Problemas de saúde que podem chegar com a menopausa
Crédito: Freepik

5 Problemas de saúde que podem chegar com a menopausa

Manter um estilo de vida saudável, com boa alimentação e uma vida bem ativa é essencial para prevenir esses problemas

Publicidade

A menopausa em si é considerada quando a mulher completa 1 ano sem menstruar. A idade certa depende de cada mulher, geralmente entre os 50 e 60 anos. Mas, antes disso, lá pelos 40, os primeiros sintomas da menopausa começam a se manifestar, pois é quando a produção dos hormônios estrogênio e progesterona começa a diminuir.

Apesar de ser uma fase natural na vida de todas as mulheres maduras, essa queda hormonal tem lá os seus incômodos. Nessa pré-menopausa, muitas mulheres sentem ondas de calor, sudorese, dificuldade para dormir, lapsos de memória, irritabilidade, fadiga, secura bucal e vaginal, unhas e cabelos frágeis e dores de cabeça.

Esses são alguns dos sintomas mais comuns da menopausa. Mas, além deles, a desregulação hormonal também deixa as mulheres mais vulneráveis a problemas de saúde que necessitam de acompanhamento médico para serem mantidos sob controle. Veja quais são:

1. Osteoporose

A osteoporose é quando os ossos vão ficando mais frágeis, pois sua estrutura fica porosa devido a má absorção de cálcio que ocorre por causa da queda nos hormônios. Com ossos menos densos, existe maior risco de fraturas em caso de quedas.

Publicidade

Veja também: Causas, sintomas, tratamentos e prevenção da osteoporose

2. Depressão

A depressão é uma doença que muita gente não consegue compreender, pois ocorre na estrutura cerebral e se manifesta principalmente de forma emocional. A mulher que já tem uma tendência a ter depressão, podem desenvolver a doença se não estiverem conseguindo ultrapassar a fase da menopausa com equilíbrio e tranquilidade.

Veja também: 6 Sinais de que você pode estar entrando em depressão

3. Obesidade

A produção normal dos hormônios estrogênio e progesterona atua diretamente na manutenção do peso. Quando a mulher entra na pré-menopausa, o seu metabolismo tende a ficar mais lento, o que favorece o ganho de peso. Junto com isso, a ansiedade pode trazer o aumento do apetite, e essa combinação pode levar à obesidade, além das doenças secundárias, como hipertensão e diabetes.

Veja também: As principais consequências da obesidade

4. Problemas nas articulações

Sentir dores nas articulações na fase da menopausa é comum por causa da queda do hormônio estrogênio. Mas não significa que deva aceitar essa dor e tentar conviver com ela. Quanto antes buscar ajuda médica para tratar, mais fácil será para evitar que a dor vire uma inflamação crônica.

Publicidade

Veja também: Doenças que causam dor nas articulações

5. Incontinência urinária

Devido à fraqueza muscular na região do assoalho pélvico, pode acontecer de surgirem episódios de incontinência urinária, ou seja, não conseguir segurar o xixi. Esse é um problema  que gera incômodo e insegurança, por isso, é muito importante manter essa musculatura fortalecida.

Veja também: Exercícios de kegel para prevenir e tratar a incontinência urinária

PODE GOSTAR TAMBÉM