receitas para unhas grandes e fortes
Crédito: Freepik
em

20 receitas caseiras para ter unhas grandes e fortes

Chega de gastar uma fortuna para fazer suas unhas crescerem. Teste essas receitas caseiras que realmente funcionam

Mesmo com tantas opções de técnicas para alongamento de unhas, nada melhor do que ter unhas grandes e fortes do jeito natural. Até porque, depois que você tira as unhas postiças, suas unhas verdadeiras ficam bem danificadas, fracas, quebradiças e feias. Algumas vezes até com fungos, se o alongamento não foi bem aplicado.

Ter os cuidados adequados para garantir unhas grandes e fortes é mais do que uma necessidade estética. Tem a mesma importância de todos os cuidados que você tem com a saúde de todo o seu corpo. As unhas necessitam de vitaminas, minerais, de oxigenação e hidratação, assim como sua pele e seu cabelo.

Quando suas unhas quebram a toda hora, ficam moles, com aspecto transparente, quer dizer que estão faltando nutrientes no seu organismo. Então é um sinal de alerta para cuidar melhor da sua saúde.

Por isso é que, além de manter uma alimentação saudável e beber bastante água, existem muitas receitas caseiras que você pode aplicar no dia a dia para conseguir ter unhas grandes e fortes sem precisar de alongamentos. Algumas delas também são dicas de alimentação especiais para o fortalecimento das unhas.

Melhores receitas caseiras para unhas grande, fortes e saudáveis

Lembre-se que essas dicas não substituem a consulta a um dermatologista, caso suas unhas estejam com algum tipo de fungo, inflamação ou infecção. As dicas são apenas para a manutenção da saúde das suas unhas. Veja quais são.

1. Manter as cutículas hidratadas – azeite de oliva

azeite para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

A pele ressecada faz com que as cutículas fiquem se soltando, causando aquelas pequenas peles que inflamam a todo momento e engatam nas roupas. Para evitar esse problema, é preciso manter as cutículas hidratadas e saudáveis.

Uma boa forma de fazer isso é aplicando azeite de oliva ou óleo de coco sobre as cutículas. Esses ingredientes vão fazer mais do que hidratar. Eles vão fornecer vitaminas e minerais, contribuindo para que você tenha unhas fortes e saudáveis.

A forma de aplicação é aquecendo um pouco de azeite, só até ficar morno, e então passá-lo em um algodão e aplicar nas cutículas. Deixe agir por 20 minutos depois lave com água fria. Pode fazer uma vez ao dia.

2. Fortalecer e remover o amarelado – chá verde

chá verde para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

Aquela coloração manchada, amarelada, que as unhas ficam depois de usar muito esmalte escuro pode ser resolvida com o chá verde. Ele é um ingredientes poderoso para a saúde das unhas – e do corpo todo – por causa das suas propriedades antioxidantes, que vão devolver a saúde para as células de cada região em que entrar em contato.

Para aplicar, você só precisa fazer um chá normal, colocando o saquinho de chá verde em água quente. Deixe esfriar e depois coloque as unhas de molho o chá por 15 minutos. Faça por alguns dias até notar a diferença e, nesse período evite os esmaltes, principalmente os escuros.

3. Nutrição e estímulo ao crescimento – pasta de pepino

pepino para unhas saudáveis
Crédito: Pixabay

O pepino é um vegetal muito utilizado para a saúde da pele, pois ele é rico em vitaminas C, E, A, K, potássio, selênio e manganês. Também atua com anti-inflamatório, regenerador das células e hidratante. Então tudo isso é essencial para nutrir as unhas e as cutículas, permitindo ter unhas grandes e fortes.

A receita consiste em bater meio pepino no liquidificador, com casca, até formar uma pastinha. Coloque-a em um potinho e deixe as unhas de molho por 20 minutos. Repita esse processo uma vez por semana.

4. Reparar unhas enfraquecidas e danificadas – óleo de melaleuca

oleo melaleuca para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

A próxima receita para ter unhas grandes e fortes é utilizar óleo de tea tree, também conhecido por óleo de melaleuca. Esse óleo é muito usado para tratar micose, cicatrizar e secar feridas. Ou seja, é um bom aliado na reparação das unhas danificadas.

Para fazer o tratamento, coloque algumas gotinhas do óleo essencial de melaleuca em um potinho com água, misture e deixe as unhas de molho por 5 minutos. Faça isso 3 vezes na semana, em dias alternados.

5. Fortalecimento e estímulo ao crescimento – óleo de linhaça

linhaça para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

Outro óleo pode ser usado para ter unhas grandes e fortes em menos tempo. É o óleo de linhaça, que também ajuda a manter as unhas hidratadas. Ele fornece vitamina B, potássio, magnésio, proteínas e tudo o que suas unhas precisam para se fortalecerem.

Para fazer o tratamento, pegue o óleo puro e aplique um pouquinho sobre cada unha, massageando por um minuto cada uma. Passe por toda a unha, especialmente em volta, nas cutículas. Faça isso antes de dormir para ele agir durante o sono.

6. Hidratação e fortalecimento – vitamina E

linhaça para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

As unhas grandes e fortes são ricas em vitamina E. Essa vitamina está presente em diversos outros ingredientes, mas você também pode comprá-la pura, em cápsulas, de forma mais concentrada.

Então só vai precisar furar uma das cápsulas com cuidado, para extrair o óleo do seu interior. O procedimento será o mesmo feito para a aplicação do óleo de linhaça. Aplique um pouco de óleo de vitamina E sobre cada unha e faça a massagem, toda noite antes de dormir.

7. Tratar e prevenir fungos – vinagre de maçã

vinagre para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

Os fungos fazem as unhas ficarem muito danificadas, quebradiças, com cor escurecida e mau cheiro. Precisam ser tratados imediatamente. Uma das formas de fazer isso é com o vinagre de maçã. Ele vai eliminando os fungos aos poucos, além de oferecer nutrientes essenciais para a recuperação das unhas.

Para fazer o tratamento você deverá misturar água com vinagre de maçã em partes iguais dentro de um potinho. Se estiver com fungo, trate apenas as unhas doentes. Se for para prevenir, pode tratar todas. Coloque as unhas de molho no potinho por 5 a 10 minutos depois seque bem. Repita diariamente e procure manter as unhas bem secas e ventiladas.

8. Fortalecimento e nutrição – cerveja

cerveja para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

A cerveja pode não deixar um cheiro muito agradável nas unhas, mas ela é uma boa fonte de minerais que ajuda as unhas a ficarem mais fortes e saudáveis. Para fazer a receita você pode misturar uma colher de sopa de cerveja, qualquer tipo, junto com uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de azeite de oliva.

Misture bem em um potinho e coloque as unhas de molho nessa solução durante 15 minutos. Depois tire, deixe alguns minutos paradas e lave com água pura. Faça esse tratamento três vezes na semana, em dias alternados, e observe os resultados.

9. Estímulo à circulação sanguínea – massagem

massagem para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

Para fazer os nutrientes e o oxigênio chegarem até suas unhas, o sangue precisa estar circulando corretamente nessa região. Então, ter o hábito de fazer massagem com creme hidratante nas mãos, até à ponta dos dedos, é uma forma de estimular a circulação. Assim, vai ajudar com que tenha unhas grandes e fortes.

Junto com esse cuidado, lembre-se de manter uma alimentação saudável, garantindo que não haja outra causa para sua circulação sanguínea estar deficiente.

10. Fortalecimento e regeneração – alho

alho para unhas saudáveis
Crédito: Pixabay

O alho é considerado um poderoso antibiótico natural. Então se as unhas estiverem fracas por conta de algum problema com bactérias no corpo, depois de ir ao médico e iniciar o tratamento, pode fazer esse tratamento para ajudar a regenerar as unhas. Isso porque mesmo que o problema não seja nas unhas, elas acabam sendo afetadas.

Amasse muito bem dois dentes de alho até virarem uma pasta. Aplique essa pasta sobre as unhas e deixe agir por 10 minutos. Além de promover a limpeza, ele vai ajudar na regeneração e no fortalecimento, contribuindo para o crescimento mais rápido.

11. Aumento da espessura das unhas – biotina

biotina para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

A diferença mais visível entre unhas grandes e fortes e unhas fracas e quebradiças é sua espessura. As unhas fortes são mais grossas e resistentes. Então, uma das substâncias que contribui com esse aumento da espessura das unhas é a biotina, uma tipo de vitamina B.

O tratamento com essa vitamina consiste simplesmente em consumir alimentos ricos em vitamina B. Esses alimentos são a cenoura, o milho, o salmão, a batata-doce, a soja e os ovos, por exemplo.

12. Nutrição com ácido fólico – suco de laranja

laranja para unhas saudáveis
Crédito: Pixabay

O ácido fólico tem uma ação muito importante na manutenção das unhas, bem como para a pele e o cabelo. Então, na deficiência dele, a tendência é que as unhas fiquem fracas e quebradiças. O suco de laranja é uma boa fonte de ácido fólico e pode contribuir, mas o ideal é que além de aplicar nas unhas, você consuma esse nutriente diariamente.

Faça um suco com algumas laranjas, sem misturar com mais nada. Molhe um algodão no suco e aplique em cada unha, deixando agir por 10 minutos depois enxágue. Jogue esse suco fora depois. Mas aproveite e faça mais suco com outras laranjas para beber na hora, puro e bem fresco.

13. Endurecimento e clareamento das unhas – proteína

proteinas para unhas saudáveis
Crédito: Como Fazer as Unhas

Mais uma dica que envolve uma alimentação saudável. Para garantir unhas grandes e fortes, cheias de saúde e com uma cor bonita, precisa também comer proteínas. Elas são macronutrientes que você deve comer todos os dias para fortalecer e fazer a manutenção de todo o organismo.

Então, consuma diariamente uma porção de alimentos como carnes, ovos, leite e derivados, leguminosas, sementes e tantos outros. Consuma sem exagero, de preferência dentro de uma dieta recomendada pelo seu nutricionista, com as quantidades ideais para o seu corpo.

14. Fortalecer para acelerar o crescimento – limão com leite

limao para unhas saudáveis
Crédito: Pixabay

O limão atua mantendo as unhas mais saudáveis, devolvendo o rejuvenescimento para a as células das cutículas. O leite é uma fonte de cálcio e proteínas essencial para o fortalecimento das unhas. Então essa receita vai contribuir para que as unhas fiquem fortes mais rápido, acelerando seu crescimento.

A receita é simples. Misture em um potinho um pouco de leite com suco de limão fresco e deixe as unhas de molho nessa solução por 15 minutos. Depois lave bem para remover tudo. Se ficar resíduo de limão nas unhas e pegar sol nas mãos poderá ter manchas. Faça o tratamento três vezes por semana.

15. Fortalecer e evitar quebras – mingau de banana com aveia

banana aveia para unhas saudáveis
Crédito: Pxhere

Essa é uma receita para comer e não para aplicar nas unhas. Contém alguns ingredientes que, quando combinados, contribuem para o fortalecimento das unhas e também para evitar que elas continuem quebradiças e finas.

A mistura é de banana, aveia, chocolate em pó e amêndoas. Além de fácil é deliciosa e você pode incluir no cardápio do café da manhã. O preparo consiste em picar as amêndoas, misturar com aveia e o chocolate e colocar por cima da banana amassada. É uma receita muito nutritiva para unhas grandes e fortes.

16. Nutrição para enrijecimento – infusão de ervas com trigo

hortela para unhas
Crédito: Pixabay

Nas folhas de ervas frescas também há uma grande variedade de nutrientes que é essencial para a saúde de todo o corpo, inclusive das unhas. Essa receita é para deixar as unhas de molho.

A receita é de um chá simples. Misture flores de camomila e folhas de hortelã com um copo de água fervente e deixe descansando por uma hora. Depois misture 2 colheres de trigo e meia de azeite de oliva. Aplique a mistura nas unhas, deixando agir por 30 minutos. Faça esse procedimento por 3 vezes na semana.

17. Hidratação e regeneração – babosa

babosa para unhas saudáveis
Crédito: Pixabay

A babosa é uma planta excelente para o tratamento dos cabelos, da pele e também das unhas. Contém nutrientes essenciais para a saúde e reparação do organismo, além de ser altamente hidratante. É rica em vitaminas do complexo B e também do ácido fólico.

A aplicação nas unhas é muito simples, mas vai precisar de uma folha de babosa recém-colhida. Depois de lavar a folha, abra-a ao meio para extrair o gel. Raspe o gel e aplique sobre as unhas, deixando agir por 15 minutos.

18. Combater fungos e fortalecer – cebola

cebola para unhas saudáveis
Crédito: Pixabay

Assim como o alho, a cebola também é considerada um antibiótico natural, além de fungicida e de oferecer muitos nutrientes para a saúde. Então, mais do que ser ótima para utilizar em todos os pratos, também pode aplicar diretamente nas unhas.

O modo de utilizar a cebola para deixar as unhas grandes e fortes é simples. Corte a cebola ao meio, faça um pequeno buraco no centro e coloque as unhas, como se estivesse deixando de molho em um potinho. Mantenha por 15 minutos, depois lave bem e passe hidratante.

19. Proteína reconstrutora e hidratante – mel, leite e ovo

mel para unhas saudáveis
Crédito: PixNio

Para quando retirar seus alongamentos de unhas, além de continuar se alimentando com uma boa dose de proteínas e também de cálcio, pode fazer essa receita para aplicar sobre as unhas e intensificar o efeito regenerador.

Essa receita é feita misturando 2 gemas, 2 colheres de sopa de mel e ¼ de copo de leite. Misture tudo muito bem em um potinho até virar uma pasta. Depois coloque as unhas nessa mistura, deixando agir por 15 minutos.

20. Clareamento – limão com bicarbonato de sódio

bicarbonato para unhas saudáveis
Crédito: Pxhere

Por fim, mais uma opção de misturinha, dessa vez para clarear as unhas amareladas, é com dois ingredientes. Vai precisar misturar suco de um limão espremido na hora e um pouco de bicarbonato de sódio até dar o ponto de pasta.

Aplique essa pasta em cada uma das unhas e massageie por um minuto em cada. É o tempo para ação do bicarbonato e do limão, que vão atuar clareando as unhas, pois também são agentes antifúngicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

vitamina de goiaba

Vitamina de goiaba: receitas e benefícios

melhores posturas de yoga para dores na coluna

6 posturas de yoga para dores na coluna