quiche
Crédito: Freepik
em

30 Receitas de quiche com opções doces e salgadas

Se quiser experimentar todas, tem receita para saborear durante um mês inteiro. Uma melhor que a outra

A quiche é um prato daqueles que você faz quando precisa reunir o que tem na geladeira. Mas isso não significa que ela seja feita sem criatividade, porque opções não faltam para variar a receita. Para preparar você vai fazer uma massa bem fininha como base, que também pode ser comprada pronta.

O recheio é de livre escolha e, por cima de tudo, vai um molho de creme de leite com ovos para dar a liga. Depois ela é levada ao forno para servir no almoço, jantar ou até como lanche. Aliás, pode ser saboreada quente ou fria, e por isso é perfeita para levar ao trabalho ou outro compromisso.

Você vai ver a seguir opções bem variadas desse prato, umas mais simples e outras mais elaboradas, com muitas opções de ingredientes para inspirar. Prepare-se para ficar com água na boca.

30 Receitas de quiche

É mais comum que esse tipo de torta seja feita com ingredientes salgados, mas também é possível criar opções doces, que estão ao final do artigo esperando por você. Confira todas as sugestões.

1. Quiche de micro-ondas

Essa versão é de uma quiche expresso, perfeita para quando você está sozinho, mas nem por isso quer comer pão com manteiga. Ela leva ovo, leite, tomate, queijo, manteiga, pão integral, sal, pimenta, cebolinha ou salsinha, e fica pronta em menos de 5 minutos.

2. Quiche de bacon e queijos

Os queijos utilizados nessa receita são parmesão e muçarela, mas você pode escolher os que preferir. No recheio também vai bacon frito, ovos, leite líquido, creme de leite, sal e pimenta. Fica muito cremosa e aromática. Veja no vídeo como fazer a receita completa, desde a base:

3. De alho-poró

De fato, o alho-poró é o destaque dessa receita, pois junto com ele no recheio vai somente queijo parmesão, creme de leite, ovos, noz-moscada, sal, azeite e pimenta. Os sabores se equilibram, sem desvalorizar a estrela do prato. Veja como é o passo a passo:

4. Quiche de camarão

Tem camarão no congelador e está precisando de ideias para usar? Então aqui está. Misture-os com cebola, alho e tomate para o recheio que vai ser coberto com creme de leite, ovos e bastante queijo. Essa receita também leva um pouquinho de trigo para dar consistência.

5. De legumes

Para variar a receita do refogado de legumes, a ideia é colocá-lo dentro de uma massinha deliciosa e levar ao forno. Você pode usar os legumes que mais gostar, mas a sugestão desse prato é com cenoura e abobrinha, além do creme e muitos temperinhos.

6. De palmito

Os amantes de palmito precisam provar essa opção. A massa é bem simples, feita com apenas quatro ingredientes, enquanto o recheio leva bastante palmito em rodelas, alho, tomate, milho, cebola, leite, amido e temperos a gosto. Fica macia e o sabor do palmito é evidenciado junto com o queijo da cobertura.

7. De espinafre

Se você gosta de espinafres, aqui está uma sugestão para variar a forma de comer essas folhinhas deliciosas e saudáveis. Depois de fazer a massa, que é bem simples, vai fazer o recheio usando espinafres, ovos, cebola, queijo ralado, requeijão e creme de leite.

8. Quiche de carne moída

A carne moída é bem rápida de preparar, por isso esse prato fica fácil de fazer. A ideia é adicionar à carne os temperos que mais gostar, como alho, cebola, pimentão, coentro, sal e pimenta. Por cima de tudo vai uma misturinha cremosa de queijo ralado, ovos batidos e creme de leite. Veja como fazer o recheio, a cobertura e também a base:

9. De carne assada

Essa é a receita, do Cozinhar com os Anjos, perfeita para a segunda-feira quando você quer dar um destino para a carne que sobrou do churrasco. Vai ficar ainda mais gostoso de misturar um molho bechamel, tomate, cebola e couve-de-bruxelas. Para facilitar, compre uma massa pronta e tenha um almoço prático e saboroso.

torta de carne assada
Crédito: Cozinhar com os Anjos

Ingredientes

Massa para quiche comprada: 1 pacote;
Carne assada desfiada: a gosto;
Linguiça calabresa picada: a gosto;
Couve-de-Bruxelas cozida e cortada ao meio: 400 gramas;
Tomates: 2 unidades;
Cebola: 1 unidade;
Molho bechamel: 1 caixinha;
Azeite, sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Unte a forma. Forre com a massa, fure o fundo com um garfo e reserve na geladeira.
  2. Numa panela coloque a cebola picada, junte um pouco de azeite e leve ao fogo até estar translúcida.
  3. Junte o tomate picado miúdo. Deixe refogar sempre em fogo muito brando.
  4. Junte as couves, a carne e a calabresa, tempere com sal e pimenta e deixe harmonizar os sabores.
  5. Coloque o recheio na forma que estava reservada e cubra com o molho bechamel. Leve ao forno preaquecido (180 graus ) durante uns 35 minutos.

10. De frango

Entre as milhares de receitas que se pode fazer com frango, essa é uma delas. É uma opção ótima para um almoço ou jantar, que pode deixar pronta com antecedência. Leva massa caseira, e o recheio é feito com frango desfiado, bacon, cebola, alho, tomate, leite e os seus temperos de costume.

11. Receita light com massa de linhaça

Normalmente a preocupação é com o sabor do recheio, mas dessa vez a massa é o diferencial. Receita especial para uma refeição mais saudável e muito apetitosa, essa versão tem a linhaça na massa e o recheio é prático. É feito ovos batidos, iogurte, abobrinha, pimentão e, por cima, queijo branco.

12. De ricota

Quem tem ricota em casa, gosta de aproveitá-la em diferentes receitas, e essa é uma boa opção. O recheio leva também leite, ovos, creme de leite, sal e legumes picadinhos a gosto. A massa é integral. Aprenda a fazer:

13. De linguiça calabresa

Escolha uma linguiça calabresa boa para ser a estrela da receita. Faça ela bem fritinha, com os temperos a gosto, e misturada com ovos, creme de leite, parmesão ralado e, se gostar, queijo Philadelphia. É de dar água na boca.

14. Quiche de atum

Já que é possível comprar atum de qualidade enlatado, tudo fica mais fácil. Compre uma massa pronta e faça rapidamente um recheio com atum, cebola, creme de leite, ovos, tomate, sal e cheiro-verde.

15. Bacalhau

Outro peixe que faz uma receita deliciosa é o bacalhau em lascas. A textura desse peixe deixa tudo ainda mais gostoso. Combina muito bem com o sabor das azeitonas, alho, cebola, cheiro-verde e azeite. Experimente, e veja no vídeo também como fazer a massa e o creme da cobertura:

16. De brócolis e queijo branco

Brócolis salteado e misturado com queijo branco é uma verdadeira perdição para quem aprecia esse vegetal. Para ficar ainda melhor pode misturar no recheio alho, ovos, creme de leite, sal e pimenta. Essa massa também é fácil, à base de trigo, manteiga, ovo, sal e água gelada. Aprenda o passo a passo:

17. Quiche de presunto e queijo

Em vez de comer um simples sanduíche de presunto e queijo, passe um pouquinho mais de trabalho porque vai valer muito a pena. Aliás, nem é tanto trabalho assim porque você pode comprar uma massa pronta, que já economiza a metade do tempo. Faça um recheio com presunto picado, queijo que mais gostar, ovos, requeijão e creme de leite.

18. Milho com bacon

Para os amantes de milho e bacon, essa quiche pode ser o próximo almoço. O recheio leva bacon picado, cebola, trigo, caldo de galinha, leite, milho, gemas, claras em neve, creme de leite, salsinha, parmesão e farinha de rosca. Confira o preparo:

19. Quiche vegana de aspargos com tomate

Há quem olhe torto para os aspargos, mas tudo é questão de saber preparar e experimentar. Se você gosta desse vegetal, não perca a oportunidade de fazer essa receita em casa. Essa versão também é vegana e fica extra cremosa. Veja no vídeo como é que se faz:

20. Vegana de alho-poró e espinafres

A quiche é uma ótima maneira de inserir pratos veganos no seu cardápio, pois é possível fazer de vários sabores, todos somente com ingredientes de origem vegetal. Ainda por cima, fica um prato saudável. Essa quiche é sem glúten e sem lactose, bem levinha.

21. Quiche fit low-carb

Essa versão é fit e low-carb. A massa leva farinha de amêndoa, azeite e sal. O recheio leva ovos, creme de leite, fermento, parmesão e cogumelos. São poucos ingredientes e resulta em um lindo prato para seu almoço, lanche ou jantar. Veja como fazer:

22. De berinjela

Se você já experimentou berinjela assada recheada e gostou, vai adorar essa receita compartilhada do Monta Encanta. Junto com a berinjela o recheio leva cebola, alho, azeite, sal, pimenta e alecrim. A massa é bem simples, com trigo, manteiga, vinagre, água e temperos. Depois faça o creme para dar a liga e outra ideia é substituir o parmesão por gorgonzola.

torta de berinjela
Crédito: Monta Encanta

Ingredientes do recheio

Berinjelas: 2 unidades;
Cebola: 1 unidade;
Alho: 3 dentes;
Alecrim fresco: 3 ramos;
Sal, pimenta e azeite: a gosto.

Ingredientes da massa

Trigo: 1 ½ xícara;
Manteiga bem gelada e em cubinhos: 120 gramas;
Água gelada: 40 ml;
Vinagre: 1 colher (sopa);
Sal: ½ colher (chá).

Ingredientes do creme

Ovos: 3 unidades;
Creme de leite: 200 ml;
Noz-moscada e pimenta raladas na hora: a gosto;
Parmesão ralado: 130 gramas.

Modo de preparo do recheio

  1. Preaqueça o forno a 220 graus. Temperatura alta.
  2. Lave e seque as berinjelas. Corte-as no sentido horizontal em 3 ou 4 fatias, depois no sentido vertical, formando cubos grandes de 3 x 3 cm.
  3. Forre uma assadeira grande, a maior que você tiver em casa, com  azeite, e distribua as berinjelas em cubos. Procure deixar um pouco de espaço entre elas, se ficarem muito juntinhas, uma sobre as outras.
  4. Corte a cebola em cubos de 2 x 2 cm. E distribua sobre as berinjelas
  5. Com ajuda da faca, esmague os 3 dentes de alho, no intuito de romper a casca e, com casca e tudo, leve-os à assadeira.
  6. Junte os 3 raminhos de alecrim. Não solte as folhas do alecrim do ramo, deixo-os inteiros.
  7. Tempere com sal a gosto, pimenta a gosto e azeite a gosto.
  8. Leve ao forno, preaquecido para assar por 20 minutos, no chão do forno, não sobre as grelhas, mais próximo ao fogo possível.
  9. Na metade do tempo, nos primeiros 10 minutos, retire a assadeira, feche a porta do forno, para não esfriar, e vire as berinjelas com a ajuda de uma espátula, soltando do fundo com cuidado. Volte ao forno, por mais 10 minutos, para terminar de assar.

Modo de preparo da massa

  1. Peneire 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo. Junte 120 g de  manteiga cortada em cubos e bem gelada.
  2. Com os dedos, misture grosseiramente, formando uma farofa. Procure não manusear muito a massa, para não aquecê-la e não deixar a manteiga dissolver completamente. Dessa forma, a massa ficará crocante.
  3. Acrescente 1 colher de vinagre, 40 ml de água gelada e misture.
  4. Misture delicadamente.
  5. Forme uma bola, envolva em filme plástico e deixe no freezer por 10 minutos ou  até as berinjelas estarem assadas.
  6. Então retire, use o calor das mãos para aquecer e amolecer um pouco a manteiga novamente, a fim de facilitar o trabalho.
  7. Abra com rolo espessura de 3 cm. Se a forma for de 28 cm, abra com 31-32 cm, um pouco maior, para a lateral da massa.
  8. Reserve a massa na geladeira, enquanto você termina de preparar o recheio. É importante que ela entre gelada no forno, assim garante uma massa crocante que esfarela na boca a cada mordida.
  9. A esta altura as berinjelas já estão assadas. Retire-as do forno, separe os ramos de alecrim e despreze-os.
  10. Deixe esfriar um pouco, sobre uma bancada, enquanto prepara o creme.

Modo de preparo do creme

  1. Bata os 3 ovos inteiros.
  2. Junte 200 ml de creme de leite.
  3. Tempere com pimenta e a noz-moscada.
  4. Rale 130 gramas de queijo e reserve 30 gramas para polvilhar na finalização do prato.  Misture.

Montagem

  1. Distribua  as berinjelas assadas sobre a massa.
  2. Cubra com o creme, polvilhe os 30 g de parmesão por cima.
  3. Leve ao forno e asse por 40 minutos, até que a massa fique dourada e o recheio esteja firme.

23. De batata-doce e frango

Para quem faz dieta e vai à academia, o frango com batata-doce é o prato mais comum da vida. Mas para variar a forma de comer, a dica é fazer essa receita, compartilhada da Vanessa Alfaro, em que a batata vai na massa para substituir a farinha. O recheio de frango também leva alho-poró, tomate, cebola, vagem e as especiarias que mais gostar.

torta de frango batata-doce
Crédito: Vanessa Alfaro

Ingredientes

Batata-doce cozida ou assada: 300 gramas;
Frango desfiado: 150 gramas;
Claras: 200 gramas;
Bebida vegetal: 200 ml;
Ovos inteiros: 4 unidades;
Feijão verde cozido: 4 mãos cheias;
Cebola: 1 unidade;
Tomate: 1 unidade;
Alho-poró: 1 unidade;
Azeite: 1 fio;
Temperos: a gosto.

Modo de preparo

  1. Esmague a batata-doce juntamente com a bebida vegetal até formar um purê.
  2. Numa frigideira, salteie todos os legumes cortados aos pedaços (cebola, tomate, alho-poró e feijão verde) juntamente com um fio de azeite.
  3. Junte o frango desfiado ao salteado, tempere tudo com bastantes especiarias e deixe cozinhar cerca de 10 minutos.
  4. Preaqueça o forno a 180 graus.
  5. Bata os ovos e as claras de ovo com um garfo.
  6. Desligue o fogão.
  7. Junte a batata-doce esmagada e os ovos batidos ao salteado misturando tudo muito bem até formar uma papa.
  8. Numa forma untada com óleo de coco ou com papel vegetal, coloque toda a mistura e leve ao forno durante 30 minutos a 180 graus.

24. Quiche de batata-doce com carne seca

Aproveite a receita anterior e dobre a quantidade de massa para variar o recheio. Essa ideia é feita com carne seca, alho, cebola, cebolinha, louro, azeitonas e tomates. Também leva cream cheese e muçarela, com o diferencial da farinha de rosca na cobertura para ficar mais crocante.

25. De mandioquinha com iogurte

Mais uma ideia diferente para colocar no cardápio da semana. A mandioquinha deixa o recheio com uma cor amarelinha muito apetitosa. O iogurte ocupa o lugar do creme de leite e é tudo bem simples de fazer.

Receitas doces

Depois de tantas sugestões salgadas, chegou a vez da sobremesa. Também é possível fazer opções doces desse prato e ficam uma maravilha. Confira as combinações.

26. Banana e chocolate

Essa é uma receita diferente, meio quiche, meio torta tradicional. Leva bananas, ovos, farinha de aveia, trigo integral, canela, fermento, manteiga derretida e chocolate meio amargo. Veja o preparo e fique com água na boca:

27. Quiche de coco e chocolate branco

Essa sugestão, compartilhada do Tele Culinária, é feita com base de bolacha e o recheio de leva chocolate branco, leite de coco, gelatina, creme de leite, amido de milho e coco ralado. Muito cremosa e perfeita para servir no café da tarde do final de semana.

receita de quiche de coco e chocolate branco
Crédito: Tele Culinária

Ingredientes da base

Bolachas maisena: 300 gramas;
Manteiga: 100 gramas;
Coco ralado: 30 gramas.

Ingredientes do recheio

Chocolate branco: 200 gramas;
Manteiga: 100 gramas;
Açúcar: 30 gramas;
Maisena: 30 gramas;
Leite de coco: 200 ml;
Creme de leite: 200 ml;
Folhas de gelatina: 2 unidades;
Coco ralado: 2 colheres (sopa).

Modo de preparo

  1. Prepare a massa: triture as bolachas com o coco ralado. Adicione a manteiga amolecida e envolva muito bem. Forre uma tarteira com a massa e leve à geladeira por cerca de 10 minutos.
  2. Prepare o recheio: coloque as gemas numa tigela, junte o açúcar e a farinha maisena e envolva bem. Adicione o leite de coco e bata até ficar homogêneo. Transfira para uma panela, leve a fogo brando e mexa durante cerca de 15 minutos.
  3. Acrescente depois o chocolate branco partido em pedaços, a manteiga e a gelatina, previamente demolhada e escorrida, e envolva muito bem. Retire e deixe esfriar.
  4. Bata o creme de leite e envolva-o cuidadosamente no preparado anterior. Recheie a massa na tarteira e leve à geladeira durante 1 hora. Polvilhe com o coco ralado antes de servir.

28. Quiche de frutas vermelhas

Para esse recheio você pode utilizar uma compota de frutas vermelhas que vai ser misturada com creme de leite condensado, creme de leite e baunilha. Para a massa da base vai trigo e manteiga. Veja o que mais vai precisar para essa linda torta:

29. Limão

Uma boa torta de limão, bem geladinha e cremosa, quem é que resiste? Essa receita fica linda, e é trufada. Tem uma base simples de bolacha, depois um recheio trufado de chocolate branco e, por fim, uma cobertura de chantili. Aprenda a fazer:

30. Quiche de morango

Para finalizar, muitos morangos e gelatina de morango para essa receita ficar cremosa, docinha, fresca e inesquecível. A base é feita com biscoito triturado e manteiga até formar uma farofa, e o recheio é de creme de confeiteiro clássico. Muito simples e perfeita para servir bem gelada como sobremesa.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
cabelo com risco

Risco no cabelo masculino: como fazer em casa + fotos

como fazer creme de leite

Como fazer creme de leite caseiro: 3 receitas fáceis