receita de gemada
Crédito: Pxhere
em

Receita de gemada e cuidados ao consumir essa bebida

A gemada é uma bebida bem antiga e muitos acreditam que ela até ajuda a tratar da gripe. Será verdade? Aprenda a fazer

A receita de gemada é uma bebida que, para muitos, traz memórias da infância. Trata-se de uma mistura simples de gemas de ovo com açúcar, mas que se pode incrementar com leite quente, creme de leite, especiarias e há quem faça um drink usando bebida alcoólica. Além disso, a gemada é uma receitinha usada como remédio caseiro. Confira para que serve e como preparar.

Veja também: receitas doces e salgadas com clara de ovo

A gemada e os problemas de saúde: mito ou verdade?

A gemada não tem qualquer comprovação científica de ser uma bebida que ajuda a tratar problemas de saúde, embora na crença popular seja utilizada como remédio para impotência masculina, para gripe e dor de garganta.

O que se pode atestar é que, com base nos seus ingredientes, ela é rica em proteínas, fonte de cálcio e ômega-3, importantes nutrientes para manter uma boa saúde e fortalecer o organismo. Além do mais, quando feita na forma de uma bebida quente, ajuda a confortar o corpo que está muito cansado ou com gripe e resfriado.

Mas não passa disso. Portanto, faça a gemada apenas para satisfazer a vontade de tomar mesmo. Quando precisar tratar da saúde, recorra ao seu médico, farmacêutico e a receitas de chás para gripe e tosse.

Gemada engorda?

Pelo fato de que a base da receita é gema de ovo e açúcar, se for consumida em excesso, a gemada vai contribuir com o aumento de peso, sim. Esse efeito será ainda mais acentuado se fizer uma receita completa com leite, creme de leite e alguma bebida alcoólica rica em açúcar.

Porém, sobre engordar, não se deve considerar apenas o consumo da gemada, já que ninguém se alimenta só dessa bebida. Todo o cardápio conta, além de uma rotina de atividades físicas. Sendo assim, se você leva um estilo de vida saudável e quiser tomar uma xícara de gemada 1 vez a cada 2 semanas, não terá com o que se preocupar. É tudo uma questão de equilibrar as quantidades e a frequência do que consome.

Receita de gemada: versão com e sem álcool

gemada
Crédito: Pixabay

A gemada simples, só com leite, gemas, açúcar e especiarias, é aquela para tomar em casa mesmo e aquecer o corpo. Pode adicionar cacau ou chocolate em pó e variar as especiarias a gosto. Depois, tem também a receita típica alcoólica para servir aos amigos. Aprenda as duas maneiras.

Com cacau

Essa é uma bebida reconfortante, daquelas que se toma em dias frios para aquecer o corpo e adoçar a vida. A receita é compartilhada do Receita Natureba:

Ingredientes

Gema: 2 unidades;
Açúcar demerara ou adoçante: 2 colheres (sopa);
Leite quente (pode ser desnatado ou vegetal): ½ xícara;
Cacau em pó: 2 colheres (sopa);
Canela em pó: a gosto.

Modo de preparo

  1. Coloque as gemas dentro de um recipiente, junte o açúcar e bata com um garfo até ficar homogêneo.
  2. Vá adicionando o cacau, a canela e misturando sempre.
  3. Coloque o leite aos poucos, misture até que tudo dissolva no leite.
  4. Agora é só servir enquanto está quente.

Gemada alcoólica de festa

Para servir nos encontros de família e amigos, essa é a versão mais tradicional da receita de gemada que leva algum tipo de bebida alcoólica. A receita é compartilhada do Mundo Boa Forma.

Ingredientes

Ovos grandes: 12 unidades;
Leite: 4 ½ xícaras;
Creme de leite integral: 700 ml;
Açúcar: 1 ½ xícara;
Noz-moscada: a gosto;
Uísque, conhaque ou rum: 3 xícaras.

Modo de preparo

  1. Separe as claras das gemas dos ovos.
  2. Bata as claras e metade da porção de açúcar da receita em velocidade média, até que elas fiquem brancas e com espuma, com a consistência de claras em neve.
  3. Misture bem as gemas com a quantidade restante de açúcar.
  4. Junte a mistura das gemas com as claras em neve, mantendo a consistência fofa das claras.
  5. Adicione a bebida escolhida – uísque, conhaque ou rum, lentamente, misturando delicadamente.
  6. Aqueça 4 xícaras de leite e metade da porção do creme de leite da receita. Coloque-os devagar na gemada, misturando com delicadeza. Se achar que precisa melhorar a consistência, acrescente a ½ xícara de leite que sobrou. Já se quiser uma consistência mais grossa, utilize somente 2 xícaras de leite. Rende bastante.
  7. Experimentar a gemada para verificar se precisa colocar mais bebida alcoólica ou não. Então, bater a outra metade do creme de leite até engrossar e ficar firme. Adicionar o creme de leite cuidadosamente à mistura e finalizar salpicando a noz-moscada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

lanches fitness

Lanches fitness: 5 ideias de receitas para manhã e tarde

molho para churrasco

Molho para churrasco: 5 receitas fáceis e cheias de sabor