho de berinjela

Receitas com berinjela no forno

Quase tudo que é feito no forno parece ser mais saudável e apetitoso, inclusive a berinjela. Veja as opções de receitas com berinjela que são assadas e vão servir como ótimos petiscos, acompanhamentos e pratos principais.

7. Chips

receitas com berinjela tipo chips
Crédito: Tudo Receitas

Os chips de berinjela são petiscos deliciosos para evitar comprar salgadinhos no supermercado. Assim você sacia a vontade de comer, sem ingerir um monte de conservantes. Pelo contrário, é uma opção mais saudável e um jeito fácil de incluir esse vegetal na alimentação das crianças.

Faça para as crianças: chips de berinjela

8. Aassada e recheada com legumes

receitas com berinjela assada recheada com legumes
Crédito: Tudo Receitas

Assim como tem a tradicional batata recheada ao forno, pode usar a berinjela para rechear. Seu tamanho e formato servem como uma aconchegante cama para um combinado de vegetais, como cenoura, azeitonas e tomate. Tempere com cebolinha, manjericão, sal, pimenta e azeite, sem esquecer do queijo para gratinar.

Um almoço delicioso: berinjela recheada

9. Assada com recheio de frango

receitas com berinjela assada recheada com frango
Crédito: Blog da Mimis

Prefere um recheio com carne? O frango é uma ótima pedida, já que é uma carne mais magra. Essa opção pode inclusive servir como prato principal em um jantar especial, quando for receber amigos que gostam de berinjela e quiser oferecer uma apresentação bonita à mesa.

Para um jantar especial: berinjela recheada com frango

10. Lasanha à bolonhesa

lasanha de berinjela à bolonhesa
Crédito: Guia da Cozinha

Tudo nessa receita se parece com uma lasanha à bolonhesa tradicional, exceto pelo fato de que você irá substituir a massa por camadas de fatias finas de berinjela. No mais, irá colocar queijos, presunto e fazer um belo molho de carne moída para rechear.

Almoço do fim de semana: lasanha de berinjela à bolonhesa

11. Salada ao forno

salada de berinjela ao forno
Crédito: Tudo Gostoso

Uma das receitas com berinjela é esta salada morna, ideal para inovar o cardápio e surpreender a todos em casa. Bem colorida porque leva pimentões de todas as cores, cebola, azeite, azeitonas, alho, louro, orégano, salsinha e sal. Claro, as berinjelas também, tudo ao forno, mas para servir depois de frio.

Faça esse acompanhamento: salada de berinjela no forno

12. Rolinho

rolinhos de berinjela assados
Crédito: Cozinhando para 2 ou 1

Esse é mais um prato que você pode fazer para quando quiser colocar receitas bem bonitas à mesa e abrir o apetite de todos. Esses rolinhos são recheados com queijo e cobertos com molho de tomate.

Para surpreender: rolinhos de berinjela

13. Hambúrguer vegetariano

hambúrguer de berinjela assado
Crédito: Lucília Diniz

Quem disse que hambúrgueres precisam de carne? Não nessa receita apetitosa. Com certeza, com esse visual, todo mundo vai pelo menos querer experimentar. O hambúrguer é feito com berinjela, farinha de arroz, polvilho azedo, gergelim, cheiro-verde, pimenta, molho de soja e azeite.

Um lanche diferente: hambúrguer de berinjela

Receitas fit com berinjela

Muitas das receitas que você já viu acima são consideradas fit, pois levam apenas ingredientes saudáveis, como carnes magras e vegetais. Mas ficam aqui mais algumas opções para que possa escolher e experimentar ao longo do mês. Salve suas preferidas.

14. Recheada low carb

receitas com berinjela assada low carb com carne
Crédito: Blog da Mimis

Não precisa deixar de comer nem mesmo requeijão durante a dieta, desde que escolha a opção light com menos gordura. Aliás, esse requeijão deixa a berinjela recheada ainda mais saborosa. Essa versão low carb é feita com carne moída, tomate, molho de tomate, salsinha, sal, pimenta e o requeijão, tudo em uma cama de berinjela bem macia.

Faça um almoço diferente: berinjela assada low carb

15. Lasanha

lasanha de berinjela na massa
Crédito: Ana Maria Braga

Outra forma de assar a berinjela é usando-a como substituta da massa de lasanha. Essa é uma receita semelhante à lasanha que já foi mencionada acima, mas entra na lista das receitas com berinjela fit porque você vai servir uma lasanha muito mais amiga da dieta.

Delícia de forno para a dieta: lasanha de berinjela

16 Recheada com ricota e nozes

rolinho de berinjela e ricota
Crédito: Pimenta no Reino

Essa receita se parece com os rolinhos de berinjela, mas os ingredientes são mais apropriados para quem está de dieta. O recheio das fatias finas de berinjela é feito com ricota, nozes e tomate seco, que também pode ser feito em casa.

Um petisco fit: berinjela com ricota e nozes

17 Em conserva

berinjela em conserva
Crédito: Projeto Banquete

Sabia que as conservas são muito saudáveis e uma ótima maneira de apreciar receitas com berinjela? Também é uma estratégia de fazer os vegetais durarem por muito mais tempo! Então prepare uma conserva como essa para servir como salada em todos os seus almoços.

Receita para economizar: conserva de berinjela

18. Empanada assada

receita com berinjela
Crédito: Pimenta no Reino

Você já viu como fazer berinjela empanada frita, usando farinha de rosca do jeito tradicional. Mas agora vai ver uma opção para poder saborear esse prato de forma mais saudável. Nessa versão as berinjelas são empanadas com um pouco de trigo, ovo e uma farofa de bolacha de água e sal para ficarem crocantes por fora e macias por dentro.

Para petiscar de forma saudável: berinjela empanada assada

19. Quibe vegetariano

receitas com berinjela
Crédito: Presunto Vegetariano

O quibe é um prato árabe que já recebeu muitas adaptações na cozinha brasileira. Essa opção é vegetariana e é assada, então pode comer tranquilamente sem medo de perder a linha. Para fazer, vai precisar de berinjela, alho, cebola, tahine, limão, cheiro-verde, hortelã, trigo para quibe, sal e pimenta.

Sirva como entrada: quibe de berinjela

20. Canelone

receitas com berinjela
Crédito: Amabile Kolenda

Do mesmo jeito que você substitui a massa na lasanha de berinjela, pode fazer com o canelone. O prato fica com uma apresentação bem bonita e o recheio leva uma ricota caseira sensacional, perfeita para quem gosta de criar os próprios ingredientes em versões mais saudáveis.

Um prato principal saudável e apetitoso: canelone de berinjela

fone de ouvido com som alto
Fone de ouvido com som alto é ruim para sua audição
receitas com frango desfiado
10 receitas com frango desfiado que são de dar água na boca